Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Timer contínuo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite amigos, estou precisando montar um timer que aciona um dispositivo a cada 3 horas por 10 segundos continuamente... será que com 555 eu consigo montar um circuito que funcione assim como eu disse ou melhor usar um pic 12f629 por exemplo?  Fico muito grato se alguém puder dar umas ideias.

Boa noite!

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Justin disse:

Boa noite amigos, estou precisando montar um timer que aciona um dispositivo a cada 3 horas por 10 segundos continuamente... será que com 555 eu consigo montar um circuito que funcione assim como eu disse ou melhor usar um pic 12f629 por exemplo?  Fico muito grato se alguém puder dar umas ideias.

Boa noite!

Amigo não sei qual é o seu conhecimento em programação de microcontroladores , caso já esteja familiarizado com a família PIC eu acredito que o 12F629 atenderia até uma determinada precisão , inclusive você poderia também usar uma AVR que também é 8 pins , o ATTiny85 !!!

Ambos você consegue configurar eles para gerarem o clock base internamente , mas se você precisar de algo que fique com um mínimo de sincronia com relógio terá de usar cristal externo para lhe dar mais precisão !!!

Lembre-se que voce precisara de um gravador universal que suporte gravação de microcontroladores da família e a marca que você escolher e depois terai que fazer o circuito a volta deste MC , regulador de tensão pra 5v , driver pra acionar o seu dispositivo , se a corrente for alta pode ser necessário um rele ou um triac , pode ser necessário optoacopladores , as vezes comprar um Arduino e uma Shild com Reles resolve mais rápido e com custo as vezes igual ou até menor contando a perda de tempo que você vai ter desenvolvendo placa de circuito impresso...

Para poder ajudar melhor voce seria bom informar que dispositivo é esse que voce quer acionar , se é uma carga resistiva ou indutiva , se é de alta ou baixa tensão , mais detalhes ajudaria em respostas com um conteúdo mais assertivo !!!

Espero ter ajudado !!!

Editado: por dumaster
Link para o comentário

Em 11/03/2022 às 09:38, zazulak disse:

Mas eu particularmente faria com um microcontrolador, um attiny13a, que é simples e barato. 

Como eu sugeri , só que não tinha lembrado dessa opção mais barata ainda que o Att85 , o Att13 é bem limitado , nem PWM tem , mas pra essa aplicação simples de timer parece ser uma boa !!!

Existe no site USINA o gravador pra ele que é bem barato

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

mas vale lembrar que o attiny te que estar com o bootloader Micronucleus pra usar a IDE Arduino , agora se você tiver um gravador você pode criar o programa usando diversas interfaces inclusive se tiver conhecimento pode programa em linguagem de baixo nível  e gravar o HEX no MC

eu usaria se caso vou um novato um modulo do tipo DigiSpark que é uma plaquinha com um Att85 , já tem regulador 5v , por micro usb e já vem com bootloader pra você usar no IDE Arduino , seria bem fácil pra construir esse projetinho !!!

Exemplo de similar DigiSpark

Agora o Dono do tópico nem se manifestou , não sei se ele tem gravador , qual nível de conhecimento em microcontrolador , assim fica difícil dar mais ajuda rsrsrsrssrsr

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Hey there, how's going?

If you need to control the time with more accuracy i'll recomend to use a microcontroller with a RTC (DS1302 ot DS1307 are I2C, there're arduino modules based on them). So you can program the time like a clock and do whatever you need.

I'll also recomend you to use an Arduino Nano (based on Atmega328P) so you forget about the electronics...

imagen.thumb.png.549310e13ddfe0bbd48773c8bd37b41c.png

Regards from Argentina.

Julio.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...