Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV413 - SCALA2-14 15DI BA41-01648A Não liga

Avalie este tópico:

João Paulo Fernandes Braga

Posts em destaque

Boa tarde,

Estou com essa placa mãe onde a mesma ligava e não dava vídeo, tentei regravar a Bios e a mesma agora não liga mais. Voltei com a Bios antiga porém continua sem ligar. Ela acende o led Standy By porém não liga. Está com tensão de 3,3V na bios e na Super IO. Antes de regravar a Bios ela estava em Standy BY de 01A. Mais depois da regravação ela foi para 02A. Alguém poderia me dar uma dica do que fazer?

Editado: por João Paulo Fernandes Braga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2022 às 13:31, João Paulo Fernandes Braga disse:

Boa tarde,

Estou com essa placa mãe onde a mesma ligava e não dava vídeo, tentei regravar a Bios e a mesma agora não liga mais. Voltei com a Bios antiga porém continua sem ligar. Ela acende o led Standy By porém não liga. Está com tensão de 3,3V na bios e na Super IO. Antes de regravar a Bios ela estava em Standy BY de 01A. Mais depois da regravação ela foi para 02A. Alguém poderia me dar uma dica do que fazer?

Olá! Peguei dois casos parecidos com o seu neste mesmo modelo de placa mãe. 
1º caso: defeito na linha de alimentação do processador, um capacitor de tântalo estava em curto e não deixava a placa ligar. 

2º caso: defeito no botão power, no meu caso, quando pressionado o botão power a tensão nele não caía. 

Verifique estas duas hipóteses e nos retorne.

• Joinha 1
Link para o comentário

@João Paulo Fernandes Braga , se fez o backup do arquivo original do BIOS, é melhor voltar ele e deixar a placa com os sintomas inicias. Antes de gravar o BIOS, você analisou os circuitos da placa para ter a certeza que é era o BIOS o defeito? A placa tem a tensão de vcore? Testou com teclado USB para o teste de processamento se tem ou não? Testou com monitor externo para teste de vídeo em outras saídas? Quando tem vcore e não tem IGFX_CORE, pode sim ser o BIOS, mas tem que confirmar isso na analise antes de gravar o chip.

Agora a placa não liga devida a gravação do BIOS que parece ser o BIOS_EC. Confirma isso? A placa tem uma ou duas BIOS?

• Joinha 1
Link para o comentário

@LEONTEC Sim, eu fiz o backup e restaurei, porém continuou a mesma situação, antes ela ligava e não dava vídeo externo e não acendia o led do teclado(USB) ela tinha tensão primária. Agora não tem as tensões primárias. Não testei antes a tensão no Vcore infelizmente. Ela só tem uma Bios. 

Link para o comentário

Em 21/03/2022 às 19:10, João Paulo Fernandes Braga disse:

@LEONTEC Sim, eu fiz o backup e restaurei, porém continuou a mesma situação, antes ela ligava e não dava vídeo externo e não acendia o led do teclado(USB) ela tinha tensão primária. Agora não tem as tensões primárias. Não testei antes a tensão no Vcore infelizmente. Ela só tem uma Bios. 

Recomendo verificar se á curto nas linhas de 3.3V e 5V. Pois pode ter acontecido uma coincidência de regravar a bios e algum componente queimar.

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, João Paulo Fernandes Braga disse:

@LEONTEC Tem no Super IO, Bios, Botão Power, Nenhuma bobina. O que achei estranho se o pressionar(leve) o Super IO o led de verde fica laranja. 

Recomendo que você faça uma ressolda nesse IO e teste novamente. Pois parece defeito de solda fria.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

@João Paulo Fernandes Braga

Rapaz então passe um metal ou chave de fenda pela volta da tela e veja onde está um ímã 

Após isso veja onde ele fica quando tu baixas a tampa do note 

Onde ele baixa é exatamente onde estará o transistor de efeito hall 

Aí tem um vídeo meu falando sobre ele amigo 

Depois retire ele e veja se essa linha se normaliza amigo 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

@WJinformatica2016 Então, regravei a Bios e a placa ligou, porém não gera vídeo, tem as tensões de 3,3 e 5V, Bobina de memória 1,50V, processador 1,05 e 0,95V e EGFX_CORE 1,02V. Amperagem da fonte chega 0,80. Já limpei memória, troquei e continua sem imagem. Tbm não aparece no monitor externo nem acende led no teclado USB.

Link para o comentário

20 horas atrás, João Paulo Fernandes Braga disse:

Alguem teria mais alguma dica?

Você tem que seguir as orientações que os colegas mencionam sobre analise. O nosso amigo @WJinformatica2016 já tinha informado sobre a tensão baixa do circuito LID3_SWITCH# que você deixou de resolver. Procure entender como é o funcionamento desse circuito que você vai quer ele é importante. Agora que a placa liga só que sem vídeo, analise tem que avançar. Não espere somente por dicas quando possamos aprender os fundamentos do funcionamento do equipamento, com analise se ganha (aprendizagem) experiência. Acredite no que estou falando!! ;D. Post todas as tensões das bobinas blz? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...