Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV SEMP TCL 49K1US não liga

Avalie este tópico:

davidegn

Posts em destaque

Boa Tarde a todos!

Estou com essa tv na bancada que não esta ligando, ela chega acender o LED central bem fraco, mas ao acionar o botão nada acontece.

Ao abrir ela eu verifiquei as tensões na placa fonte e eu tenho 12v que alimenta a placa principal mas não tenho nenhuma tensão nos terminais que alimentam o led.

Cheguei a fazer o teste de remover a alimentação da placa principal e verificar se a barra de led acendia sozinha mas sem sucesso.

Não sei se é o correto mas também tentei medir a resistência das barras dos leds em cima do conector fora da placa e ambas estavam abertas.

Não tenho muita experiência em  manutenção de tvs, se algum colega puder me auxiliar eu serei muito grato!

IMG_20220412_134548831.jpg

IMG_20220412_134602252.jpg

IMG_20220412_134522830.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colega sem pelo menos um pouco de conhecimento fica dificil, mais vamos la tentar isolar o maximo de defeito, vericou as tensões da placa fonte? se a mesma usa alem de 12v 5v 3.3v tensão de stanby? verificou isso? primeiro voce tem que fazer placa fonte armar e testar com umas cargas na saida de 12v ou 5v se tiver, para saber se a fonte tem corrente sufuciente para alimentar a PCI principal ok. faça testes mais detalhados e coloque aqui para vermos se tem algum problema na fonte primeiro ok.

• Joinha 1
Link para o comentário

Faça medição no conector de saída do circuito driver led, na placa fonte. Observe que são 2 circuitos independentes, sendo led1+ led1 - , e led2+  led2 - .

Desta forma poderá saber se existe defeito nas barras de led do backlight, sendo em : led1 ou led2.

image.thumb.png.5ec18b183ab8404bdb397a5f59071b23.png

Embora caso exista alguma anormalidade nas barras do backlight, o circuito driver led entra em proteção.

Existe o aparelho que ajuda na análise, para tirar a duvida se existe falha nos leds do backlight.

Segue um dos modelos :

image.png.a162ab789b5b3c83409e28f1cd059d4c.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Teste para armar placa fonte de forma isolada dos demais circuitos :

- Desconecte o cabo de saída da placa fonte para a principal.

- Ligue o cabo de força na placa fonte, verifique se tem a tensão de 12,2 V no conector.

- Com um resistor de 1 K ohm, ligue 12,2 V em PS_ON., e faça a medição das demais tensões de saída.

Conector :

image.thumb.png.bd060919f5af468f4c1cef395801ba9a.png

Editado: por regisfatef
inserir imagem.
  • Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia e obrigado por responder!@regisfatef @Farnei

Estou sem tensão nos terminais do backlight.

Ao tirar a placa principal a tensão de 12,2v cai para 6,6v.

Com a placa principal desconectada e com o resistor de 1k entre 12v e pson eu novamente tenho 12,2v mas mesmo assim sem tensão nos terminais do backlight

Quando estava procurando as tensões notei um pequeno ruído próximo ao optoaclopador (NW950) e no pino 1 dele está medindo 9,1v. Ao encostar a ponteira do multímetro no pino 1 o ruído diminui.

Os outros dois optos estão com 12v (NM951) e 1,2 no(NW955)Só não sei se essas tensões estão corretas

Há mais algum teste que possa ser feito? 

Agradeço a atenção

Link para o comentário

@davidegn colega primeira coisa a se olhar é  ver se as barras estão ok com um testador de leds como o colega postou a foto ou um caseiro em paralelo com seu multimetro....segundo ver a tensão do circuito pfc pois se tiver errada não acenderá os leds quanto ao ruido pode ser os capcitores de filtro da tensão pfc com defeito....terceiro ver as tensões bl_en e bl_adj se  aparecem apos acionar o power_on veja essas 3 coisas pra depois vermos o resto....

Link para o comentário

9 horas atrás, davidegn disse:

Há mais algum teste que possa ser feito?

Sim, continue armando o restante da fonte. Usou o resistor de 1 kohm e obteve 12,2 V.

Agora ative EN , e após ADJ , da mesma forma.

Como não tem certeza se os leds do backlight da tela está bom, poderia desconectar e utilizar uma lampada led T8, como carga, para verificar se acende.

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia com a tv desconectada da rede coloque o testador de led por fora e desconete o conector dos led coloque as pontas de prova no conector dos led e observe se alguma barra acende,acendendo a barra ligue o TV na tomada e ver se tem imagem ou audio ATENSÃO  CONECTOR DOS LED DESCONECTADO. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia. Como prometido fiz como o colega me falo, desconectei o conector dos leds da pci e alimentei acende todos leds  mas esta sem vídeo e sem caracteres . Observação esta tv não obedece nem um comando nem pelo controle nem pelo teclado a exemplo  a tecla power , coloca na tomada acende led stanby  e permanece assim . Obs ps_on com 2.6v e permanece (não desliga) EN  0,92V = ADJ 4,9V

Obs os reguladores (N804= 3,3V ok)  ( N806=1,8V ok)  ( N807=3,3V  com 3,27v) ( N810=3,3V com 3,27v)   coloco a tv na tomada todas estas tenções permanecem  sem responder liga ou desliga nem pelo controle nem pelo teclado do painel. Desculpe ter me alongado um pouco.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...