Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ASUS TUF GAMING B450M-PRO S Não liga em dias frios Só liga quando quer.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Fala galera eu to com uma

ASUS TUF GAMING B450M-PRO 

Essa placa mãe só liga quando quer, eu percebo que ela não liga principalmente em dias frios e chuvosos,

O cliente se queixou que precisava sempre de um secador pra ligar ela durante todo período de inverno.

Com a placa em defeito (sem ligar)

eu usei minha estação de ar e apliquei pequenas quantidades de calor em diversos componentes da placa na intenção de encontrar o defeituoso 

E me dei de cara com uma pequena área da placa que respondia ao calor fazendo com que a placa operasse normalmente.

Essa mesma área da placa quando eu aplicava calor a placa funcionava normalmente, e se eu resfriasse essa mesma área com algum spray a placa parava de funcionar.IMG_20221007_170937.thumb.jpg.dd2b0b78330fc7d35c7ec2feed7e732d.jpgIMG_20221006_182540.thumb.jpg.b02a9202a5cd61aebfb2c13b7ac584c1.jpg

IMG_20221007_171857.jpg

Editado: por vallenguard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

então pessoal, vcs q têm conhecimento mais aprofundado q eu, porém sou bom em ter ideias: isso deve ser algum sistema de segurança contra umidade que talvez possa ser desabilitado na bios. se alguém descobrir o que tem que desabilitar, pfvr posta aqui pq eu tb estou com esse problema. vlwssss.

Editado: por dreadlocko
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Caros, FUNCIONOU!!!! O secador funcionou!!!
Estou com o mesmo problema com a placa Asus B450m Gaming Br ficar apenas com o led ligado. Depois de culpar com força a placa de vídeo (adquirida recentemente), entre várias pesquisas, encontrei a sugestão aqui para acordar a placa mãe bela adormecida com o secador. 
Depois de algumas aplicações com o secador e deixar a fonte ligada por algum tempo, o setup ligou sozinho!!! Porém, isto não conserta a placa, é apenas pra reviver a placa. Deixar a fonte com energia por um bom tempo antes de ligar também funcionou.
Um amigo que é eng. computação mas bem ligado em hardware disse que não é umidade diretamente mas sim problema de solda BGA da Asus e que o problema é bastante recorrente nessa marca. As trilhas trincam embaixo dos circuitos integrados, seja por torção da placa ou por choque térmico/mudança de temperatura. O secador funciona porque amolece a solda e fecha temporariamente a trinca. O conserto seria fazer reflow. Segundo ele, é receita de bolo na Asus:

- laptop asus: algum mosfet tá em curto;

- placa de vídeo e placa mãe asus: trinca de bga.
Creio que minha placa já está fora de garantia. Duro vai ser adicionar o secador ao setup ou acordar duas horas antes de ligar o computador!!! kkk
E, sim, antes que alguém pergunte, testei todos os componentes e o tudo funciona perfeitamente fora e também enquanto o computador está ligado.  

Editado: por Xmach
Informação adicionada
  • Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...