Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Display N140BGE-L21 - Backligth no máximo, tela em branco

Avalie este tópico:

mweb

Posts em destaque

Olá, todos! Como estão?

Alguém pode me ajudar com o valor de um capacitor ou por qual posso substituir.

Estou com este display com o capacitor C111 em curto. Ele está em serie com o fusível e com a linha VCC do pino 2 do LVDS. Não tem mais nenhum componente em curto na placa.

A placa é esta:

IMG_20221023_165805.thumb.jpg.5657ae38451e1a3e268a6495d4c9bda5.jpg

Aqui no detalhe é como deveriam estar as tensões, vem com ~5,5 do LVDS e depois do fusível e do capacito era para ter 3v3 do VCC, mas com está em curto ele passa ~5,5 e não gera imagem ficando o backlight aceso no máximo e todo branco.

IMG_20221021_140911.thumb.jpg.9ee922f4681cb7bde7afa3823d2d790e.jpg

Olhem neste detalhe que o capacitor parece ter 3 terminais, dois em serie com descrevi e outro ligado ao GND.

Troquei ele por um capacitor com as mesmas dimensões, porém com 2 terminais, mas a tela não ligou, ficou apagada, pois no VCC ficou com 0v. Ou seja, o capacitor que coloquei derrubou os 5,5v que vem do LVDS.

1666556723250.jpg.b0cafd6fd300e5095b8bdb2c4cc5152b.jpg

1666561010735.jpg.cdd4942e8d76e5295e25c99dc63fa8d0.jpg

1293583898_16665611954541.jpg.4a926eebc9b1a8ae8444a0b354bd65df.jpg

Alguém tem ideia de qual a capacitância ele teria que ter para derrubar esses ~2v a mais, por qual componente substituir ele? E que configuração de capacitor com 3 terminais é essa?

Será que é um varistor? Se for qual valor ele deve ter?

Olhei em toda minha sucata e não achei nada parecido.
Sinceramente eu nunca tinha visto um capacitor smd destes. Vocês já viram?

No datasheet do display não tem nenhuma informação sobre os componentes da placa.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quem puder ajudar fico grato.

Editado: por mweb
add informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@mweb pela foto acredito que sejam dois capacitores em um invólucro. Ele está na função de desacoplamento. Imagino que a fonte de 3,3v não tem nada a ver como a outra. 

Enfim, ligue a placa se ele e veja como fica as duas tensões. 

Olá @ohm

Já ligue sem, antes continuam os 5,5v e depois do capacitor ele fica com 0v. Substituindo por outro capacitor cai para zero tbm.

Tbm imaginei serem dois caps em um involucro, mas nunca vi isso, primeira vez.
Não me parece função de desacoplamento pq ele tem uma queda de tensão para fazer os 3v3 que vai para o lcd. Está na função de regulador de tensão.

Perdão não entendi essa parte da fonte que vc disse, uma não ter a ver com a outra, a tensão vem do LVDS. Pela mesma trilha vem ~5,5v passa pelo fusível, pelo capacitor e cai para 3v3.

Como não tenho o valor dele pensei em pôr um zener de 3v3 com os valores de correte que estão no datasheet da tela. São 500mA em uso e 1,5A de pico quando liga.
Pensei em jumpear os 4v do pwm mas ai é uma gambiarra feia demais só por causa de um capacitor.
Obrigado.

Editado: por mweb
Link para o comentário

Bom dia, se for um capacitor de 3 terminais , tem informação neste link.

Ele possui 3 camadas e o terminal do meio é o terra.

@mweb Boa sorte!

• Joinha 1
Link para o comentário

11 horas atrás, mweb disse:

Já ligue sem, antes continuam os 5,5v e depois do capacitor ele fica com 0v

Ok, respondeu uma das minha dúvidas.  

9BCE6857-D4D0-40BC-9768-D6568904F3CB.jpeg.b9da52543d6630e38c3d86aefb6905db.jpeg

me corrija se estiver errado. No círculo vermelho tem 5,5v dc sem o componente em questão. Essa trilha (ponto vermelho ) tem conexão com outro ponto da placa ?

Se não tem, te afirmo com toda certeza, o componente não é um capacitor!

11 horas atrás, mweb disse:

Não me parece função de desacoplamento pq ele tem uma queda de tensão para fazer os 3v3 que vai para o lcd. Está na função de regulador de tensão.

capacitor nao faz isso! E na placa não está escrito 3,3v e sim vcc. Acredito que ali será esperado a mesma tensão que está no fusível.

Primeiro ponto. O capacitor nunca irá ter queda de tensão em tensão contínua. A reatância capacitiva é aproveitada em correntes  alternadas, que não é o caso e além do mais irá dissipar calor… veja do lado um indutor que provavelmente é de uma conversor dc dc. Vamos tentar analizar mais o circuito, passe o código do u201.

Segundo ponto. Esse componente está em

curto entre os três terminais ou só os dois da extremidade ? Se estiver em curto só as duas extremidades o componente é um indutor ou ferrite e não está com defeito.

Você tem osciloscópio para verificar se realmente é tensão dc no fusível ? 

Pela disposição do indutor ao lado é uma fonte que eleva a tensão (conversor dc dc step up), mas vou aguardar o código do ic para prosseguir na análise.

• Joinha 1
Link para o comentário

Olá @ohm 

20 horas atrás, ohm disse:

me corrija se estiver errado. No círculo vermelho tem 5,5v dc sem o componente em questão. Essa trilha (ponto vermelho ) tem conexão com outro ponto da placa ?

Se não tem, te afirmo com toda certeza, o componente não é um capacitor!

Antes e até o ponto vermelho, do fusível para trás, está diretamente ligado ao pino VCC do LVDS. Faz conexão com o outro lado da placa, mas é somente trilha. Tem 5,5v tanto faz com ou sem o componente em questão, mas pelo datasheet era para ter 3v3. Esse display é pra funcionar com 3v3.

Quando coloquei outro capacitor chegou 5,5v nele e depois dele ficou 0V e a tela não acendeu.

21 horas atrás, ohm disse:

veja do lado um indutor que provavelmente é de uma conversor dc dc. Vamos tentar analizar mais o circuito, passe o código do u201.

Sim é o inversor do led do backlight.

O código no U201 vou ficar devendo pq ele é um daqueles componente que tem só o código no padrão do fabricante. DX = Product Code e OHOOZ Date code. Sabe o qual padrão eu digo?

segue imagem dele:

1667033303597.jpg.61bcbee57bcb68e468752240d7c50487.jpg

capacitor nao faz isso! E na placa não está escrito 3,3v e sim vcc. Acredito que ali será esperado a mesma tensão que está no fusível.

Sim, por isso estou achando estranho. Nunca vi isso.
Segundo o datasheet do display o VCC (desculpa no datashet está VCCS e não reparei, mas é o mesmo sinal) nessa placa tem o valor de 3,3v. Aqui o datasheet 

717013989_Capturadetela2022-10-29061107.jpg.2014c874e7bf5aa0491eeec518449628.jpg

Segundo ponto. Esse componente está em

curto entre os três terminais ou só os dois da extremidade ? Se estiver em curto só as duas extremidades o componente é um indutor ou ferrite e não está com defeito.

O curto está entre as da extremidade somente, entre a extremidade e os do meio não tem resistência nenhuma, está aberto.

Mas indutor com essa cor, indutores não são pretos?

E com a serigrafia com código C111?

Vou medir as tensões do em outra controladora e em um notebook que use essa tela também.

Infelizmente não tenho osciloscópio 😢, estou para adquirir um, mas creio que seja DC por se tratar do LVDS.

Segue uma imagem mais geral do circuto.

1280570656_IMG_20221029_063308(1).thumb.jpg.89d6aba6b9a78947232229dd40efacb8.jpg

PS.: Vi que posso inserir vídeos aqui, seria mais fácil com o vídeo?

Link para o comentário

22 horas atrás, elias.girardi disse:

Bom dia, se for um capacitor de 3 terminais , tem informação neste link.

Ele possui 3 camadas e o terminal do meio é o terra.

@mweb Boa sorte!

Obrigado, @elias.girardi

Eu li e desconfio que possa ser mesmo.
Primeira vez que vejo esse componente.

Link para o comentário

@ohm @elias.girardi

Achei o que é o componente 

mas e qual é o valor dele agora?
e onde achar isso para comprar?

Link para o comentário

1 hora atrás, mweb disse:

Antes e até o ponto vermelho, do fusível para trás, está diretamente ligado ao pino VCC do LVDS. Faz conexão com o outro lado da placa, mas é somente trilha. Tem 5,5v tanto faz com ou sem o componente em questão, mas pelo datasheet era para ter 3v3. Esse display é pra funcionar com 3v3.

Quando coloquei outro capacitor chegou 5,5v nele e depois dele ficou 0V e a tela não acendeu.

nao acendeu o black light. nesse datasheet diz que a alimentação desse estagio é de 6 a 21v

O curto está entre as da extremidade somente, entre a extremidade e os do meio não tem resistência nenhuma, está aberto.

como disse. esse componente nao esta com defeito, volte ele para placa! o problema em sua ausência de imagem está em outra parte.

Mas indutor com essa cor, indutores não são pretos?

não existe essa regra.

E com a serigrafia com código C111?

pode ser algum erro da impressão. Ja vi muitos. O que é inquestionável é a ausência de possibilidade de ser um capacitor.

Confira as outras tensões necessárias para o lcd funcionar (vgh,vhl,vdd...) o defeito pode está ai. até mesmo falta de sinais lvds.

Link para o comentário

Bom dia @ohm

1 hora atrás, ohm disse:

nao acendeu o black light. nesse datasheet diz que a alimentação desse estagio é de 6 a 21v

Não acendeu o backligth quando coloquei outro capacitor, com original da placa ele acende, mas não gera imagem. Fica branco.

Correto a tensão de entrada é essa e depois tem 220V nos leds, e estão normais. Não tem problemas nessas tensões, essa parte do circuito funciona ok.

1 hora atrás, ohm disse:

como disse. esse componente nao esta com defeito, volte ele para placa! o problema em sua ausência de imagem está em outra parte.

Não tem mais nenhum componente em curto ou continuidade com o GND onde não devia.

1 hora atrás, ohm disse:

pode ser algum erro da impressão. Ja vi muitos. O que é inquestionável é a ausência de possibilidade de ser um capacitor.

Confira as outras tensões necessárias para o lcd funcionar (vgh,vhl,vdd...) o defeito pode está ai. até mesmo falta de sinais lvds.

Não creio que seja erro de impressão, tenho outra tela dessa e também está marcando C111, mas essa placa já está sem esse componente.

Creio que seja um capacitor com certeza, olha no link 

é desse tipo.

Sinal LVDS vem da controladora, seja em um monitor ou no lvds do notebook, e em qualquer uma que eu coloco apresenta o mesmo defeito.
Vou voltar ele pra placa e medir tudo de novo, bateria do meu multímetro começou a ficar fraca pode ser que eu tenha tido algum erro de leitura, mas na primeira medição que fiz estavam todas normais menos a VCC que devia estar em 3v3 mas estava em 5,5v.

Link para o comentário

13 horas atrás, ohm disse:

Siga a dica colega. O sintoma da tela está branca não é esse componente. Aliás, esse componde é filtro da alimentação do black light. Você esta com falha no processamento da imagem e não no black light.  Como estão essas tensões que mencionei ? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...