Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus Prime B450M-GAMINGBR Liga e não da video tendo todas as tensões

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá amigos, estou com essa placa em minha bancada e ela liga e não dá vídeo. Já foi feito regravação da bios pela ultima versão do site da asus, por outra do eletronica br, já troquei memória, slot de memória, troquei processador, e nada. Ela possui todas as tensões de memória, cpu core, e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wallace Servato Bertolaccini Vou fazer uma observação, se por um acaso passou despercebido. Qual o chip BIOS? Ele é 3,3V mesmo? Ja peguei umas placas gaming que a BIOS é 1,8V e o engraçado é que o procedimento de gravação concluía com sucesso, mas nada de imagem. Quando fiz com adaptador para 1,8V, tive sucesso. Boa sorte.

• Joinha 2
Link para o comentário

@Rods Realmente gravei pelo gravador CH341 Pro 3.3V, só que a minha MiniPro não está reconhecendo ele, será defeito na gravadora? Nunca cheguei a usar ela, e é um pouco antiga. 

image.thumb.png.92a07de4ee3c4387902b84ff4f7c6af8.png

Editado: por Wallace Servato Bertolaccini
  • Joinha 2
Link para o comentário

hace 6 horas, Wallace Servato Bertolaccini dijo:

@Rods Realmente gravei pelo gravador CH341 Pro 3.3V, só que a minha MiniPro não está reconhecendo ele, será defeito na gravadora? Nunca cheguei a usar ela, e é um pouco antiga. 

image.thumb.png.92a07de4ee3c4387902b84ff4f7c6af8.png

boa noite irmao!  nao tem q usar ch341 pra gravar roms do 1.8v!  nao recomiendo... eu tenho ezp2019+ e tem algunas complicacoes demais.  como falou colega mais arriva, VOCE JA QUEMOU ESSE ROM!!! 

voce sou poder fazer letura sem dañar ele, sem adaptador 1.8v. mais quando vc grabou ja foi esse rom!

se voce pode conseguer tl866 II plus or similar esse voce ja nao vai ter problemas! 100% asegurado. ch341 nao sirve mais pra esses roms.

sempre falando roms modernos , 128-256mb 1.8v.  ch341 ta obsoleto pra eles!

un abraco

Editado: por Diego Mr
  • Joinha 1
Link para o comentário

Na pratica eu consigo gravar 1,8V na CH341 com adaptador normalmente. Em nenhuma situação não tive sucesso. Usando o NeoProg ou o Asprog. Na primeira vez que tive essa situação a placa era uma Gigabyte Aorus. Eu tentei sem o adaptador, umas 2x, e a gravação ocorreu normalmente. Mas não subia imagem, quando descobri que o CI era o mesmo W25Q128FW , e comprei o adaptador, usei o mesmo CI e deu certo, ou seja, não queimou. Pelo idioma, acho que o amigo se confundiu. O nome com valor 128, considero o tamanho de 32MB. Sempre divido por 4 o numero que esta no nome do CI, para saber sua capacidade em MB. Alguem pfv me corrija se estiver errado. Agora, uma BIOS de 128MB ou 256MB, nunca usei a CH341  pra dizer se funciona ou nao. Digo isso, pq se tem a CH341 talvez não precise comprar outra gravadora, apenas o adaptador.

• Joinha 2
Link para o comentário

5 minutos atrás, Rods disse:

Na pratica eu consigo gravar 1,8V na CH341 com adaptador normalmente. Em nenhuma situação não tive sucesso. Usando o NeoProg ou o Asprog. Na primeira vez que tive essa situação a placa era uma Gigabyte Aorus. Eu tentei sem o adaptador, umas 2x, e a gravação ocorreu normalmente. Mas não subia imagem, quando descobri que o CI era o mesmo W25Q128FW , e comprei o adaptador, usei o mesmo CI e deu certo, ou seja, não queimou. Pelo idioma, acho que o amigo se confundiu. O nome com valor 128, considero o tamanho de 32MB. Sempre divido por 4 o numero que esta no nome do CI, para saber sua capacidade em MB. Alguem pfv me corrija se estiver errado. Agora, uma BIOS de 128MB ou 256MB, nunca usei a CH341  pra dizer se funciona ou nao. Digo isso, pq se tem a CH341 talvez não precise comprar outra gravadora, apenas o adaptador.

Bom dia, eu fiz uma adaptação no meu CH341A para abaixar a tensão de alimentação do CI de 5V para 3,3V. Depois disso tive muito mais sucesso em gravar esses CIs mais novos, claro usando o adaptador qd se é de 1,8v e usando aquele software russo para gravar.
para fazer a alteração se ergue o ultimo pino do CI e liga direto nos 3,3V no regulador de tensão.
image.thumb.png.76bbb3be13dc6f66112f6542ea5dd223.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@Rods @RIF Rodrigo Isa Fernanda @Jack O'Neo @Diego Mr Regravei a EPROM no adaptador 1.8V e o sintoma continua o mesmo. Liga não da vídeo, tem todas as tensões, processador chega a mornar, usei a ultima bios atualizada do site da asus. A questão do cristal oscilador de 32k continua a mesma, o mais proximo da bios oscila normal, mas o mais de baixo não está oscilando, alguém tem alguma ideia no que posso fazer? image.thumb.png.8d48f5e52e8cf1b92ac39370aae4dede.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@Wallace Servato Bertolaccini Upa o arquivo sim amigo, vai enriquecer o acervo do Forum, ja que não encontrou. Coloque o link do arquivo, vai ajudar todos a te ajudarem. Vc procurou pulsos nos pinos 1, 2 e 3 da BIOS após a regravação? Isso é importante. Fez uma cópia do arquivo original? Se fez da uma conferida no tamanho se são iguais, as vezes isso passa batido e é importante. Trocar o CI de bios tbm é importante, por todo histórico do seu problema.

Link para o comentário

@Rods Já está no acervo, eu achei.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O cristal de 25 do FCH está oscilando? 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário

O pino 8 deve ter um sinal de 1,8V estabilizado. Esta sem tensão nele depois que liga a placa? Essas medições são depois de ligar. O pino 1 e 2, geralmente monitoramos a hora que damos o start pelo botão.

Em 28/10/2022 às 16:26, Wallace Servato Bertolaccini disse:

@Rods Então é porque acontece é o contrário, o cristal perto do processador oscila normal e o cristal perto  do pci express não oscila. Mantem esse raciocinio?

Esse cristal ali, perto do processador deve ser o RTC. Tudo indica. A bateria C-mos esta ali pertinho. Tenho quase certeza que o outro cristal só vai oscilar se a sequencia do start progredir.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...