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dúvida Epson L3150 não imprime preto

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JoãoNeto

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Olá

 

Estou com uma impressora Epson L3150 que acontece o seguinte:
Por celular, via wifi, ela imprime perfeitamente todas as cores, sem nem um único e menor problema. Por computador ligado ao USB, não imprime a cor preta, mas colorido imprime bem. Por notebook via wifi, mesmo problema. E ao fazer cópia usando a própria impressora, via scanner, mesmo problema. 

 

O que já foi feito:
Já foi trocado almofada (ok, não tem relação com o problema, mas ela foi trocada por ter chegado ao fim da vida útil).
Feita limpeza do cabeçote (algumas vezes), bem como a limpeza profunda, até mais de uma vez.
Também já "puxei" a tinta da impressora.
Já removi completamente os drivers, e nada.

 

O que me confunde é que por celular vai perfeitamente, mas pela própria impressora não.

 

Alguém tem ideia do que pode ser?

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@elias.girardiSim, se eu faço uma verificação de jatos a cor preta não sai, apenas o colorido, e sai perfeita.

 

@Alberto RosaO teste com outro sistema operacional tecnicamente foi feito já que o celular é Android. Mas irei fazer como você sugeriu e fazer por um computador usando um Linux Live.

 

@Ascent Tecnologia e info, não sei se o cabo seria o problema, afinal, por wi-fi também acontece o mesmo problema, mas não custa tentar. Lembrando que já testei em um computador e em um notebook. 

 

@jela, esqueci de mencionar, mas a atualização de firmware eu também já fiz e não houve alteração. 

 

Editado: por JoãoNeto
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@JoãoNeto O detalhe interessante está no seguinte: você citou que mesmo diretamente na impressora fazendo uma cópia ela falha o preto. Mas  no celular sai normal.

Direto na impressora a impressão não passa por nenhum sistema operacional, logo não seria problema de sistema A ou B.

Seria problema da impressora mesmo.

Você citou que já "puxou" a tinta da impressora, como fez isso? direto no cartucho dumper? Ou pela mangueira de descarte?

 

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@JoãoNeto Faz o seguinte então: com a impressora desligada, desloca o carro de impressão todo pra direita, pega uma seringa sem agulha e acopla ela na ponta da mangueira de descarte de tinta (puxa a mangueira fora do orifício onde ela está inserida no reservatório das almofadas de tinta). Puxa com a seringa para forçar a tinta a sair do cabeçote. Encha a seringa com uns 5 ml de tinta descartada.

Após isso, desloque o carro para a esquerda, limpe com papel higiênico o descanso do carro e reconecte a mangueira em seu devido lugar.

Teste novamente.

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Concordo com o Alberto. Imprimindo de alguma  maneira perfeitamente, descarte a cabeça, falta de tinta, etc.  Disse que desinstalou todos os drivers e instalou de novo. Interessante seria uma formatação, não sei se fez. Ou em um outro computador p fazer o teste. Não testaria com outro SO e sim com outro windows talvez. Veja, seu problema é 'lógico'. Se não for software, só resta a placa 'lógica'. Boa sorte.

  • Joinha 1
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6 horas atrás, JoãoNeto disse:

Olá

 

Estou com uma impressora Epson L3150 que acontece o seguinte:
Por celular, via wifi, ela imprime perfeitamente todas as cores, sem nem um único e menor problema. Por computador ligado ao USB, não imprime a cor preta, mas colorido imprime bem. Por notebook via wifi, mesmo problema. E ao fazer cópia usando a própria impressora, via scanner, mesmo problema. 

 

 

 Pelo celular pode estar ocorrendo dela estar imprimindo algum modo otimizado que usa o colorido por baixo do preto a fim de otimizar a impressão.

Então as três cores misturadas formam o preto daí vem o caso de você achar que pelo celular está imprimindo a cor preta.

 

Como você mensionou que a verificação de jatos não sai o preto há duas possibilidades, a cor preta está entupida ou queimor a parte da cabeça de impressão.

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6 minutos atrás, xandy_73 disse:

Pelo celular pode estar ocorrendo dela estar imprimindo algum modo otimizado que usa o colorido por baixo do preto a fim de otimizar a impressão.

Pensei a mesma coisa, pois algumas impressoras HP por exemplo, quando trabalhando em modo de cartucho único colorido conseguem imprimir uma página com caracteres na cor preta perfeitos.

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22 horas atrás, JoãoNeto disse:

Sim, no celular sai a cor preta bem como todas as cores, de maneira perfeita. 

Essa resposta pela pergunta que foi feita, descarta a mistura das 3 cores para fazer o preto. Na verificação dos jatos isso não acontece. A não ser que o relato foi equivocado. E a mistura não da um preto preto. É um cinzão escuro.

  • Joinha 1
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Para matar a charada de ser ou não a cabeça faça a verificação de jatos diretamente pelo painel da impressora. 

Se dessa forma também não imprimir em preto o problema não é causado por impressão via wi-fi ou cabo usb.

 

 

Modo de imprimir a verificação via painel da impressora:

1 - Desligue a impressora

2 - Com ela desligada aperte e segure o botão cancelar e em seguida o botão power

3 - Quando a impressora começar a movimentar o mecanismo e acender o led wi-fi e wi-fi direct solte os botões

4 - A impressora vai imprimir a páginas de verificação dos jatos.

  • Joinha 2
  • Legal 1
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Olá. Vou injetar outra opção. Não se esqueça que algumas impressões que a máquina está tentando fazer são feitas no modo básico, ou seja, rascunho ou rápido... e pode não haver preto. Via celular, pode ser que está sendo enviada outra configuração, então ou sai preto ou é fabricado...

então devemos partir do princípio de que: se antes de começar toda essa questão os níveis de tinta preta no tanque estavam abaixo de 50%... aí já temos cartuchos vazios. Por mais que o tanque esteja cheio de preto, se o damper não for removido para chamar a tinta do tanque e deixar o damper cheio para poder carregar bem o injetor... o preto não vai sair. Antes de continuar a jogar a máquina, verifique o damper carregado.

nunca, mas nunca deixe que os níveis de tinta nos tanques caiam mais de 2 cm. é uma questão de física. lembre-se: os tanques devem estar sempre cheios para que a impressora funcione. Quando a tinta no tanque cai, o cabeçote fica sem pressão para chamar a tinta, ou seja, encontra uma pressão negativa que é mais forte, retendo a tinta para que ela não suba do que o cabeçote consegue fazê-la subir. É um problema de altura do cabeçote pra cima e tinta pra baixo... que não sobe. antes de encostar no cabeçote e gerar outro problema.Tanques sempre cheios. Saudações de Mar del Plata, Argentina.

  • Joinha 1
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Em 26/11/2022 às 09:07, carloslicata disse:

Olá. Vou injetar outra opção. Não se esqueça que algumas impressões que a máquina está tentando fazer são feitas no modo básico, ou seja, rascunho ou rápido... e pode não haver preto. Via celular, pode ser que está sendo enviada outra configuração, então ou sai preto ou é fabricado...

então devemos partir do princípio de que: se antes de começar toda essa questão os níveis de tinta preta no tanque estavam abaixo de 50%... aí já temos cartuchos vazios. Por mais que o tanque esteja cheio de preto, se o damper não for removido para chamar a tinta do tanque e deixar o damper cheio para poder carregar bem o injetor... o preto não vai sair. Antes de continuar a jogar a máquina, verifique o damper carregado.

nunca, mas nunca deixe que os níveis de tinta nos tanques caiam mais de 2 cm. é uma questão de física. lembre-se: os tanques devem estar sempre cheios para que a impressora funcione. Quando a tinta no tanque cai, o cabeçote fica sem pressão para chamar a tinta, ou seja, encontra uma pressão negativa que é mais forte, retendo a tinta para que ela não suba do que o cabeçote consegue fazê-la subir. É um problema de altura do cabeçote pra cima e tinta pra baixo... que não sobe. antes de encostar no cabeçote e gerar outro problema.Tanques sempre cheios. Saudações de Mar del Plata, Argentina.

Sim, é uma informação relevante. Obrigado por compartilhar 

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Bom dia JoãoNeto! O problema pode ser o cabo falt da cabeça, para saber se é ele, teste a cabeça em outra impressora, de preferência nos modelos anteriores (L355/L376/365 e outras). Se funcionar, é quase certeza que é o flat! ou pode ser também o sistema de limpeza da cabeça (bombinha/mangueira ). Faça esse teste, já apanhei muito, e no fim era o flat.

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