Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo 330S-14LKB / 330s_kbl_MB_v07 / Liga e não da video.

Avalie este tópico:

Jonathan Bertonzini

Posts em destaque

Saudações, Recebi esse notebook o qual o dono apenas pediu para ver se tem salvação, o mesmo já foi para outra assistência duas vezes nas quais foram identificados capacitores queimados na linha de 19V.

Desta vez o problema seguia sendo notebook não ligando no entanto o defeito era o mosfet Q6701 que estava visivelmente queimado conforme anexo, feito a substituição do mosfet queimado a placa voltou a apresentar sinal de vida, ela liga todas as leds e apresenta as voltagem de 3v e 5v porém não da vídeo. A placa desliga sozinha após 45 segs mais ou menos.

Realizei o reset da bios pelo botão lateral e após isso o notebook liga com o cooler disparado por cerca de 1 minuto e em seguida desliga, voltando ao comportamento anterior após isso.

Durante todos os testes nenhum componente apresentou aquecimento nenhum, o processador tem uma leve variação porém mínima.

A linha VCC_CORE aparenta estar completamente em curto.

A placa apresenta um chiado bem baixinho ao ligar.

pensei em comprar uma bios pronta pra ela e apenas ressoldar no local da antiga, ou pegar a bios da placa doadora e colocar nela porém não sei se é compatível.

a placa doadora é uma 330S_KBL_MB_V06.

Sou principiante na área de reparo de placas, peguei essa apenas porque o dono disse que nao se importa que tenha ou não reparo então vi a possibilidade de aprendizado.

ainda estou comprando as ferramentas, então no momento possuo a disposição apenas o multímetro, uma estação de solda e a fonte original do notebook.

Estou trabalhando nela seguindo um boardview e um esquema elétrico que achei na internet porém não sei se são confiáveis.

WhatsApp Image 2023-02-15 at 10.44.07 AM.jpeg

WhatsApp Image 2023-02-15 at 10.44.08 AM.jpeg

WhatsApp Image 2023-02-15 at 11.12.52 AM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonathan Bertonzini  Bom dia amigo, VCC_CORE tem uma resistência baixa, próximo de 0 OHMS,  então é bem provável que  não tenha curto ali, comesse verificando se tem tensão no pino 8 da bios, e no botão power e quando vc aperta o power essa tensão do botão diminui, messa tbm se alguma das bobinas grandes tem curto em relação ao terra.

• Joinha 1
Link para o comentário

4 horas atrás, Donini II disse:

@Jonathan Bertonzini  Bom dia amigo, VCC_CORE tem uma resistência baixa, próximo de 0 OHMS,  então é bem provável que  não tenha curto ali, comesse verificando se tem tensão no pino 8 da bios, e no botão power e quando vc aperta o power essa tensão do botão diminui, messa tbm se alguma das bobinas grandes tem curto em relação ao terra.

opaaa obrigado pela resposta.

segue resultados

tensao no pino 8 da bios = 1.12V

tensao no pino 1 e 3 botao power 3.25V, nao altera com ele ligado ou desligado, 2 e 4 nao da tensão ligado ou desligado.

quanto as bobinas, se eu medi corretamente (escala de continuidade) todos essas circuladas no anexo apresentam curto com o neutro.

WhatsApp Image 2023-02-15 at 5.59.27 PM.jpeg

Link para o comentário

Em 15/02/2023 às 18:07, Jonathan Bertonzini disse:

opaaa obrigado pela resposta.

segue resultados

tensao no pino 8 da bios = 1.12V

tensao no pino 1 e 3 botao power 3.25V, nao altera com ele ligado ou desligado, 2 e 4 nao da tensão ligado ou desligado.

quanto as bobinas, se eu medi corretamente (escala de continuidade) todos essas circuladas no anexo apresentam curto com o neutro.

WhatsApp Image 2023-02-15 at 5.59.27 PM.jpeg

tensão do pino 8 da bios esta errado, teria que ter 1.8 ou 3.3 não sei corretamente qual delas mas é uma delas e 1.12 esta bem fora, já sobre as bobinas que vc diz ter curto, são de alimentação do processador, e dão um falso positivo de curto por darem uma medida proxima de zero, mas se realmente estão em curto, ai já era, processador em curto na maioria das vezes.

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Donini II disse:

tensão do pino 8 da bios esta errado, teria que ter 1.8 ou 3.3 não sei corretamente qual delas mas é uma delas e 1.12 esta bem fora, já sobre as bobinas que vc diz ter curto, são de alimentação do processador, e dão um falso positivo de curto por darem uma medida proxima de zero, mas se realmente estão em curto, ai já era, processador em curto na maioria das vezes.

entendi, muito obrigado pela ajuda

teria alguma forma confirmar esse curto no processador? 

e quanto a bios é possivel trocar com a bios da placa doadora mesmo sendo rev diferente ou nem?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...