Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Infoway w7415 não reconhece SSD

Avalie este tópico:

Expertinho75

Posts em destaque

Em 18/05/2023 às 17:04, Infotec SP disse:

Mesmo se alterar entre Legacy e UEFI ele não aparece?

E se colocar o SSD zerado e dar boot em um pendrive de formatação? Quando chega na parte de criar partição dá alguma mensagem de erro?

Expandir  

Não, já alterei. Desliguei na tomada sem bateria e nada. Coloquei o SSD clonado com o boot. Entrou. Só que na parte de escolher a participação, tinha 3. E apareceu uma mensagem que não podia ser instalado em nenhuma porque o HD não tinha sido reconhecido. Vou tentar fazer o procedimento com um SSD vazio para ver se dá certo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Expertinho75 amigo só para descargo de conciencia testa um HD nesse notebook e testa esse ssd em outa maquina. Se o hd funcionar ai no notebook sinal que tua placa ta boa (caso contrario tem que ver na linha do sata se tem algum capacitor ou resistor oxidado,ou em curto), se o ssd reconhecer em outra maquina mais nova veja se ele ta formatado como GPT (pois apenas as bios mais novas em UEFI vai reconhece-lo, caso contrario terá que excluir as particioes e testar instalar do Zero em formato MBR que é das bios antigas).

Link para o comentário

Em 18/05/2023 às 21:54, Expertinho75 disse:

Não, já alterei. Desliguei na tomada sem bateria e nada. Coloquei o SSD clonado com o boot. Entrou. Só que na parte de escolher a participação, tinha 3. E apareceu uma mensagem que não podia ser instalado em nenhuma porque o HD não tinha sido reconhecido. Vou tentar fazer o procedimento com um SSD vazio para ver se dá certo 

Expandir  

Então pelo que voce disse ao dar boot em um pendrive de formatação e chegar na parte das partições mostram 3 lá...

Se for isso mesmo então o SSD foi reconhecido neste notebook.
Como voce disse que tem outro SSD tenta apagar as partições e formatar do zero.

A dica do @thiago lucena foi boa também, tenta formatar um HD nele...muitos anos atrás já vi notebook que não funcionava com SSD, mas não me recordo qual foi o veredito final da situação.

Link para o comentário

@Expertinho75 repita esse procedimento e posta uma foto dessa pagina ai que aparece as 3 partições.

Aqui ja tentei usar para clonar hd para ssd mais só consigo o processo quando faço direto na maquina (em notebook eu acabo colocando o hd em um candy que fica no lugar do DVD, ai como o ssd virgem nao tem boot ele acaba aceitando o boot no hd e entra no sistema e faço o clone, agora quando eu clono ele no meu notebook e o hd e ssd ambos na dock station quase sempre da erro no boot ele copia as particoes todas mais sempre da erro (meu notebook é formatado em GPT e quase sempre os hd que tento clonar foi formatado em mbr) dai eu sempre opto para fazer uma formatação do zero em UEFI gpt que acaba sempre reconhecendo o serial do windows na bios(quando tem) e volto os arquivos do cliente, só tento clonar quando tem programas instalado que nao conseguimos reinstalar quando é computador de empresa.

Editado: por thiago lucena
adicionar comentario
Link para o comentário

@Infotec SP agora que vc citou tou achando que ele quis falar o contrario nao que o notebook nao reconhece o ssd e sim que o ssd nao ta reconhecendo o notebook e por isso o boot não passa. Alguns notebook antigos realmente nao mostra o nome do hd ou ssd na bios.  Se pelo pendrive ele ta reconhecendo que tem particiões é sinal que o notebook reconheceu realmente o ssd e o windows do pendrive tambem, porem o boot não ta sendo reconhecido na hora da bios e da algum erro na tela.

Eu ja tive notebook dessa marca que reconhecia ssd na hora da formatação e funcionava de boa porem na bios ele nao reconhecia, eu acho que era pelo ID do dispositivo. 

Acabei de ver que outra pessoa em outro forum reclamou do mesmo problema que entrava formataca ssd e nao reconhecia na bios. ficava ai na primeira tela assim "none" (lembrando que ssd são dispositivos mais novos do que o notebook e questao do ID de dispositivo é interessante já que quase não se fala no dia a dia). 

image.png

Link para o comentário

Lembrei que tenho um itautec desse jogado la em casa vou fazer esse teste quando chega a noite de colocar o ssd para ver se ele realmente reconhece na bios e caso negativo se na hora de formatar se ele é reconhecido normalmente. 

Que sendo o caso o amigo@Expertinho75 tentaria instalar normalmente o windows no hd do zero dai depois ele apenas clonaria a partição do windows para tentar ver se daria certo na hroa de clone, ja as outras partições que são do boot estaria corretas para funcionamento do modelo.

Link para o comentário

No post #25 o amigo disse que não esta sendo reconhecido no BIOS. Qualquer tentativa feita via software sem esse reconhecimento ali vai ser em vão. Mostrar as 3 partições não atesta muito que o BIOS reconheceu, a não ser que nesse cenário la no BIOS o Ssd esta aparecendo. Atribuo isso a um Bug. A marca e o modelo ali na Sata port 1 tem que aparecer. Uefi e legacy mudam como vai ser criada a partição e como se dará o arranque do sistema, isso não envolve reconhecer ou não o dispositivo. O que talvez influencie seja a controladora, IDE ou AHCI. Talvez esse seja o problema. Dificuldade imensa em alguns casos das controladores IDE reconhecer algumas marcas de Ssd, principalmente esses novos com firmwares novos, por isso insisti em tentar outra marca/modelo. Um adaptador Cady, sim seria bom para um diagnóstico. Colocar esse mesmo ssd nele e ver se reconhece.

Link para o comentário

@Rods Fui ler notavamente aqui os post do inicio para ver se nao estava deixando passar nada no post #7, ele explica que o cliente comprou outro (creio que seja notebook igual) e que ambos apresenta o problema ja o ssd realmente quando ele clonou ele funciona de boa no pc dele (entao pode ser realmente bug do notebook que nao reconhece o ID. No post #24 ele fala que mudou tambem de IDE para ACHI e não mudou, eu ainda acho que ele teria que formatar do inicio o ssd para ver, e questao de aparecer ou nao na bios se o windows entrar normal é sinal de bug do notebook mesmo.

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário

Em 19/05/2023 às 13:32, thiago lucena disse:

@Rods Fui ler notavamente aqui os post do inicio para ver se nao estava deixando passar nada no post #7, ele explica que o cliente comprou outro (creio que seja notebook igual) e que ambos apresenta o problema ja o ssd realmente quando ele clonou ele funciona de boa no pc dele (entao pode ser realmente bug do notebook que nao reconhece o ID. No post #24 ele fala que mudou tambem de IDE para ACHI e não mudou, eu ainda acho que ele teria que formatar do inicio o ssd para ver, e questao de aparecer ou nao na bios se o windows entrar normal é sinal de bug do notebook mesmo.

Expandir  

Então, vou dizer os procedimentos que fiz. Quando atualizei o Bios coloquei o SSD clonado (Kingston) e ele não apareceu. Então peguei um outro SSD (Kodak) e ele apareceu no bio. Instalei o Windows 10 e funcionou. Então peguei o HD convencional e clonei de novo, só que direto do mesmo notebook. Dá outra vez clonei do meu computador pessoal para ser mais rápido. Mesmo assim não apareceu no Bios. Olhei os formatos e todos estão em MBR. Já mudei as configurações UEFI para IDE e nada. O detalhe que o SSD da Kingston clonado funciona normalmente no meu computador. Estou achando mais fácil transferir todos os arquivos do HD Kingston para o Kodak. O Windows do cliente está sem licença mesmo e só arcaria com o pacote Office. Acredito que dá menos dor de cabeça. Ou será que passou alguma coisa que não percebi? Aguardo sugestões... Só respondendo o post anterior o notebook que comprei a carcaça é exatamente o mesmo modelo.

Link para o comentário

Em 19/05/2023 às 12:31, thiago lucena disse:

@Infotec SP agora que vc citou tou achando que ele quis falar o contrario nao que o notebook nao reconhece o ssd e sim que o ssd nao ta reconhecendo o notebook e por isso o boot não passa. Alguns notebook antigos realmente nao mostra o nome do hd ou ssd na bios.  Se pelo pendrive ele ta reconhecendo que tem particiões é sinal que o notebook reconheceu realmente o ssd e o windows do pendrive tambem, porem o boot não ta sendo reconhecido na hora da bios e da algum erro na tela.

Eu ja tive notebook dessa marca que reconhecia ssd na hora da formatação e funcionava de boa porem na bios ele nao reconhecia, eu acho que era pelo ID do dispositivo. 

Acabei de ver que outra pessoa em outro forum reclamou do mesmo problema que entrava formataca ssd e nao reconhecia na bios. ficava ai na primeira tela assim "none" (lembrando que ssd são dispositivos mais novos do que o notebook e questao do ID de dispositivo é interessante já que quase não se fala no dia a dia). 

image.png

Expandir  

Fica exatamente assim. Então reiniciei o SSD Kingston pelo boot. E dizia que o Windows não podia instalar porque não tinha sido reconhecido no setup

Link para o comentário

Em 19/05/2023 às 12:20, Infotec SP disse:

Principalmente da mensagem de erro, mas não só a que aparece lá em baixo, abre ela e envia o print tbm

Expandir  

Ou então posso fazer a Clonagem de novo direito no SSD Kodac, aí se for algum problema no SSD Kingston isso seria resolvido, certo? 

Link para o comentário

@Expertinho75 Questao do UEFI ai para IDE ta errado UEFI vc modifica para Legacy,  ja a velocidade do Sata no lugar de IDE deixa em ACHI, o Kodak Clonando ele deu certo? que for o caso usa ele, agora não entendi o por que do clonado, (aqui eu prefiro sempre instalar tudo do zero, só quando tem algum programa diferente para instalar que usa licença especifica que eu clono, isso quando nao muda o id da maquina que dai nem adianta )

• Legal 1
Link para o comentário

Em 23/05/2023 às 14:00, thiago lucena disse:

@Expertinho75 Questao do UEFI ai para IDE ta errado UEFI vc modifica para Legacy,  ja a velocidade do Sata no lugar de IDE deixa em ACHI, o Kodak Clonando ele deu certo? que for o caso usa ele, agora não entendi o por que do clonado, (aqui eu prefiro sempre instalar tudo do zero, só quando tem algum programa diferente para instalar que usa licença especifica que eu clono, isso quando nao muda o id da maquina que dai nem adianta )

Expandir  

O Kodac deu certo. Fiz a clonagem porque o cliente tem muitas fotos do filho e muitos documentos. Estou pensando em fazer a clonagem no Kodak. Acredito que vai dar certo assim...

Link para o comentário

Sinceramente, na minha opnião, se o interesse no clone é somente os dados então compensa mais formatar do zero.

O interessante de clonar é quando o cliente tem programas específicos ou configurações específicas que vão dar trabalho.

Já um backup é mais fácil e demanda apenas tempo de espera.

• Legal 1
Link para o comentário

Em 23/05/2023 às 14:00, thiago lucena disse:

Expandir  

Como o SSD da Kodak deu certo resolvi copiar as fotos, músicas, docs e etc... Mas o engraçado é que o computador desligou do nada. Quando liguei ele entrou no SSD Kingston que estava ligado via USB. Como pode isso??? Rs. Obrigado a todos pela ajuda! 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...