Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP300E5M Benton-15KBL Rev 1.2 / BA41 - 02538A - Amperagem sumindo

Avalie este tópico:

fr loja

Posts em destaque

Bom Dia/Tarde/Noite

Um breve resumo sobre pra explicar minha situação, o problema da placa estará mais abaixo.

Eu sou iniciante na parte de concerto de placas de notebook entendo o básico de eletrônica(o suficiente para não fazer besteira assim espero), já consegui fazer reparo em algumas placas com o básico que sei e fui pesquisando sobre os defeitos mas dessa vez eu não estou encontrando nada na internet sobre isso, eu entendo mais a parte de sistema do que a parte de eletrônica mas estou começando a aprender então quem estiver lendo isso puder ser mais simples eu agradeço.

Problema da placa:

A placa Chegou com um possível curto no controlador de 3v/5v 1225B TI 798 porque ele estava esquentando, fiz a retirada e notei que o curto continuava ate que percebi que a peça AON7200 também estava esquentando, depois da retirada o curto sumiu eu fiz a troca das peças de outra sucata que tinha a disposição mas agora a placa não apresenta amperagem, no máx. chega a 27mA ou 30mA mas some em menos de um segundo.

Fiz alguma besteira na placa? era algum outro componente que poderia estar em curto e troquei as peças erradas? já efetuei a troca das duas peças

WhatsAppImage2023-04-29at13_56_15.thumb.jpeg.5b1bd8b1721a908840753fa7a8598699.jpegWhatsAppImage2023-04-29at13_56_02.thumb.jpeg.28ec2c7284aff77fffc7fcee2a659369.jpeg

Todos os procedimentos foram feitos com estação de solda e uma fonte de bancada, também já testei com a fonte do próprio notebook mas não deu nenhuma resposta na placa

Editado: por fr loja
Correção de Informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• fr loja alterou o título para Samsung NP300E5M Benton-15KBL Rev 1.2 / BA41 - 02538A - Amperagem sumindo

Eu estava analisando ela na base da quebragem de cabeça mesmo e com uma boardview 50% confiável para o esquema de energia dela, no final das contas depois de trocar 3 peças que poderiam ser o problema o problema não foi solucionado, decidi pedir uma placa nova e tentar analisar essa novamente daqui alguns meses novamente.

Para aqueles que acabarem encontrando esse post e estiverem com o mesmo problema a outra peça que encontrei que poderia ser o problema de alimentação na parte de entrada da placa seria um diodo com a identificação D513 na boardview, mas fiquem espertos que a Boardview não é dessa placa, é de uma placa parecida.

O link da Boardview 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Link para o comentário

O tps 51225 gerencia o circuito charge da sua placa mãe, os mosfets 7200 eles vão fazer o chaveamento do dcin e a bateria, isto é, a tensão maior será a que vai alimentar o notebook. 
          Situação 1: fonte ligada, a fonte gera 19v e a bateria 11.4v, logo a placa é alimentada pela fonte. 
          Situação 2: fonte desligada, a linha agora esta em 0v e a bateria com 11.4v passa a alimentar a placa mãe. 

Esse mosfet também é responsável por gerenciar a carga da sua bateria. 

Com base no seu relato de estar com problema no mosfet 7200 que no circuito é responsável por esta detecção, liberação e corte das linhas da fonte e bateria, acredito que ao queimar pode ter levado 19v ao circuito da bateria queimando assim o ci 51225 e possivelmente ter queimado também o circuito de segurança da placa. 

Se quando você conecta a fonte a amperagem sobe muito então ainda há um curto e ela só acaba rápido por que entrou em modo de proteção, eu verificaria primeiramente os capacitores smd da linha e depois os mosfets smd pequenos (chaveadores) ainda deve estar com problema. 

Vou postar umas fotos que podem te dar luz: 

NP300E5M15KBLVER.1.2AREAAFETADANAMAIORIADOSDEFEITOS.thumb.jpg.b38f8fb85def989d8c212ae334d01c7f.jpgNP300E5M15KBLVER.1.2VOLTAGEMNASBOBINAS.thumb.jpg.56f0568354c1c7d51d1b9c6b2ddddf19.jpgNP300E5M15KBLVER.1.2VOLTAGEMNOIOKB9028Q.thumb.jpg.2a26cb1a2eca9fa4f35749b949fe34b0.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

A Amperagem não sobe tanto ela chega a bater entre 0,07 e 0,40 mas na mesma velocidade que ela aparecia sumia questão de 1 segundo.

Decidi focar em outros serviços pra não ficar travado nessa placa, mas vou continuar analisando entre um serviço e outro e quando tiver tempo vou postando os resultados.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...