Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Epson L355 movimento brusco do carro e trava, defeito na placa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com um problema sério aqui com placas de Epson L3xx e o problema parece contagioso por incrível que pareça.

Quando liga a impressora o carro faz um movimento brusco pra um lado e pro outro e trava piscando as luzes, esse movimento do carro é bem curto e rápido

Se eu desconectar o flat do encoder do carro o carro vai e bate com força, o que descarta problema no sensor ou na parte de comunicação dele com a placa

O problema sei que é na placa pois esta mesma placa apresenta o mesmo sintoma em qualquer impressora.

Agora que começa a novela:

Analisei a placa e não encontrei nenhum componente com defeito, por via das dúvidas troquei o CI e os mosfets mas o problema permaneceu.

Testando com outra placa boa consegui "contaminar" ela com o mesmo defeito.

Comprei uma nova placa na Aliexpress que veio com defeito, o carro andava até certo ponto parava e começava a piscar as luzes, testada essa placa em 2 impressoras e ocorre o mesmo problema.

Esta placa da Ali chegou ontem, hoje comprei uma L375 em perfeito funcionamento, na L355 que receberia a placa da Ali testei com a placa da L375 e funcionou perfeitamente, voltei a placa da Ali e deu o problema dela, então gravei um vídeo demonstrando o defeito pra enviar ao vendedor, logo em seguida desliguei a maquina e coloquei a placa da L375 pra ele ver que a impressora estava funcionando perfeitamente e que o defeito era realmente a placa dele, eis que a placa da L375 foi contaminada com o mesmo problema das outras duas de movimentar o carro bruscamente, instalei ela de volta na L375 e o problema permaneceu, ou seja, matei mais uma placa 😩

Desconfiei do firmware da placa, porém estas placas são as que usam somente o IC1 e não consegui o BIN desse arquivo, somente dos modelos com IC1 e IC2, peguei 2 CIs de memória gravei com estes arquivos e soldei nas placas porém com essa FW a placa sequer ascende. (Até uma curiosidade, que as 3 placas que deram esse problema são do tipo com somente um CI de firmware)

Já revirei a internet e não encontro nada, alguém já se deparou com este problema ou pode me dar um norte?

Agradeço qualquer dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Plácido Boa tarde, inspecione antes de mais nada o cabeçote e o cabo flat, tem que se certificar que eles não estão em curto.

Estas placas têm um fusível SMD, chegou a verificar se não está aberto?

Também já vi este sintoma quando este modelo apresentava problema no módulo do escâner. Poderia verificar também.

Atualize com novidades! 

Link para o comentário

14 minutos atrás, Daniel Plácido disse:

Estou com 2 mecânicas completas e todas as peças Ok (3 contando a l375 que comprei hoje), creio que devo ter queimado as placas com energia estática, só pode, porém agora não sei o que na placa pode ser o defeito.

Energia estática ou a fonte passando energia a mais.

Link para o comentário

@xandy_73 bem lembrado pode ser a fonte, a questão agora é o que foi danificado na placa?

@elias.girardi não tem aterramento, mas de toda forma essas Epson não tem o pino terra.

@xandy_73 vlw pela dica, eu tomei esses cuidados mas ainda assim deu xabú kkkk, tem maquina q parece que vem com urucubaca

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...