Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lavadora BWM08A Brastemp trava no duplo enxague

Avalie este tópico:


MakotoMuyoAibu

Posts em destaque

 

Estou tentando consertar a lavadora aqui de casa que trava no duplo enxague, apenas apertando o botão de avançar pra ela sair desse estado e continuar.

 

Desmontei ela e identifiquei visualmente um capacitor e um varistor danificados na placa de potência (VR2 e C12, placa TI-19084B ou PA 19180), não tenho certeza se só isso seria a causa mas quero corrigir estes já localizados também. Medindo ambos estão totalmente abertos/sem resistência.

 

Porém não achei esquema pra descobrir qual varistor colocar no lugar do que explodiu e estou com dificuldade de encontrar mais defeitos ou causa da queima dele.

Nas medições aleatórias não consegui identificar algum outro componente com defeito, mas isso também é reflexo da minha falta de conhecimento, estou começando a estudar mais eletrônica e sou ainda bem limitado.

 

Amanhã vou testar as válvulas, bomba, motor e centrifugação sem a placa pra ver se algum deles também apresenta defeito. Já testei o pressostato e chave da tampa e estão ok.

 

Se houver alguma medição importante de fazer agradeço se puderem sugerir.

 

 

IMG_20230528_235126.jpg

IMG_20230528_235140.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick007 o circuito é apenas 220V

 

Qual varistor poderia colocar ali no VR2?

Como não achei esquema e o dali explodiu, não sei qual valor posso colocar no lugar, comprei alguns de 250V na esperança de de colocar quando descobrir qual o certo.

 

A rede aqui é 220V

Editado: por MakotoMuyoAibu
Responder o Patrick007 =)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TPEletr Aqui é 220V, pior que comprei os 250V pois é o que tinha na eletrônica que fui, mas vou caçar esse 471 que citou, muito obrigado 😃

 

Acha mesmo ruim colocar o de 250V? Ainda preciso entender melhor sobre os valores de componentes, tipo varistor o quanto maior fica bom e etc

 

Tem mais alguma inscrição além do 471? Se tiver mais informações pra eu identificar nas lojas daqui o certo ou próximo.

Editado: por MakotoMuyoAibu
Saber mais do varistor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o capacitor e varistor e troquei na placa.

Fiz uma giga de teste com lâmpadas que vi no youtube e testei a placa, parece ter dado bom.

Fiz uma giga do youtube pra testar as outras peças da máquina pra testar se tem alguma com defeito, pelo que pesquisei e me responderam pode ser a válvula do amaciante o problema do duplo enxágue.

 

Mas, ainda nessa placa de potência:

Tem uns 4 capacitores smd com esse ponto escuro, mas que não estão em curto.

 

Não sei se eles estão danificados ou se isso é marca de umidade e algumas testarem anterior, pois é bem onde rompeu a capa de silicone.

 

O que me dizem quanto à isso? Deixo quieto ou troco? Alguém tem o esquema?

Ponto no capacitor.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ao que parece deu certo povo, os componentes trocados estão de boas e o problema de ela parar no duplo enxague ao que tudo indica era a válvula do amaciante mesmo, estou testando mais pra ter certeza.

 

Agora preciso comprar ferramentas pra tentar regular a centrifugação que só funciona se tiver muito peso de roupa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...