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dúvida bms 2s armando proteção de descarga em adaptação li-on em parafusadeira

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@ctlippolis Então, não é simplesmente colocar um capacitor no meio do caminho, teria que elaborar um circuito para a carga "lenta" do capacitor de modo a não acionar a proteção da BMS, e só ao término da carga inicial, liberar tanto a alimentação direta do capacitor quanto a saída do capacitor para o motor.
Desta forma o pico inicial de corrente do motor sobre a BMS e sobre as baterias, dependendo do valor do capacitor escolhido, poderia ser drasticamente reduzido.

Sem um circuito de soft start o capacitor até aumentará o problema, pois haverão 2 surtos de corrente concomitantemente, um para carregar o capacitor, e outro para alimentar o motor. 

 

Calcular o indutor adequado para esta função pode não ser tarefa das mais fáceis, pra ser sincero não recordo neste momento como calcular...


O circuito de soft start é mais fácil de arranjar e deixar funcionando filé, só que também exigirá mais espaço para a montagem e espaço nesse tipo de equipamento é algo que não existe né?

 

Outra possível solução que me ocorreu agora é conectar as baterias diretamente ao motor e colocar um circuito para monitorar a tensão das células e acender um led vermelho quando a tensão ficar abaixo de certo valor aí o usuário para de usar a ferramenta ao perceber o problema, o led pode até acender durante a partida da ferramenta e apagar em seguida, aí caberá ao usuário da ferramenta perceber o momento em que ele passa a ficar constantemente aceso e interromper o uso. 
 

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7 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@ctlippolis Então, não é simplesmente colocar um capacitor no meio do caminho, teria que elaborar um circuito para a carga "lenta" do capacitor de modo a não acionar a proteção da BMS, e só ao término da carga inicial, liberar tanto a alimentação direta do capacitor quanto a saída do capacitor para o motor.
Desta forma o pico inicial de corrente do motor sobre a BMS e sobre as baterias, dependendo do valor do capacitor escolhido, poderia ser drasticamente reduzido.

Sem um circuito de soft start o capacitor até aumentará o problema, pois haverão 2 surtos de corrente concomitantemente, um para carregar o capacitor, e outro para alimentar o motor. 

 

Calcular o indutor adequado para esta função pode não ser tarefa das mais fáceis, pra ser sincero não recordo neste momento como calcular...


O circuito de soft start é mais fácil de arranjar e deixar funcionando filé, só que também exigirá mais espaço para a montagem e espaço nesse tipo de equipamento é algo que não existe né?

 

Outra possível solução que me ocorreu agora é conectar as baterias diretamente ao motor e colocar um circuito para monitorar a tensão das células e acender um led vermelho quando a tensão ficar abaixo de certo valor aí o usuário para de usar a ferramenta ao perceber o problema, o led pode até acender durante a partida da ferramenta e apagar em seguida, aí caberá ao usuário da ferramenta perceber o momento em que ele passa a ficar constantemente aceso e interromper o uso. 
 

ok...o capacitor direto nesse caso ate ficava carregado sempre, pq em modo normal a saida da placa sempre ficava energizada, e so circula qd aciona o interruptor que aciona o motor direta ou inversamente... essa ideia da ligação direta tb pode ser uma opção boa . uma pena qie assim perderia o monitoramento de descarga da placa, que é interessante, mas dos males o pior... vou abrir essa semana outra parafusadeira antiga, de 9,6v e fazer uns testes nela tb ... 

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  • 2 semanas depois...
28 minutos atrás, Alison crossfire disse:

 

e ai, Alison... tbai?? então, esse seu video foi um dos primeiros que vi buscando soluções... ate testei o capacitor, mas no meu caso na9 deu certo... no seu caso acho qie funcionou por conta da filtragem em velovidade reduzida... no momento ela ta funcionando mais ou menos, com duas 18650(espremidas na cx), diodos 1n47 no lugar dos capacitores de 100uF nos pólos do motor, e sem ficar telegrafando muito... se eu ficar acionando rapidamente ele tende a bloquear, desativando a saida..ai tenho que reconectar o carregador para "ativar" a placa... fora isso, ela tem potencia e carga excelente

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  • 2 semanas depois...

Parece que você já investiu um bom tempo e esforço na adaptação das suas parafusadeiras antigas com baterias de íons de lítio (Li-ion) e enfrentou problemas com as placas de proteção (BMS) que estão causando desligamentos inesperados. Entendo a sua frustração. Vamos tentar analisar a situação e ver se podemos chegar a alguma solução ou sugestões.

 

Tensão de Corte da BMS: Parece que você já testou diferentes tipos de placas de proteção, mas ainda enfrenta problemas. A primeira coisa a verificar é se a tensão de corte da BMS é compatível com a tensão mínima das baterias Li-ion que você está usando. Muitas BMS têm um ponto de corte em torno de 2,5-3,0V por célula. Se suas baterias de 2S (dois em série) estão sendo cortadas com tensão acima disso, isso pode explicar os desligamentos.

 

Corrente de Pico: Mesmo que a corrente normal do motor esteja dentro dos limites da BMS, os motores podem ter picos de corrente durante a inicialização ou sob carga pesada. Se a BMS não conseguir lidar com esses picos, ela pode ser ativada erroneamente, cortando a energia. Certifique-se de que a BMS seja capaz de lidar com picos de corrente maiores do que o motor pode exigir.

 

Proteção de Descarga: A proteção de descarga da BMS pode ser sensível demais ou estar configurada incorretamente, o que poderia estar causando o desligamento prematuro. Verifique se a configuração de proteção de descarga da BMS é ajustável e, se possível, ajuste-a para um valor mais adequado às suas baterias.

 

Qualidade da BMS: Nem todas as BMS são criadas iguais. A qualidade varia entre fabricantes e modelos. Certifique-se de que está usando BMS de um fabricante confiável e que seja projetada para a capacidade de corrente e tensão das suas baterias e motor.

 

Problemas de Conexão: Verifique todas as conexões entre as baterias, BMS e motor. Conexões soltas ou instáveis podem causar problemas intermitentes. Certifique-se de que as conexões estejam firmes e bem isoladas.

 

Compatibilidade com Li-ion: Lembre-se de que a química e as características de descarga das baterias de NiMH são diferentes das baterias de Li-ion. Nem todos os dispositivos projetados para funcionar com NiMH serão compatíveis com Li-ion sem modificações adequadas.

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2 minutos atrás, Leandro Machado disse:

Parece que você já investiu um bom tempo e esforço na adaptação das suas parafusadeiras antigas com baterias de íons de lítio (Li-ion) e enfrentou problemas com as placas de proteção (BMS) que estão causando desligamentos inesperados. Entendo a sua frustração. Vamos tentar analisar a situação e ver se podemos chegar a alguma solução ou sugestões.

 

Tensão de Corte da BMS: Parece que você já testou diferentes tipos de placas de proteção, mas ainda enfrenta problemas. A primeira coisa a verificar é se a tensão de corte da BMS é compatível com a tensão mínima das baterias Li-ion que você está usando. Muitas BMS têm um ponto de corte em torno de 2,5-3,0V por célula. Se suas baterias de 2S (dois em série) estão sendo cortadas com tensão acima disso, isso pode explicar os desligamentos.

 

Corrente de Pico: Mesmo que a corrente normal do motor esteja dentro dos limites da BMS, os motores podem ter picos de corrente durante a inicialização ou sob carga pesada. Se a BMS não conseguir lidar com esses picos, ela pode ser ativada erroneamente, cortando a energia. Certifique-se de que a BMS seja capaz de lidar com picos de corrente maiores do que o motor pode exigir.

 

Proteção de Descarga: A proteção de descarga da BMS pode ser sensível demais ou estar configurada incorretamente, o que poderia estar causando o desligamento prematuro. Verifique se a configuração de proteção de descarga da BMS é ajustável e, se possível, ajuste-a para um valor mais adequado às suas baterias.

 

Qualidade da BMS: Nem todas as BMS são criadas iguais. A qualidade varia entre fabricantes e modelos. Certifique-se de que está usando BMS de um fabricante confiável e que seja projetada para a capacidade de corrente e tensão das suas baterias e motor.

 

Problemas de Conexão: Verifique todas as conexões entre as baterias, BMS e motor. Conexões soltas ou instáveis podem causar problemas intermitentes. Certifique-se de que as conexões estejam firmes e bem isoladas.

 

Compatibilidade com Li-ion: Lembre-se de que a química e as características de descarga das baterias de NiMH são diferentes das baterias de Li-ion. Nem todos os dispositivos projetados para funcionar com NiMH serão compatíveis com Li-ion sem modificações adequadas.

ola Leandro.. obrigado pela ajuda... pelo qie observo hj que ela está funcionando provisoriamente com 2 18650, grandes para a cx, o problema parece ser a proteção de descarga, que nas especificações se fala em bloqueio por x milissegundos, pois como está, ela funciona, mas qd tento inverter a rotação rapidamente ou "telegrafar" o acionamento, ela bloqueia a saida(tensao da placa), dando sinais de qie vai partir, mas nao vai... ai se eu insistir, repetindo o acionamento algumas vezes, de repente ela aciona... se eu usar mais calmamente, tipo aciono, aguardo um ou dois segundos e aciono de novo, e incidência é minima...apos acionamento, se deixar ela roda direto...

Em relação a picos de emf, o qie fiz foi substituir os capacitores ceramicos de 100uF originais, que sao conectados de cada polo do motor para sua carcaça ( a placa de acionamento inverte a polaridade na saida para inverter sentido), por dois diodos... deu uma diminuida na falha...

qt as placas e qualidade, agora esta usando uma 2s nominalmente de 8 a 15amp, mas ja testei antes tb uma maior de 10 a 25amp...

os primeiros testes foram com as 14500, tanto 2 em serie como 2 em paralelo e os dois packs em serie(segundo capacidade das pkacas)... ainda vou voltar esse pack (menor) para ver se na configuração atual funciona do mesmo...

mas continuei pesquisa.do e nao achei nenhuma novidade sobre o caso

mas jaja vou entrar em mania e debrucar de novo em cima dela rsrsrsr...

 

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verifique como estao o acoplamento das baterias na fita de niquel, 
 

As baterias de lítio (18650) têm características de descarga de corrente específicas. Se a demanda de corrente do motor estiver muito alta para as baterias utilizadas, isso pode levar a problemas de bloqueio e desempenho intermitente.

Considere usar baterias com classificações de corrente mais elevadas para atender às demandas do motor durante os picos de carga.
quanto mais espesso e melhor for a solda melhor a vasao.. e possivemente vc estara resolvendo uma boa parte do problema!

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14 minutos atrás, Leandro Machado disse:

verifique como estao o acoplamento das baterias na fita de niquel, 
 

As baterias de lítio (18650) têm características de descarga de corrente específicas. Se a demanda de corrente do motor estiver muito alta para as baterias utilizadas, isso pode levar a problemas de bloqueio e desempenho intermitente.

Considere usar baterias com classificações de corrente mais elevadas para atender às demandas do motor durante os picos de carga.
quanto mais espesso e melhor for a solda melhor a vasao.. e possivemente vc estara resolvendo uma boa parte do problema!

nesse caso dos testes soldei os fios de conexão diretamente naa baterias(só com ataque ácido e fio 1,5 e 2,5...

essas baterias que uso, retiradas de aparelhos descartados, foram testadas no meu liitokala e a carga total delas fica em torno de 4,2v e qd faco ciclo de teste(descarga e recarga), elas chegam entre 2500 a 3500mah.. Nos primeiros testes, um pack com 7,8v de carga(eram as 14500), ao acionar o motor diretamente, dava um pico de queda na tensao para+- 6,5v... segundo especificações dessas bms, o ponto de proteção de descarga seria 2,7v por bateria...

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Em 23/08/2023 às 21:52, ctlippolis disse:

nesse caso dos testes soldei os fios de conexão diretamente naa baterias(só com ataque ácido e fio 1,5 e 2,5...

essas baterias que uso, retiradas de aparelhos descartados, foram testadas no meu liitokala e a carga total delas fica em torno de 4,2v e qd faco ciclo de teste(descarga e recarga), elas chegam entre 2500 a 3500mah.. Nos primeiros testes, um pack com 7,8v de carga(eram as 14500), ao acionar o motor diretamente, dava um pico de queda na tensao para+- 6,5v... segundo especificações dessas bms, o ponto de proteção de descarga seria 2,7v por bateria...

então..atualizando... a parafusadeira ai da esta dawuele jeito mesmo, mas peguei uma placa 2s de 20a para montar num equipamento de amigo- um mostruário de teste de lentes de  fotossensível...ele tem 7ma placa com leds UV e temporizador... o aparelho original funcionava com um pack de 5 baterias nicd... montei um com 2 18650... lembrando qie sao leds... mas mesmo assim, ele desarma a proteção da placa, aquela qie precisa colocar o carregador...qd acontece isso, ele mede 1,5v a 2,5v na saida... qd ativa e aciona mesmo sendo um circuito com 2 leds, ele mostra um pico de queda pra uns 5,5-6v... curioso qie agora para funcionar, eu liguei o negativo de alimentação direto da bateria para o circuito, ai funciona normal, ficando o esquema de carregamento independente, ja qie a ligação original tem uma chave tipo h que desvia a alimentação da placa qd em modo carga... a qiestao é que mesmo com um suposto consumo menor qie o motor, a bms tb está desativando... antes de modificar a ligação, tentei o capacitor na entrada do circuito, mas sem resposta...

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