Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer 5742-6838 / NEW70 LA-5892P / Gambiarra no RTC da Pilha da Bios (Como desfazer?)

Avalie este tópico:


MakotoMuyoAibu

Posts em destaque

Pode usar tinta uv (solder mask):

 

Igual nesse vídeo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Flw...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo!

As gambiarras as vezes são necessárias, de repente não havia outra alternativa, teria que se saber primeiro o motivo do último técnico ter feito isso, mas de todo modo você irá precisar de cola uv e luz uv para deixar esteticamente mais bonito, é o que da pra dizer apenas com as imagens.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jhones disse:

@MakotoMuyoAibu primeira coisa é conferir no esquema elétrico se esse fio está ligado no lugar certo.

 

 

Eu recebi o aviso "Você não tem permissão para baixar este arquivo." teria como postar como imagem aqui pois não tenho como baixar?

 

Obrigado
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, crodrigop disse:

Boa noite amigo!

As gambiarras as vezes são necessárias, de repente não havia outra alternativa, teria que se saber primeiro o motivo do último técnico ter feito isso, mas de todo modo você irá precisar de cola uv e luz uv para deixar esteticamente mais bonito, é o que da pra dizer apenas com as imagens.

Às vezes sim, mas o técnico anterior desse note parecia estar muito encurralado nas alternativas dele...

Vou atrás da cola UV pra deixar o reparo melhor, porém primeiro quero garantir o reparo eletrônico em si.

Na imagem talvez tenha ficado ruim o ângulo que tirei a foto, desculpe, mas na placa o que ocorre é que o técnico anterior ligou o positivo da bateria direto no D1 (que creio seja um diodo dual), a trilha original e algum componente que estivesse nela estão removidos.

4 horas atrás, nagkiller disse:

Pode usar tinta uv (solder mask):

 

Igual nesse vídeo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Flw...

Vou atrás, mas estava afim de conferir os componentes dali se é só resistor de 1k ou se teria mais algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MakotoMuyoAibu disse:

Às vezes sim, mas o técnico anterior desse note parecia estar muito encurralado nas alternativas dele...

Vou atrás da cola UV pra deixar o reparo melhor, porém primeiro quero garantir o reparo eletrônico em si.

Na imagem talvez tenha ficado ruim o ângulo que tirei a foto, desculpe, mas na placa o que ocorre é que o técnico anterior ligou o positivo da bateria direto no D1 (que creio seja um diodo dual), a trilha original e algum componente que estivesse nela estão removidos.

Vou atrás, mas estava afim de conferir os componentes dali se é só resistor de 1k ou se teria mais algo.


@MakotoMuyoAibu A, sim, amigo!

Boa! Qualidade é garantia de que nunca falte serviço!

Boa sorte! 😁

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@py2eb Eu ja peguei essa Bateria 'recarregavel' zeradas. Até então na minha cabeça nenhum circuita a carregava. Tive um tópico sobre isso. Indaguei tbm dela ser recarregável, mas na época me disseram que não, que poderia usar outra. Usei uma normal com sucesso. Essa linha + CHGRTC faz isso será?

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2023 às 12:30, py2eb disse:

Só pra lembrar, essa pilha é recarregável (Modelo: ML1220)

RTC_Bat.thumb.jpg.0700d5ab3605a761e23de30af8e014bc.jpg

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tem problema se eu colocar uma CR2032 não recarregável ali? Essa bateria dele estava baixa e acabei por substituir não sabendo que a dele era recarregável.

Agora fiquei em dúvida se caço uma recarregável para que não danifique o PC ou se a Pilha 2032 ali funciona.

Achei que não teria problema pois uma assistência que conheço costuma trocar pilha fraca por nova independente se essa pequena ou do tamanho da 2032.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2023 às 14:41, Rods disse:

@MakotoMuyoAibu VC tem créditos 30 Ebr, da para comprar essa assinatura e baixar o arquivo sim amigo.

 

Na hora que havia clicado pra ver o arquivo tinha dado a mensagem que citei, devo ter feito algo errado, desculpe, vou verificar o que enviou.

Editado: por MakotoMuyoAibu
erro no texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2023 às 23:59, MakotoMuyoAibu disse:

Agora fiquei em dúvida se caço uma recarregável para que não danifique o PC ou se a Pilha 2032 ali funciona.

Pilha não recarregável recebendo carga pode descarregar rápido, vazar ou estourar.

 

Em 07/10/2023 às 23:59, MakotoMuyoAibu disse:

Achei que não teria problema pois uma assistência que conheço costuma trocar pilha fraca por nova independente se essa pequena ou do tamanho da 2032.

Nem toda pilha pequena é recarregável, é preciso checar o modelo da pilha.

 

Em 07/10/2023 às 23:59, MakotoMuyoAibu disse:

Tem problema se eu colocar uma CR2032 não recarregável ali?

O ideal para usar uma pilha não recarregável:
- Remover o diodo duplo D1.
- Colocar dois diodos Schottky, um com Anodo no +RTCBATT e Catodo no +RTCVCC e o outro com Anodo no +CHGRTC e Catodo também no +RTCVCC.
 

D1D2.jpg

Editado: por py2eb
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@rafaelrrp 

 

Para fazer downloads é necessário ter  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ou .

 

Para conseguir ajuda, inclusive para baixar o arquivo que precisa, abra um novo tópico na área correspondente.
O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito.

Informe também todos os testes já realizados.


Segue alguns links que podem ajudar:



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...