Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung RV411/ BA92-07701B Jinmao-L 1.2/ Sem VRM

Avalie este tópico:

Felipe Farias

Posts em destaque

25 minutos atrás, vado disse:

Esse sinal do pin 40 e o PGOOD são sinais de saída, só vão aparecer se o PWM tiver OK.

mas so sai apenas o do pin 40 e permanece. e tem tensão de 0,88v em L4 mas somente com o processador no canto.

3 minutos atrás, vado disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ah vou ver achei que fosse o pwm do processador

Editado: por Felipe Farias
confundi com o U506
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Felipe Farias disse:

mas so sai apenas o do pin 40 e permanece. e tem tensão de 0,88v em L4 mas somente com o processador no canto.

o pino 40 com 3v tá correto, só tem 3v aí por que ela tá sendo puxada pelo resistor de pull up R627,

quando o pwm tiver funcionando esse pino vai pra nível baixo pra habilitar o gerador de clock.

VRM3_CLK_PWRGD# esse # significa habilitado em nível baixo

Link para o comentário

8 minutos atrás, vado disse:

o pino 40 com 3v tá correto, só tem 3v aí por que ela tá sendo puxada pelo resistor de pull up R627,

quando o pwm tiver funcionando esse pino vai pra nível baixo pra habilitar o gerador de clock.

ele não abaixa de forma alguma fica em 3.3 com a placa ligada o tempo todo, será que se o gerador nao a habilitar ele permanece dessa forma.???

Link para o comentário

1 minuto atrás, Felipe Farias disse:

ele não abaixa de forma alguma fica em 3.3 com a placa ligada o tempo todo, será que se o gerador nao a habilitar ele permanece dessa forma.???

ele não vai abaixar, acabei de te falar que só vai pra nível baixo se o pwm estiver funcionado e o o PWM não tá funcionando pois não temos VCORE, esquece esse sinal

Link para o comentário

Em 16/10/2023 às 01:19, Felipe Farias disse:

O pwm manda os 5V e 2.5V para mosfet e no Nectokin e no lugar da bobina fica 3V, acho que nao devia passar de 1.5V e basta encostar a ponteira no lugar do mosfet para medir a tensão que ela começa cair até para 0.40V e para de mandar os 5V

Amigo, ja fez tanta coisa, para mim aqui é um sintoma claro de um defeito no NecTokin, acredito. Ele é muito problemático e tenha a vida util muito curta nesses projetos, tanto que não se utiliza mais. Essa placa deve ter ja uma vida útil considerável. Aqui para mim em uma cidade pequena ja fiz uns 5 RV11 com problema no Nectokin,. Quando esta ruim, não entra em curto, ele se esgota e gera um ruido enorme justamente nessas linhas que esta analisando. Vc esta muito bem assessorado pelos amigos aqui, mas sinceramente acho q sua solução são os 4 Caps de 330 como ja foi citado. Boa sorte!

Link para o comentário

4 minutos atrás, Felipe Farias disse:

sim ja fiz de tudo a placa ta so resto mesmo, tava muito oxidada com zinabre e conector muito enferrujados (notebook de beira de praia). tive que limpar em cuba de ultra som para ter um brilho começar a fazer algo, vou arrancar logo esse treco que todos odeia kkk.

A questão do nectokin é válida, mas não perca o foco, temos um problema real aqui (3.3V antes do resistor e 2.57 após ele)

Link para o comentário

1 hora atrás, vado disse:

O pino 40 com 3v ta errado.
ele trabalha em 00 mas na outra ponta do R627 deve esta sempre presente os 3v.

já no pino 1 os 3v é presente em ambos os lados do resistor R626.

Link para o comentário

3 minutos atrás, vado disse:

Acredito que o pino 40 tá correto, pelo menos é o que datasheet diz:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sinto muito meu amigo, mas estou com uma placa dessa na minha frete.

o pino 40 do ci não chega em nenhum momento 3v.

Link para o comentário

@home service como vc tá medindo esse tensão no pino 40? Vê se acontece na sua.

Na minha placa jinmao-l rev 1.2 tá batendo certinho com o esquema, tem que testar dessa maneira

- deixe a ponteira já no pino 40

- plugue a fonte - ele deve ficar em baixa

- starte a placa - ele vai a nivel alto 3v e retorna pra 0 nivel baixo (meça com osciloscópio)

Isso acontece porque a tensão P3.3V que alimenta o R627 (resistor de pull up) só aparece depois do start

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, vado disse:

@home service como vc tá medindo esse tensão no pino 40? Vê se acontece na sua.

Na minha placa jinmao-l rev 1.2 tá batendo certinho com o esquema, tem que testar dessa maneira

- deixe a ponteira já no pino 40

- plugue a fonte - ele deve ficar em baixa

- starte a placa - ele vai a nivel alto 3v e retorna pra 0 nivel baixo (meça com osciloscópio)

Isso acontece porque a tensão P3.3V que alimenta o R627 (resistor de pull up) só aparece depois do start

👍

• Joinha 2
Link para o comentário

@vado @home service aqui a gente aprende, obrigado! E o sortudo da vez aqui é o @Felipe Farias que pegou dois tecnicos que manjam muito de esquema e estão com as placas na bancada, o sorte bixo!!! Kkk eu quero uma sorte dessa tbm pra mim qd tiver duvidas em uma placa. Abraço p vcs e bom fds!

• Joinha 1
Link para o comentário

57 minutos atrás, Rods disse:

@vado @home service aqui a gente aprende, obrigado! E o sortudo da vez aqui é o @Felipe Farias que pegou dois tecnicos que manjam muito de esquema e estão com as placas na bancada, o sorte bixo!!! Kkk eu quero uma sorte dessa tbm pra mim qd tiver duvidas em uma placa. Abraço p vcs e bom fds!

Sem problema, é só perguntar,

também tenho dúvidas em vários ckts, mas aí a gente mete a cara no esquema e tenta desvendar, pega placa, confere sinal, tensões e ANOTA TUDO, pra depois ajudar os amigos do forum.

Link para o comentário

Bom dia, retirei o necktokin, e coloquei 2 de 330 em cada lado era o que tinha de novo no blister aqui, a tensão agora foi de 0.04V para 0.12V.

Vou tentar resumir o que passei essa manhã olhando ele. Resolvi fazer com a placa morna com aquecedor entre 45 a 50 graus, consigo pegar muito assim quando o problema é intermitente. quando o defeito so aparece uns 20 min de uso depois.

Resolvi retirar um dos mosfet de alta que liga ao 19V pois dava um valor leve diferente ao outro igual quando a placa tava norma, no multímetro ele faz certo mas ao fazer o teste com a fonte e lâmpada ele mostra um tipo de fuga ela desliga mas demora um pouco. Da para usar mas vou encomendar um novo.

21 horas atrás, vado disse:

retire levante o C985 e o processador e veja se a tensão sobe pra 3.3v

Fiz isso e continua 2.53V testei o resistor ao lado fora e marca 0.93 ohms acho que ta bem cima da tolerância.

Retirei o Q541 que é um RHU002N06 tem função de aterrar quando ta em standby pois quando ligado mesmo sem receber tensão no pino 1 ele ficava passando e tensão P12ALW algo em torno de 9v para 2v e até caia assim o mosfet Q542 não mandava mais 1.5v algumas vezes, a placa morna próxima a uns 45 graus ele fazia isso. após retirar ele a tensão subiu para 5.26V e antes do resistor R862 a tensão permanece 9.26V sem o Q541 no lugar, no datasheet fala P12V ALW mas só vejo 9.26V.pwnpin40.thumb.png.100887c854088b834ff660dc7cb52f9b.png

Como o pessoal aqui mestre nessa placa me falou que o pin 40 não tem tensão como essa aqui que é presente o tempo todo, resolvi investiga essa parte que nao vi, descobri que ela tem o mesmo esquema de aterrar com um RHU002N06

Então aqui nao pode ter 3.3V e se tiver é algo muito rapido. creio que o datasheet do pwm que mostraram aqui é o certo mesmo.

agora fico na duvido se encomendo um TPS51117 por conta do 2.57V mas assim tendo 1.05V na L5 e tenho que encomendar o RHU002N06 e um mosfet. aqui ruim disso é que nunca tem, sempre tem que encomendar pela internet.  Essa placa sair do mortos é complicado chegou outra com mesmo problema pelo que parece ser.

Editado: por Felipe Farias
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...