Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor configuração "overdrive" tempo de resposta pode causar problemas ?

Avalie este tópico:

Augusto7744

Posts em destaque

Olá.
Grato por estar lendo meu topico.
De poucos anos atraz para agora alguns fabricantes estao colocando em seu monitores a possibilidade de "configurar" o tempo de resposta do painel LCD.
O termo usado para esse ajuste nao é o mesmo entre os fabricantes. LG usa "tempo de resposta" que é uma nomeaçao estranha ... outro usa "overdrive" ...
Esse ajuste "overdrive" acrescenta a voltage enviada para cada pixel fazendo o tempo de resposta ser mais rapido do que padrao. Isso é o que é informado em alguns locais na internet.
Eu tenho visto um monitor LG 24MP400 que no papel diz que é tempo de resposta 5 ms. Entretanto em teste ocorre muito "ghosting". Estranho detalhe que um outro monitor tambem de 5 ms painel TN nao ocorre esse problema de "ghosting".
Fabricantes nao informam no manual qual é o valor de tempo de resposta para cada ajuste nessa opção de overdrive. O usuario nao entende se para estar em 5 ms necessita usar a opçao overdrive muito rapido.
Esse monitor permite as opçoes desativado, normal, rapido e muito rapido e ainda adverte que usando o muito rapido pode causar motion blur.

Usando configuraçoes de valor alto de overdrive pode causar dano no monitor se usado por longo tempo ? Esse ajuste de tempo de resposta diminui o tempo de vida util do monitor ?

A quantidade de problemas no monitores nesse periodo atual é absurdo. Era mais simples e menos problemas na epoca do CRT.

Tenha um bom dia.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não peguei monitores que tenha essa possibilidade de configuração entrando em minha oficina, mas acho sem duvida que conforme as mudanças que o usuario fizer no setup podera reduzir a vida util dos pixel/tela sim !

Tambem tenho reparado diversos casos (Topicos) de monitores com tela grandes aparecendo com problemas no proprio Display, a onde a solução seria a troca do mesmo e ai jah viu o preço.  Vejo com isso que tem aumentado os topicos de casos de aparelhos devolvidos sem conserto 😂

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Situaçao complicada trocar telas de alguns monitores e TVs. Preço é quase 70 % de um produto novo.

Eu vi em alguns lugares informaçoes que usando esse ajuste de overdrive "nao" diminui o tempo de vida util do painel. Entretanto é estranho os fabricantes colocando esse tipo de ajuste.
Isso coloca voltagem acima do padrao para fazer a troca de cores ser mais rapida. No manual adverte o usuario que se usar o modo "mais rapido" pode ocorrer motion blur.
Esse é um dos problemas com esses monitores atuais. Para ter a velocidade de tempo de resposta que esta na especificaçao do monitor tem que usar o modo "mais rapido", mas nao é um modo que nao causa problemas. Parece que a tela esta trabalhando acima do padrao.
Esse problema com "motion blur" ocorre porque essa voltagem extra acaba oscilando e quando tem objetos ou areas se movendo com alguns tipos de cores essa voltagem extra para "acelerar" a troca de algumas cores proximas de cores claras acaba oscilando para a voltagem maxima no caso a cor branca e por isso ocorre esse efeito inesperado.
Esse é um dos ajustes mais estranho ja colocados em monitores.
Monitores LCD de alguns anos atraz tinham menos problemas e os modelos da atualidade é como se a tecnologia avançou muito rapido e com essas "exigencias" de mercado de valor de Hz muito alto alem de 100 Hz e tempo de resposta muito alto tambem acabaram fazendo o fabricante criar processadores internos com "otimizaçao" de qualidade que mais parece recursos para corrigir e ocultar esses problemas fazendo os monitores darem problemas muito rapido.

Tem varios usuarios dizendo que esse modelo 24MP400 com um certo tempo de uso ocorre um problema de "faixa" transparente na tela que se resolve trocando o cabo da tela. Eu nao duvido que isso ocorre por causa dessa "otimizaçao" de tempo de resposta alterando a voltagem mais rapido que o padrao e isso desgastando o cabo.
  • Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...