Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Nobreak APC SUA3000RMXL3U placa:640-0800G-REV07, funciona com a bateria, mas não reconhece a rede elétrica.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos da Comunidade, estou com um problema no Nobreak de 3KVA da APC, ele primeiro começou a piscar todas as luzes da frente, agora somente funciona a bateria. Alguém já teve esse problema e poderia compartilhar a solução comigo? o Esquema ajudaria. vi uns outros, mas como não era do meu fiquei sem saber do que desconfiar.

 

obrigado antecipadamente a quem puder ajudar ou compartilhar o esquematico.

Editado: por wesley padilha santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.969c045ba9a100c49f9c7be9cd83c756.png

 

Tenho tensão no C50 de 12V indicando o funcionamento do transformador de rede. porém a tensão +12V e -9V estão zeradas.

image.png.1efd416e86fe2f489bfb69c604a89dc5.png

 

A tensão de 12V acima, não sei onde ela é criada. Pode me passar a parte do desenho onde a fonte de 12V aparece?

Editado: por wesley padilha santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O video é para quando se coloca bateria nova.

O led amarelo  (on line) indica que é a rede que esta alimentando a carga , ele pisca durante o auto teste, se voce desconectou as baterias e ele ficou ligado é porque esta em rede.

Com ele conectado a rede veja se o carregador esta ativado ( a tensão da bateria sobe)

Verifique o circuito sensor de rede

image.thumb.png.1fcdc9ce4d7166ad211d963981aa95b3.png

Editado: por joao lima RV
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Você poderia me passar as partes do esquema que possui os reles? os reles de rede estão funcionando, queria entender a função dos outros.

 

no começo ele reconhece a rede e está funcionando pela rede e com a bateria conectada.

eu desligo e quando volto a religar ele não reconhece a rede mais.

despois eu o desligo, e desligo a bateria, quando volto a ligar ele liga somente pela rede, mas desliga sozinho depois de uns instantes.

 

queria ver se os reles poderiam ter alguma relação com isso. se tiver mais alguma dica, pode me passar que testo aqui.

 

desde já muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

image.thumb.png.83ffd5f2b7b7f5d3098426149be80e01.png@joao lima RV Percebi um comportamento aqui:

Só tenho a fonte de 24V se ligo a bateria. Ao ligá-la, a fonte de 24V sobe e os reles de entrada são ligados. Isso feito, posso desligar a bateria que o nobreak continua com as ventoinhas ligadas e a tensão de 24V continua lá. Nesse momento, se eu dou um comando de ligar ele liga pela rede. se reconecto a bateria, ele perde o online da rede e muda para bateria.

 

Editado: por wesley padilha santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao pressionar a primeira vez o botão de liga/test , o equipamento entra no modo de espera e sera ligado ao pressionar pela segunda vez. Em alguns modelos de 24v existe um conector na parte traseira para desconectar a bateria. Nos equipamentos de 48v quando sem rede , o botão de desliga tera que ser pressionado 2 vezes , a primeira coloca em stand by e a segunda desliga a fonte chaveada, pressione ate escutar o rele desarmar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Olá João Lima, tudo bem?

 

Consegui consertar parcialmente o Nobreak. Ressoldei os capacitores grandes amarelos da EPCOS e o problema de entrar online na rede foi resolvido.

 

Como estava com a placa na mão, aproveitei e troquei os reles de trim e boost pelos dois reles de entrada de energia. RLY 1 e 2, pelos 3 e 4, mas acredito que o problema era só devido aos capacitores mesmo.

 

image.png.1ad9743a87d945b74bb7313557bbd3a3.png

 

O problema agora é que o Nobreak é outro, ele indica falha no carregamento. 

Montei o cabo e instalei o APCFIX que vc me apresentou acima, e ao entrar online com o nobreak vi as seguintes telas:

 

apc1.jpg.34cc5044ced541c381aa5cb81c3a3772.jpg

 

apc2.jpg.fc2945ac2723838f7fcd128c36a851a0.jpg

 

na segunda tela ele indica falha no carregador da bateria.

 

Voce poderia me enviar a porção do esquema onde mostra os sistemas de recarga da bateria, e aproveitando, voce teria naquele manual de service que vc possui a indicação das possíveis causas da falha no carregamento das baterias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de carregamento da bateria é complexo , no post 20 tem uma figura com a tensão de referencia da bateria.

Pelas telas do pcfix as baterias estão carregadas , qual a tensão nelas ?

 

O principio de funcionamento deste tipo de carregador esta descrito em :

 

Carregador de bateria usando os fets do inversor

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV O problema de reconhecer a rede voltou. percebi pelo apcfix que a tensão lida na entrada está em 150V e não proximo de 127V como deveria, voce pode me passar as partes do desenho do conversor anlogico digital que le essa tensão para analisar o circuito do caminho. Algo no caminho ou no conversor não está bem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...