Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avalie este tópico:


cirleno

Posts em destaque

Estou com uma ideia para tentar automatizar a abertura da porta do meu cantinho, ambos os dispositivos são da Intelbras, mas não são compatíveis. Possuo uma fechadura eletrônica modelo FD 1000 e um interfone TIS5010. As fotos irei anexar logo abaixo para todos visualizarem. O problema: toda vez que me chamam pelo interfone e preciso conceder acesso ao meu espaço a alguém, tenho que levantar e ir até a porta para abri-la pressionando o botão de abrir/fechar na fechadura do lado de dentro. A questão, então o porteiro eletrônico tem os terminais de conexão para algumas opções, mas não para com fechadura eletrônicas, mas e se eu utilizar um transistor e ou um rele para fazer o fechamento (Pressionar) deste botão de abrir e fechar? Eu pensei em pegar o sinal que é emitido nos terminais da botoeira do porteiro eletrônico para acionar o transistor ou rele e assim este's fazerem o fechamento de contato para abrir a porta remotamente, evitando aquele estresse de ter que levantar a todo momento atender a porta em dias mais movimentados e fora do comum. Os colegas teriam alguma ideia que pudessem me ajudar? Seguem as fotos para a melhor visualização e entendimento dos respectivos dispositivos em questão.

Fechadura e Interfone.jpg

Interfone TIS 5010 sem capa.jpg

Parte interna Fechadura Elet FD1000.jpg

Placa interna FD1000.jpg

Captura de tela 2024-01-23 213302.png

Editado: por cirleno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @cirleno .
Pelo que li no manual do interfone acho que basta usar os contatos NA e COMUM do relé (terminais 5 e 6 na segunda foto) ligados em paralelo com os terminais do botão da fechadura, assim ao digitar "*2" no aparelho o relé será acionado abrindo a fechadura.
Obs.: Antes de fazer essa ligação verifique com o multímetro se os terminais 5 e 6 ficam normalmente abertos e só fecham realmente quando é digitado "*2" no aparelho. Verifique também se não há tensão nesses terminais.


Mas existem alguns detalhes a serem observados:
1 - A função "Não Perturbe" que é ativada ao pressionar o botão interno da fechadura por mais de 3 segundos. Essa função impede a abertura da mesma pelo lado externo e só pode ser desabilitada pelo lado de dentro pressionando novamente o botão "Abrir/Fechar". Assim se o relé permanecer ativado por mais de 3 segundos essa função será ativada.
2 - Será preciso levar os fios do contato do relé no interfone até o lado da porta onde estão as dobradiças para depois chegar até a fechadura presos a madeira da porta, deixando uma folga para permitir que a movimentação da porta não danifique os mesmos.
3 - Procurar uma forma de passar o fio para dentro da caixa interna da fechadura, já que ela não parece ter qualquer abertura além da tampa para colocação das pilhas.

E lembrando que o simples fato de soldar os fios nos terminais do botão provavelmente invalidará a garantia

Editado: por JoeRob
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob Carinha, muito obrigado. Você esta correto, como esta fechadura não esta na garantia eu fiz a conexão por solta ali nos terminais e liguei no interfone nos pinos 5 e 6 NA, e ao executarmos o comando de abertura pelo fone a abertura e fechamento funcionou corretamente, o tempo padrão de ação do rele é de 1 segundo, então nem precisei me preocupar em fazer algum ajuste deste tempo pela configurações oferecidas pelo dispositivo. Amanhã irei fazer a passagem do par paralelo de cabos e ao final fotografo e deixarei registrado por aqui para que todos possam ver e utilizarem se preciso. Abraços e muito obrigado pela sua ajuda e tempo dedicado na solução deste problema. Parabéns! Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @cirleno , fico feliz em ter ajudado.

Para adequar seu tópico as regras do fórum e facilitar a pesquisa por outros colegas, sugiro que altere o título do mesmo para incluir os modelos dos dois equipamentos, algo do tipo "Como acionar a Fechadura FD 1000 com o interfone TIS 5010 Intelbras". 
E quando postar o resultado final não esqueça de mudar o prefixo do tópico para "Concluido".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

AVISO! Este tipo de adaptação somente deve ser feito em um local aonde tenha outros controles de acesso e você esta ciente das implicações. Explico: Ao se fazer esta instalação é inserido uma brecha de segurança, pois é facilmente acessível o cabo que leva o sinal do relé até a fechadura, e isso facilita a abertura por fora.

IMG_20240126_135720.jpg

IMG_20240126_135707.jpg

IMG_20240125_152831.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • cirleno alterou o título para Como acionar a Fechadura FD 1000 com o interfone TIS 5010 Intelbras.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...