Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como descobrir compatibilidade de telas de monitores de marcas diversas, como LG, AOC, Samsung

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá. Não é sobre TV, é sobre monitor, geralmente entre 19" e 24", que já têm a Tcon embutida na tela e vamos deixar ela como está.

Tenho um conhecido que mexe com sucata, que pega monitores com tela quebrada e placa estragada, ele vai na tentativa e erro combinando um com outro e de vez em quando dá certo, mesmo sendo marcas e modelos diferentes. Às vezes a imagem fica de ponta cabeça, às vezes fica perfeita, às vezes danifica a tela, pelo pouco que sei.

Já pesquisei compatibilidade no fórum e encontrei apenas falando sobre o Samsung SA300:

Nos tópicos dizem para começar procurando o datasheet e verificando o número de vias que alimentam as tiras de LED. Ok.

Olhando o datasheet dessa Samsung especificamente também constam 4 pares de vias RXIN negativo e positivo, sendo Differential Data Input.

E um par de RXCLKIN negativo e positivo.

Pino 1 é No Connection (for DVR : CTL); 
Pino 2 é No Connection (for DVR : CE).

Em breve vou desmontar monitores LG e AOC, procurar o datasheet de suas telas, e comparar as pinagens.

Minhas dúvidas são:
1 - Posso ignorar os pinos CTL e CE se forem diferentes?

2 - Por enquanto não pretendo trocar resistores na placa lógica, se eu identificar que os pinos VCC, RXIN e RXCLKIN são nas mesmas posições, posso conectar sem medo de estragar a tela e a placa?

3 - Tem algum outro pino importante que preciso ficar atento?

4 - Já ouvi falar resumidamente que ao conectar a tela, antes de ligar o monitor na tomada, precisa conferir se alguns pinos não ficam em curto entre si. Seriam esses só os pinos RXIN e RXCLKIN? Tem alguma outra precaução que posso tomar pra evitar danos?

Eu até encontrei esse arquivo e tem uns poucos monitores no meio das TVs, mas essa tabela me diz por exemplo se a tela do LG E1941C é compatível com a tela do LG E2041c? Na coluna "Linha compatível" estão escritos "VESA 75/100" em ambas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo olhar:

1. o numero de vias e o tipo de conexão de entrada da TCON
  2. qual a tensão de alimentação da tela e o respectivo pino de entrada de Vcc
  3. quantidade seguimentos de LED´s, sua corrente/tensão de trabalho e a compatibilidade do conector
  4. e a resolução entre elas.

As vezes o site abaixo tem algumas indicações de telas substitutas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Espero que ajude

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...