Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer C5V01 - LA-E891P - Liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite, estou com a placa desse notebook, o sintoma eh o seguinte, ele liga o cooler gira 5 segundos e para e energinza maior parte da placa, mas a regiao da imagem q postei o PQ903 não chega alimentação, sai o 5v no ncp mais nao chega nele, vou deixar a imagem do esquema das duas regioes eu acho q tenho q troca o NCP PU901 mas nao tem certeza ele e que alimenta.image.thumb.png.0ab22ee62633cca97f5fb9bd76517dbc.pngimage.png.61f2e26496c726c395e0fee1cd6adaf8.pngimage.thumb.png.06525a5f34b8d1e46990dee02355f8b3.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Negoc net disse:

Boa noite, na bobina pl904, sai alguma tensão?

nao ali naquela regiao depois do pq903 ta tudo com resistencia bem baixa, ai apita sempre no multimetro ai meço a capacitanticia no minimo mais ta estranho, para tem uma parte toda em curto ali mais tb pode ser a resistencia baixa do processador, ou talvez o problema eh nele eu troquei o NCP81218MNTXG  ja tem ali o ci AON consegui testar alguns q tirei de outra placa e mesma coisa.

 

Editado: por Cristoffer Ovelha Sheep
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Cristoffer Ovelha Sheep disse:

Boa noite, estou com a placa desse notebook, o sintoma eh o seguinte, ele liga o cooler gira 5 segundos e para e energinza maior parte da placa, mas a regiao da imagem q postei o PQ903 não chega alimentação, sai o 5v no ncp mais nao chega nele, vou deixar a imagem do esquema das duas regioes eu acho q tenho q troca o NCP PU901 mas nao tem certeza ele e que alimenta.image.thumb.png.0ab22ee62633cca97f5fb9bd76517dbc.png

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
image.thumb.png.06525a5f34b8d1e46990dee02355f8b3.png

Meu amigo, confira se tem os 19V na bobina LX1 que alimenta o inverter, se tiver ok, verifique o CI UQ1 EM5209VF se está entrando a tensão de +5VALW para sair o +5VS, qualquer coisa abra o jumper JPQ2 se tiver, pra ver se não tem curto para no circuito do PU901, se abrindo o jumper JPQ2 e aparecer os 5VS nos pinos 13 e 14 do UQ1 a injete 1V na entrada de +5VS e vai aumentando a tensão e amperagem para ver se tem curto.

Verifique se falta esses +5VS em outros setores da placa. 

19V LX1 Acer Aspire A515.PNG

+5VS Acer UQ1 Aspire A515.PNG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2024 às 08:53, brazriva disse:

Meu amigo, confira se tem os 19V na bobina LX1 que alimenta o inverter, se tiver ok, verifique o CI UQ1 EM5209VF se está entrando a tensão de +5VALW para sair o +5VS, qualquer coisa abra o jumper JPQ2 se tiver, pra ver se não tem curto para no circuito do PU901, se abrindo o jumper JPQ2 e aparecer os 5VS nos pinos 13 e 14 do UQ1 a injete 1V na entrada de +5VS e vai aumentando a tensão e amperagem para ver se tem curto.

Verifique se falta esses +5VS em outros setores da placa. 

19V LX1 Acer Aspire A515.PNG

+5VS Acer UQ1 Aspire A515.PNG

Boa tarde, lx1 tem corrente sim o 19v esta tudo com corrente mas o PQ903 não é alimentado pelo 19v e nele não chega nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2024 às 08:53, brazriva disse:

Meu amigo, confira se tem os 19V na bobina LX1 que alimenta o inverter, se tiver ok, verifique o CI UQ1 EM5209VF se está entrando a tensão de +5VALW para sair o +5VS, qualquer coisa abra o jumper JPQ2 se tiver, pra ver se não tem curto para no circuito do PU901, se abrindo o jumper JPQ2 e aparecer os 5VS nos pinos 13 e 14 do UQ1 a injete 1V na entrada de +5VS e vai aumentando a tensão e amperagem para ver se tem curto.

Verifique se falta esses +5VS em outros setores da placa. 

19V LX1 Acer Aspire A515.PNG

+5VS Acer UQ1 Aspire A515.PNG

essa regiao q circulei na imagem não chega nada de tensão e se por o multimetro da escala de resistecia com uma ponta no terra a e com o positivo ele vai bipar em todos os pontos nessa região, ai não sei se tem algo em curto ali mais nao achei nada nao sei se pode ser o processador em curto ou a baixa resistencia dele.

WhatsApp Image 2024-06-02 at 16.39.49.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cristoffer Ovelha Sheep disse:

essa regiao q circulei na imagem não chega nada de tensão e se por o multimetro da escala de resistecia com uma ponta no terra a e com o positivo ele vai bipar em todos os pontos nessa região, ai não sei se tem algo em curto ali mais nao achei nada nao sei se pode ser o processador em curto ou a baixa resistencia dele.

WhatsApp Image 2024-06-02 at 16.39.49.jpeg

Sim, mas está chegando os 5VS no pino 4 do PU901? se tiver chegando tem que chegar a tensão de Enable para habilitar o CI PU901 no pino 3 para sair nos pinos 5 e 8 a tensão dos gates dos 2 transistores PQ 901 e PQ 903 para gerar a tensão de +VCC_CORE.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, brazriva disse:

Sim, mas está chegando os 5VS no pino 4 do PU901? se tiver chegando tem que chegar a tensão de Enable para habilitar o CI PU901 no pino 3 para sair nos pinos 5 e 8 a tensão dos gates dos 2 transistores PQ 901 e PQ 903 para gerar a tensão de +VCC_CORE.

sim chega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, brazriva disse:

Sim, mas está chegando os 5VS no pino 4 do PU901? se tiver chegando tem que chegar a tensão de Enable para habilitar o CI PU901 no pino 3 para sair nos pinos 5 e 8 a tensão dos gates dos 2 transistores PQ 901 e PQ 903 para gerar a tensão de +VCC_CORE.

eu ate achei um CI desse  em outra placa de um acer troquei para testar mais nao resolveu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2024 às 08:53, brazriva disse:

Meu amigo, confira se tem os 19V na bobina LX1 que alimenta o inverter, se tiver ok, verifique o CI UQ1 EM5209VF se está entrando a tensão de +5VALW para sair o +5VS, qualquer coisa abra o jumper JPQ2 se tiver, pra ver se não tem curto para no circuito do PU901, se abrindo o jumper JPQ2 e aparecer os 5VS nos pinos 13 e 14 do UQ1 a injete 1V na entrada de +5VS e vai aumentando a tensão e amperagem para ver se tem curto.

Verifique se falta esses +5VS em outros setores da placa. 

19V LX1 Acer Aspire A515.PNG

+5VS Acer UQ1 Aspire A515.PNG

Esta saindo o +5VS? nos pinos 13 e 14?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, brazriva disse:

Esta saindo o +5VS? nos pinos 13 e 14?

Se tem os 5VS entrando no pino 4 e de enable no pino 3, verificar no pino 2, deverá sair nos pinos 5 e 8 os pulsos para acionar os PQ 901 e 903, que chega no Dreno do PQ901 os 19V gerando o +VCC_CORE, se tiver tudo ok pode ter algum capacitor em curto no filtro, bom você injetar tensão na PL904, eu acredito que seja  em torno 0,8V, mas é bom começar com uma tensão menor e ir aumentando, ou retirar essa PL e ver se chega alguma tensão e ver com o multímetro algum curto nesses capacitores.

C5V01 +VCC_CORE.PNG

+VCC_CORE.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2024 às 19:53, brazriva disse:

Se tem os 5VS entrando no pino 4 e de enable no pino 3, verificar no pino 2, deverá sair nos pinos 5 e 8 os pulsos para acionar os PQ 901 e 903, que chega no Dreno do PQ901 os 19V gerando o +VCC_CORE, se tiver tudo ok pode ter algum capacitor em curto no filtro, bom você injetar tensão na PL904, eu acredito que seja  em torno 0,8V, mas é bom começar com uma tensão menor e ir aumentando, ou retirar essa PL e ver se chega alguma tensão e ver com o multímetro algum curto nesses capacitores.

C5V01 +VCC_CORE.PNG

+VCC_CORE.PNG

Seguinte, fiz alguns testes e ta saindo 5v no pino 5 do pu901, mas no pq903 nao chega nada, com a placa desligada eu coloca na escala de bipe coloco a ponta de prova no terra e outra no pino 5  do pu901 que eh o liga direto com o pq903 e bipa a no multimetro, ai eu tirei fora da placa o ci do pq903 fora e o pino 5 do pu901 nao bipa mais o curto saiu, so que fico na duvida se o pq903 está em curto ou é um curto q vem do circuito que está depois dele.

Editado: por Cristoffer Ovelha Sheep
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Cristoffer Ovelha Sheep disse:

Seguinte, fiz alguns testes e ta saindo 5v no pino 5 do pu901, mas no pq903 nao chega nada, com a placa desligada eu coloca na escala de bipe coloco a ponta de prova no terra e outra no pino 5  do pu901 que eh o liga direto com o pq903 e bipa a no multimetro, ai eu tirei fora da placa o ci do pq903 fora e o pino 5 do pu901 nao bipa mais o curto saiu, so que fico na duvida se o pq903 está em curto ou é um curto q vem do circuito que está depois dele.

mede os transistores para ver se tem curto, injete uma tensão de menos de 1V para ver se esquenta algum componente observando sempre os capacitores smd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, vado disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

certo entendi, esta para chegar um osciloscópio para mim essa semana, uma coisa que eu fiquei na duvida, esse pulso ele vem do PU901 ou tem algo antes que manda o um sinal para ele e o problema poderia ser antes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei essa sequência de um integrado,mas é bem parecido com esse pu801:

 

- Sequencia start NPC81208

37 VR_ON - (vem da SIO) vai a nível alto 3.3v
35 DRVON - habilita PU9004(+VCC_SA), PU9001(+VCC_CORE), PU9003(+VCC_GT)

 

36 PWM_1b - (vem PU801 NPC81208) sinal PWM controle do PU9004
40 SW_1b - feedback do +VCC_SA
41 CSN_1b - feedback do +VCC_SA
- assim a tensão +VCC_SA é liberada

 

22 PWM_1a - (vem PU801 NPC81208) sinal PWM controle do PU9001
28 CSN_1a - feedback do +VCC_CORE
29 SW_1a - feedback do +VCC_CORE
- assim a tensão +VCC_CORE é liberada

 

32 SDIO, 33 ALERT#, 34 SCLK - estabelece comunicação com CPU/PCH UC1L, uma dessas
   instruções é pra saber o tipo de processador e ajustar a tensão correta pra ele

 

38 VR_PWRGD - (vai SIO UB1) vai a nível alto 3.3v
- PCH_PWROK - é liberado pela SIO UB1 e vai pra CPU/PCH UC1K

 

- CPU/PCH UC1K gera os sinais:
- H_CPUPWRGD - pelo esquema não tá sendo usado
- PLT_RST# - ressetar todos os ckt´s
- então estabece uma comunicação entre CPU, Memória e BIOS
- a comunicação estando correta entre eles, temos abaixo:

 

17 PWM1_2ph - (vem PU801 NPC81208) sinal PWM controle do PU9003
08 CSN_GT1 - feedback do +VCC_GT
10 SWN_GT1 - feedback do +VCC_GT
- assim a tensão +VCC_GT é liberada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Cristoffer Ovelha Sheep disse:

o pu801 cheguei a trocar, pino do pu801 vem esse sinal ?

Lê o que postei à cima, precisa de muita coisa pro PU801 liberar esses pulsos, se tiver o datasheet desse integrado baixe e de uma olhada, outra coisa vi que vc trocou várias peças, eu não fao isso, eu só troco quando não tiver mais o que fazer, pos qualquer descuido na troca dessas peças pode agravar o problema da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cristoffer Ovelha Sheep disse:

certo entendi, esta para chegar um osciloscópio para mim essa semana, uma coisa que eu fiquei na duvida, esse pulso ele vem do PU901 ou tem algo antes que manda o um sinal para ele e o problema poderia ser antes ?

Mas foi o que eu coloquei lá em cima para verificar também o pino 2, mas pelo que você colocou acima, parece que é curto, bom injetar uma tensão na bobina que sai o +VCC_Core para. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 às 17:38, brazriva disse:

Mas foi o que eu coloquei lá em cima para verificar também o pino 2, mas pelo que você colocou acima, parece que é curto, bom injetar uma tensão na bobina que sai o +VCC_Core para. 

 

Em 05/06/2024 às 14:01, vado disse:

Vem do pino 16

Boa noite, fiz o teste basico de resistencia no multimetro ai nessa regiao do PU801, e circulado em vermelho sao todos capacitores e resistores que apitaram e estao com resistencia muito baixa, não sei se por resistencia do processador todos esses teria q ter resistencia baixa, eu olhei no esquema tudo mas talvez deixei passar algo, fiz na parte de cima e do outro lado do PCB.

WhatsApp Image 2024-06-06 at 21.54.17.jpeg

WhatsApp Image 2024-06-06 at 21.54.18.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...