Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideapad S145 - FV440-FS441-FS540 NM-C121 - Liga sem vídeo na tela. Externo da video normal.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, bom dia pessoal! Como vocês estão? Estou com dois notebooks que estão com o mesmo defeito: liga mas sem imagem na tela. Ao analisar eles, percebi que em ambas as placas o CI U3301 não está habilitando e então vi que não há tensão no PCH_ENVDD. Ele possui o +3VS, mas não libera essa tensão para +LCDVDD. Se eu faço uma ponte entre +3VS e +LCDVDD a iluminação da tela aciona mas não há imagem. 

Todas as demais tensões estão ok, tenho 1.2V nas memórias (onboard), 3.3V e 5V. 

 

Já gravei bios atualizadas e bios clean_me e sem novidades. E já troquei o ci u3301 tb sem novidades. A tensão até chega aparecer porém não se mantém a tela pisca e some apaga.


Alguém pode me ajudar a desvendar esse mistério?

image.png.1ebbfb1d2ccdcf7ed26aee3d894616f4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnopartsbqmg , assim como o circuito da saída de vídeo HDMI envia o sinal CPU_HDMI_HPD = HDMI_DET para PCH informando que o cabo foi plugado, o circuito da tela eDP também envia o sinal CPU_EDP_HPD via pino 17 do conectorJEDP1 informando que a tela está plugada.

 

Se o sinal PCH_ENVDD está oscilando, ideal seria testar com outro cabo e tela se possível. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2024 às 12:47, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , assim como o circuito da saída de vídeo HDMI envia o sinal CPU_HDMI_HPD = HDMI_DET para PCH informando que o cabo foi plugado, o circuito da tela eDP também envia o sinal CPU_EDP_HPD via pino 17 do conectorJEDP1 informando que a tela está plugada.

 

Se o sinal PCH_ENVDD está oscilando, ideal seria testar com outro cabo e tela se possível. 

 

Bom dia. Outro cabo foi testado porém ele usa uma tela full hd sem borda e essa tela eu nao tenho no momento. Testei com tela hd com borda. Será que pode ser isso ? Vou Tentar realizar esse teste e retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , esse é um ponto a ser analisado, não que isso possa ser a causa do problema, mas pra esse sinal PCH_ENVDD não está sendo enviado, ou é enviado rapidamente, deixa o problema ainda mais complexo de ser entendido. Então analisa todo circuito com a tela plugada.  

Fiz a analise com outro cabo e tela conforme configuração original e continua o defeito. O sinal pisca no pino 4 e some. A tela apenas pisca preto enquanto tem o sinal e depois apaga qndo some o sinal. Se faz um jumper ele fica apenas preto sem video. 

Seguindo as trilhas o pino 4 do u3331 tem ligação com o rpc806 e depois varias ramificações porém o sinal nasce no pch. Pode ser um defeito no pch ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnopartsbqmg , deixando o iC U3301 fora da placa a tensão do pino 4 ainda cai ou permanece em nível alto?

Esses outros sinais também caiem PCH_ENBKL, PCH_EDP_PWM.

 

 

Só para saber se essa tensão (+VCCIO) na saída do iC UC1302 fica em nível alto.

 

29 minutos atrás, tecnopartsbqmg disse:

Pode ser um defeito no pch ?

Estranho que gera vídeo pelo HDMI, o processador/PCH com problema, eu acho que ele não iria gerar vídeo no externo. Essa placa tem vídeo gráfico dedicado correto? Tem que entender bem como funciona tudo antes de condenar o chip. Me parece que o vídeo pelo HDMI, é o vídeo do processador e não do dedicado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , o arquivo que você regravou o BIOS é de confiança? Pode ser problema de firmware somente.

Teria um arquivo para me recomendar ? Sim a placa tem video dedicado. E um i7 de 8 geração com uma nvidia mx110 . No externo ta video rapido normal sem dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnopartsbqmg , tenho não amigo! Eu uso arquivos aqui do forum. Como eu ainda não tenho ferramentas e conhecimento para fazer edições de arquivos, eu pago os colegas pra fazer isso pra mim por enquanto.

 

Não tenho 100% de certeza que o vídeo do do HDMI é da gpu ou é o vídeo do processador. Já tentou desabilitar a gpu a nível de teste para ver se o vídeo no display aprece?

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@tecnopartsbqmg , tenho não amigo! Eu uso arquivos aqui do forum. Como eu ainda não tenho ferramentas e conhecimento para fazer edições de arquivos, eu pago os colegas pra fazer isso pra mim por enquanto.

 

Não tenho 100% de certeza que o vídeo do do HDMI é da gpu ou vídeo do processador. Já tentou desabilitar a gpu a nível de teste para ver se o vídeo no display aprece?

Dei uma pausa nela para mexer em outros equipamentos. Amanhã lhe dou posição sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...