Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV 42P Philips 42pfl3604/78 Inicialmente Ligando Com Tela Azul Com Mensagem de Corrupção de Firmware

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde Eletrônica BR!

 

Estou com uma TV de 42 polegadas de um amigo que consertei há uns anos trocando a placa fonte. Inicialmente a TV estava desligando de forma aleatória. Mas funcionava com certa insistência desse meu amigo. Após um tempo usando assim a TV apresentou uma mensagem de corrupção de firmware. E após mais algumas insistência passou a apresentar uma tela azul sem mensagem e não responde a nenhum comando dos botões do painel. Dessa forma que ela chegou a mim. 

 

Como ele havia me mandado imagem da tela informando sobre corrupção do sistema, resolvi regravar o firmware usando o gravador, afinal a TV não respondia a nenhum comando no estado que estava. Regravei a firmware a TV passou a não ligar mais. Existem alguns ruídos vindos da fonte. E tem um resistor em especifico que está sobre aquecendo a uma temperatura de aproximadamente 84C. Fiz o teste da fonte com resistores de 100 omhs. A fonte fornece 23V e 3.3V normalmente e ainda apresentando o ruído. Vou deixar imagem térmica do componente e foto da possível do diodo da placa lógica. 

 

Peço a ajuda do amigo @Claudio dias dos santos para tentar resolver esse caso.

449795100_793482929263002_4279920740229096722_n.jpg

WhatsApp Image 2024-07-09 at 16.16.47.jpeg

20240716-224756.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker vou tomar a liberdade de comentar a experiência que já tive com alguns aparelhos da Philips. Inicialmente você deve verificar o ESR dos capacitores da fonte de 3,3V. Esses capacitores (sobretudo os de alumínio) dão muito defeito com o uso no decorrer do tempo e apresentam um alto ripple nas fontes causando defeitos diversos. Quanto ao resistor aquecendo muito, é indicação de alto consumo a frente dele. Pelo esquema você identificará o que está errado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá James,  Seria interessante voltar analisando o problema do aquecimento do resistor na posição

( R48 ), vejo que esse resistor possui um valor original de 22 R / 2 watts e ele está na entrada do regulador de tensão U6 ( 5,0 volts ) então , recomendo voltar o valor original e avaliar a possibilidade do regulador ter algum defeito ou mesmo o capacitor C116 ( 1000uf x 16v ) 

 

O segundo problema que aparece a imagem com texto de software corrompido, creio que basta só regravar novamente com a versão correta ou mesmo trocar a flash nand, que pode ter defeito também, pois nem sempre é apenas dados corrompido. 

r48.JPG

u6.JPG

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Troquei  o capacitor por via das duvidas, e injetei tensão na bancada e a resistência continua aquecendo.... Regravei o chip com o arquivo do backup que tirei antes da gravação. Instalei a placa e a TV com tela azul exatamente como antes.

 

A resistência está dando aproximadamente 120Cº!  

 

 

20240721-085827.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, mas você já conferiu a tensão de entrada e saída deste regulador ? outro teste que eu faria seria mediar a corrente que está passando neste resistor ( tente levantar um dos lados e colocar o multímetro na escala de corrente para saber se o aquecimento está relacionado a uma corrente elevada ou queda de tensão elevada.  

 

no inicio da semana vou verificar em meu estoque, eu tenho uma TV de testes aqui e vou tentar reconectar todas as placas e colocar ela pra funcionar novamente e medir esse resistor, nunca me deparei com esse aquecimento.

 

Voltando a ler o tópico inicial, me chamou a atenção que a TV tinha um histórico de dificuldade para ligar e ruídos na fonte. 

Então fica a suspeita de algum capacitor com defeito na fonte então recomendo revisar os capacitor ( C806 4,7X450V - usar capacitor de boa qualidade ) , verificar se a tensão de 24v e 3,3v estão estáveis sem variação ou ruído elevado.

O diodo (  D814 / FR104 ) é muito crítico nesta fonte. 

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio dias dos santos Irei verificar essas coisas que você colocou na edição. Sei que dá um certo trabalho, mas conseguiria quando for verificar o comportamento da placa que tem, ler o chip e postar um backup dele aqui?

 

Usei um arquivo daqui, mas com ele a TV não liga. Ai pensei que poderíamos tentar gravar um arquivo que sabemos que está 100% para usarmos com o gravador de Eprom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, James Walker disse:

@Claudio dias dos santos Boa noite!

 

Então... troquei a fonte e o resultado ainda é o mesmo. 

 

 

Conseguiu ver sobre a placa que tem? Para sabermos do comportamento do resistor.

James, infelizmente ainda não consegui, eu tenho em meu depósito que fica em outro local diferente da minha oficina, porém tem uns dias que não consigo ir até lá para buscar a placa e ver se está funcionando e se consigo testar para sanar as suas dúvidas. vou tentar até o dia 02/08

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/08/2024 às 18:51, James Walker disse:

@Claudio dias dos santos Boa noite!

 

Então... Conseguiu ver o comportamento na sua placa?

Boa noite James. Hoje consegui me dedicar um tempo para pesquisar essa placa no meu estoque, porém não consegui ligar para fazer as medições, pois  minha TV de testes está faltando uns cabos. 

 

aquele resistor na posição R48 está com um resistor de (22R x 2w ) e  apresenta sinais de aquecimento nas proximidades do componente, inclusive a placa está bem amarelada por baixo do componente, indicando sinais de aquecimento.

 

infelizmente não consegui mais detalhes para lhe ajudar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...