Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise DELL INSPIRON 14 5448 - ZAVC1 LA-B016P REV:1.0 - problema no JDIMM1 e JDIMM2 placa mae não reconhece memoria ram

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com essa placa-mãe com o seguinte problema, a placa-mae ao iniciar bipa problema na memoria ram, removi a memoria que estava no local e coloquei uma que com certeza esta boa. Então bip alterou de problema na memoria ram para "não há memoria ram". 

 

Achei o board view da placa (que vou fazer upload aqui pro tópico) e verifiquei as tensões, mas não encontrei nada de anormal nas tensões de alimentação principais que conheço. 

Gostaria de orientação, alguma dica ou sugestão de componente/tensão que possa estar deixando passar.

 

Desde já agradeço a qualquer um que se dispor a ajudar!

Editado: por Gabriel de Souza Amaral
coloquei informação complementares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel de Souza Amaral alterou o título para Notebook DELL INSPIRON 14 5448 - problema no JDIMM1 e JDIMM2 placa mae não reconhece memoria ram
  • Gabriel de Souza Amaral alterou o título para DELL INSPIRON 14 5448 - ZAVC1 LA-B01 16P REV:1.0 - problema no JDIMM1 e JDIMM2 placa mae não reconhece memoria ram

@Gabriel de Souza Amaral o modelo é ZAVC1 LA-B016P REV:1.0 ( corrija por gentilza !)

voce precisa direcionar sua analise para o circuito controlador de pwm das memorias, PU200

passe as tensões dos pinos 2, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 19 e 20?

 

 

 

Editado: por fabiano.julio
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel de Souza Amaral alterou o título para DELL INSPIRON 14 5448 - ZAVC1 LA-B016P REV:1.0 - problema no JDIMM1 e JDIMM2 placa mae não reconhece memoria ram

Medições no CI PU200

2=0.675v

5= 1.35v

6= 1.35v

7= 4.8v (EN_0.675v)

8= 3.2v (EN_1.35v)

9= 0.7v (TON_1.35v)

11= 5v (VDD_1.35v)

19= 1.35v

20= 0.68v

 

Fiz essas medições, com e sem memoria e foram as mesmas. É a primeira vez que pego esse defeito, parece problema no CI mesmo. Deveria substitui-lo ou há alguma outra coisa que posso fazer pra identificar o problema?

 

@fabiano.julio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel de Souza Amaral , colocou memoria DDR3L? A tensões +1.35VP e +0.675VSP estão presentes.

 

Pode checar as alimentações nos pinos do slot das memorias.

Tensão +DIMM1_VREF_DQ alimenta o pino VREF_DQ

Tensão +3VS alimenta o pino VDDSPD

Tensão +1.35V alimenta todos os pinos VDD

Tensão +0.675VS alimenta os pinos VTT

Os pinos SCL e SDA é dados e clock ou seja, E/S.

Basicamente, isso.

Na pagina 7 do esquema, você encontra alguns divisores que tem na sua entrada +1.35V e nas saídas; 

+SM_VREF_DQ1

+SM_VREF_DQ0

+SM_VREF_CA

+SM_VREF_DQ1_DIMM2 

+SM_VREF_CA_DIMM

+SM_VREF_DQ0_DIMM1

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @LEONTEC 

 

Encontrei as seguintes medições: 

 

+DIMM1_VREF_DQ = 0,675v

+3VS =3,3v

+1.35V = 1,35v

+0.675VS = 0,675v

0.675V_DDR_VTT_ON = 4,9v

+SM_VREF_DQ1 = 0,694v

+SM_VREF_DQ0 = 0,694v

+SM_VREF_CA = 0,694v

+SM_VREF_DQ1_DIMM2 = 0,694v

+SM_VREF_CA_DIMM = 0,694v

+SM_VREF_DQ0_DIMM1 = 0,694v

 

 

Perdoe minha falta de conhecimento mas esses pinos scl/sda, teria alguma especificação dele? Olhei no boardview e não localizei, estou com osciloscópio em mãos.

 

Obs: nas medições o unico que me chamou atenção para uma possivel alteração foi o  (0.675V_DDR_VTT_ON = 4,9v) mas notei que o resistor R2347 está conectando o +5VLW a essa trilha, o que poderia explicar essa tensão. Eu também não tenho conhecimento se esse valor seria pra justificar um ON/OFF.

Enfim, caso tenha algo mais que possa acrescentar, uma observação ou orientação, fico no aguardo.

 

Desde já muito obrigado pela colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To correndo atras de outra memoria DDR3L para testar, porque a que eu tinha reserva é DDR3... E a que veio do cliente quando eu coloco ela bipa que há problema na memória.

 

Mesmo que o problema seja só substituir a memória, de antemão agradeço pela orientação dos colegas acima, puder aprender bastante. Deixo aqui meu muito obrigado e assim que chegar a memória correta e fizer novos testes atualizo aqui pra vocês!@LEONTEC @infocel technology @LEONTEC 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...