Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte / GA-H97M-DS3P / A placa mãe liga e se desliga, sem nenhum outro sinal.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde,

Estava precisando de uma ajuda de caros colegas...

Estou com essa placa mãe, marca: Gigabyte, modelo: GA-H97M-DS3P, que não está ligando... desliguei e outro dia quando fui ligar não funcionava mais, ele faz como se fosse ligar, o cooler gira e depois se desliga geral. Já troquei processador, memória, fonte e o problema persiste. Não mostra nenhum sinal de beep, mas quando tento ligar ele sem memória, a placa dá o beep de erro de memória e fica em loop, ligando e se desligando, quando colocado a memória o problema anterior continua.

Alguém poderia me ajudar no que eu possa estar fazendo para tentar colocar essa placa a funcionar novamente,

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rods disse:

@idealinfo Tentou uma regravação do BIOS? Pinos tortos no processador? Tensão da memória adequada?

Olá amigo,

No momento que o cooler gira, os fet da memória tem tensão. Os pinos do processador estão Ok, testei até com outro processador... Apenas não tentei regravação da BIOS, ela tem duas, pensei que não seria, pois ele identifica com beep quando a placa está sem memória. Mesmo assim pode ser a BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2024 às 11:13, Rods disse:

Se com a memória não temos o beep, pode ser o BIOS sim. Achei um esquema aqui de uma H97M gaming, pode ser um pouco diferente, de uma olhada. Qual a tensão que surge nos fets da memória? Aqui no esquema a bobina é a L3, e os fets Q52 e Q53.

 

2024-09-17 (3).png

 

Olá amigo, tentei verificar os componentes conforme orientação...

Nos fets:

Q52 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 0v e no pino 4 aparece 8,92v

Q53 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 1,50v e no pino 4 aparece 4,90v

Na bobina L3 aparece 1,50v

No caso esse fet Q52, está com defeito?? Se eu tirar ele e deixar sem nada tem como descobrir se o problema da placa é justamente ele?

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o upload do boardview para ajudar na analise



De acordo com o boardview era pra ter phase 1.5v nos pinos 1234 do q52 e nos pinos 678 do q53
"Q52 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 0v e no pino 4 aparece 8,92v" acho que voce esta confundindo os pinos, pois os 4 que voce citou sao juntos nesse mosfet
"Q53 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 1,50v e no pino 4 aparece 4,90v" acredito serem os pinos 678 phase 1.5 e o 9 gate desse fet ao inves desses que voce citou
Ambos controlados pelo U8

Presumo entao que esta tudo correto, pois tem o 1.5 das memorias

De outra olhada nos pinos do processador. Ja peguei placa que nao tinha pino torto, mas estavam abaixo da altura normal e nao fazendo contato com o processador
Tente com apenas uma memoria em cada um dos slots pra ver se liga. As vezes apenas um slot nao esta fazendo contato com o processador


 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, kazuki yano disse:

fiz o upload do boardview para ajudar na analise



De acordo com o boardview era pra ter phase 1.5v nos pinos 1234 do q52 e nos pinos 678 do q53
"Q52 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 0v e no pino 4 aparece 8,92v" acho que voce esta confundindo os pinos, pois os 4 que voce citou sao juntos nesse mosfet
"Q53 os pinos 1, 2 e 3 aparecem 1,50v e no pino 4 aparece 4,90v" acredito serem os pinos 678 phase 1.5 e o 9 gate desse fet ao inves desses que voce citou
Ambos controlados pelo U8

Presumo entao que esta tudo correto, pois tem o 1.5 das memorias

De outra olhada nos pinos do processador. Ja peguei placa que nao tinha pino torto, mas estavam abaixo da altura normal e nao fazendo contato com o processador
Tente com apenas uma memoria em cada um dos slots pra ver se liga. As vezes apenas um slot nao esta fazendo contato com o processador


 

 

@kazuki yano Olá amigo, obrigado pela a força...

Tentei verificar novamente e acredito que os valores foram aqueles que eu tinha repassado...

Tirei uma foto e coloquei os pinos e os volts que apareceram em cada um, de acordo com a sequência, começando onde tinha uma bolinha e uma seta em branco como pino 1.

Para medir os pinos, eu coloquei a ponta preta aterrada e a ponta vermelha em cada pino por vez, e no momento que eu ligava a placa mãe, eu obtinha esses valores e a placa mãe se desligava "no caso é o problema que estou tentando resolver", e fiz esse teste pino por pino, ligando e automaticamente ela se desligando.

Fiz isso em todos os pinos do Q52, e no Q53 nos pinos 1, 2, 3 e 4, pois nos pinos 5, 6, 7 e 8 eu não precisava nem ligar a placa mãe pois já apresentava o valor de 5v, mesmo assim testei ligando a placa mãe e o valor não alterou, permanecendo os 5v, até a mesma se desligar.  

Já olhei os pinos do processador e estão todos OK, mesmo sabendo que esse problema começou do nada, e que o processador não tinha sido removido... Testei com outros processadores e revisei novamente os pinos, tudo OK.

Estou fazendo algo de errado?? Teria alguma solução que possa me ajudar??

Agradeço.

image.png.f1e7266dc1d8e569a55900efb37ab225.png

Editado: por idealinfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/09/2024 às 19:28, XKing Infinityx disse:

Já peguei algumas com problema no socket do processador, a depender do tipo de cooler usado força o socket e trinca a soldas. O processador que indifica as memórias e levanta o vídeo, se caso regravar a bios não resolver, lamento mas você pode ter uma problema no socket BGA

Nessa Placa mãe existem duas bios, a principal e a de backup, eu removi a principal e coloquei a de backup no lugar da principal, isso seria uma solução ao invés de regravar. Ou seria ideal realmente regravar a bios, e deixar as duas nos lugares corretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, idealinfo disse:

Nessa Placa mãe existem duas bios, a principal e a de backup, eu removi a principal e coloquei a de backup no lugar da principal, isso seria uma solução ao invés de regravar. Ou seria ideal realmente regravar a bios, e deixar as duas nos lugares corretos.

Depende. Existem muitas variaveis a depender de qual versao estava na bios reserva. Eu tentaria regravar as duas, pois ainda pode ser que uma delas esteja com defeito no chip alem dos dados corrompidos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...