Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Adaptacao-caixa frahm 1200-placa montada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

20 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

Então a corrente da fonte da caixa é apenas 2.29A??

• Multiplique por 2 esta corrente, porque são 2 fontes na prática, uma de +54V e outra de -54V, totalizando aproximados 4,6A. 
Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Testemusicasboas Teste. Li as especificações da Caixa Frahn FP1200 e dentre elas está a capacidade de potência para 150W RMS. Se for mesmo verdade, a fonte pode ser capaz de suprir a placa de potência com carga de 8 Ohm. Gostaria muito de estar enganado na minha avaliação, e que alguém viesse ao tópico enriquecer o assunto.

Link para o comentário

@Testemusicasboas Teste,

Repensando:

1. Se o manual da caixa diz que a sua potência é de 150W e a especificação da placa do ML para carga de 8 Ohms é de 125W;
  2.  Se em 250W a placa do ML pede 8A, em 125W deve consumir proporcionais 4A, e eu calculei a corrente total da fonte em redor de 4,6A;
  3. Então... já acredito que com carga de 8 Ohms a fonte pode suprir a placa do ML em 125W com uma pequena folga.
  4. Pode instalar, mas capricha na dissipação dos transistores de potência.
  • Joinha 1
Link para o comentário

Olá,

@Testemusicasboas Teste desculpe a demora amigo. Essas duas últimas semanas formam complicadas, quase nem

Consegui entrar no fórum.

Esse modelo de caixa é complicado manutenção porque usa o mosfet da saída na região tríodo. Foge a regra! Ou seja, na região linear, e qualquer alteração (qualidade da peça) causa o descontrole e queima. Existe uma alteração no circuito para trabalhar com npn e pnp, mas não vem ao caso!

Vamos a sua dúvida. O que determina a corrente de trabalho no amplificador é a tensão da fonte e impedância dos alto-falantes. Vou tentar explicar de uma forma simples o cálculo, temos os dados:
-sua fonte simétrica é de 54v, a tensão de pico será essa.
-sua caixa é de 8ohns

A tensão rms será 54/1.41 = aproximadamente 38v (em uma senoide)

Para o cálculo de potência, tensão ao quadrado dividido pelo impedância da caixa 38x38/8= 180w rms. Ou seja, sua fonte tem ser superior a 180w rms para um canal, nessa tensão um pouco mais de 3 amperes. O ideal é a fonte trabalhar com folga. De forma alguma ligue mais de um alto falante de 8ohns, ou alto falante abaixo desse valor.

Ficou dúvida sobre a potência ? Sua fonte de 3A 54v simétricos aguenta só uma placa amplificadora chorando! 

A ligação é essa que o @Edmilson Goncalves Preza te mostrou. 

Mais alguma dúvida ?

Link para o comentário

Em 16/10/2024 às 11:29, Edmilson Goncalves Preza disse:
  • Agora entendi a razão de você preferir não consertar a placa original.
  • Sim, é possível aproveitar apenas a fonte da placa. Pra uma adaptação tranquila você deve considerar a potência da placa substituta, ou seja, se a fonte suporta sustentá-la sem sobrecarga, mas isto também não é difícil de avaliar, pois as duas têm fusíveis de proteção, certo? Pelas fotos, dá pra ver que os fusíveis da placa do ML são de 4A, enquanto o esquema da fonte da caixa indica fusíveis de 3,15A. Então, este é um ponto de atenção. O que isto diz? Que a placa nova é mais potente. Como contornar isto? Com um transformador mais potente, capaz de fornecer maior corrente, e (talvez) com diodos mais robustos na ponte retificadora.
  • Outra providência é cortar o fornecimento de energia para o circuito amplificador original pra garantir total isolamento.
  • Desfazer o acoplamento do sinal da base de T302, para levá-lo à entrada da nova placa.
  • Retirar o alto-falante e conectá-lo na nova placa.
  • Blá, blá, blá... (tudo o que você já deve saber).

image.thumb.png.01be28592b585da20a347cb063694b09.png

@ohma única dúvida agora é oque precisa deixar conectado na fonte da caixa em relação à alimentação..

o @Edmilson Goncalves Preza pediu pra que eu cancelasse esses circuitos que estão marcado x…vc pode acrescentar mais alguma coisa?

Link para o comentário

11 minutos atrás, Testemusicasboas Teste disse:

a placa amplificadora montada ela trabalha com 125w em 8ohm…

Na realidade acredito que funcionando a tensão de 54 v deve chegar aos 45v, por isso 125w rms.

Pode usar a fonte original. Mas não chegará aos 180w. É normal fontes lineares de amplificadores flutuarem a tensão 

Link para o comentário

Remova a placa dos transistores de saída (a antiga).

Ali sairá à alimentação +B, -B e Gnd (três fios ) setas de cor azul. 

Se a placa do drive (que excita a saída) não estiver em curto, não precisa desconectar nada!

Por fim, desconecte o fio marcado com

X vermelho, ali é o áudio que entrará na placa amplificadora nova. 

IMG_3172.jpeg.f49d0d8b069281a43db7d8dad9855268.jpeg

Editado: por ohm
Link para o comentário

18 minutos atrás, Testemusicasboas Teste disse:

vendedor me confirmou que suporta 55v a placa…

Se ela suporta 55v em 8ohns, a potência que o alto falante irá “puxar” é bem maior que 100w. 

Você não prestou atenção na minha explicação do cálculo de potência. Talvez ficou confuso. 

Respondendo sua pergunta, as duas placas irá consumir a mesma potência 

Editado: por ohm
Link para o comentário

@ohm no caso eu quero saber qual das duas placas vai consumir menos corrente,ou seja qual das duas é mais indicada pra fonte n sofrer….

Agora, Testemusicasboas Teste disse:

@ohm no caso eu quero saber qual das duas placas vai consumir menos corrente,ou seja qual das duas é mais indicada pra fonte n sofrer….

Pois o único receio que eu tenho é de ter algum aquecimento…

Link para o comentário

@ohmComo você vê,a placa da primeira foto tem bias,e tem fusíveis de proteção…

a placa da segunda foto nada disso,o bias dela é feito de forma não manual?

a placa que tem fusível e bias é só um pouco mais cara,teria mais vantagem pegar ela?

IMG_2428.jpeg

IMG_2427.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário

6 horas atrás, ohm disse:

Se a placa do drive (que excita a saída) não estiver em curto, não precisa desconectar nada!

• Sugeri desconectar totalmente a amplificadora original porque, salvo engano, a placa nova é completa, e não apenas o estágio de saída.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...