Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Meu servidor só liga se tiver um monitor conectado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Tenho um Positivo H14BT58 velho, e decidi usá-lo como um servidor linux para rodar o docker e alguns scripts básicos, mas me deparei com um problema, esse meu notebook velho não tem tela, visto que ela quebrou e eu a removi e eu não tenho um monitor, pra instalar o Ubuntu Server eu tive que tirar a TV da sala e trazer para o quarto para poder instalar, aparentemente ele não inicializa no sistema operacional sem um monitor conectado visto que, quando clico no botão power, ele acende o led, mas o problema é que ao invés dele inicializar, ele simplesmente não inicia e quando eu dou um outro clique no botão power ele desliga o led, ele só liga da maneira normal se tiver um monitor conectado, não sei o que fazer, já procurei algo na BIOS que estivesse relacionado a isso, mas, como a BIOS dele é bem simples não há nenhuma opção que se relacione a esse problema.

Editado: por Huney Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2025 às 12:04, Huney Oliveira disse:

Tenho um Positivo H14BT58 velho, e decidi usá-lo como um servidor linux para rodar o docker e alguns scripts básicos, mas me deparei com um problema, esse meu notebook velho não tem tela, visto que ela quebrou e eu a removi e eu não tenho um monitor, pra instalar o Ubuntu Server eu tive que tirar a TV da sala e trazer para o quarto para poder instalar, aparentemente ele não inicializa no sistema operacional sem um monitor conectado visto que, quando clico no botão power, ele acende o led, mas o problema é que ao invés dele inicializar, ele simplesmente não inicia e quando eu dou um outro clique no botão power ele desliga o led, ele só liga da maneira normal se tiver um monitor conectado, não sei o que fazer, já procurei algo na BIOS que estivesse relacionado a isso, mas, como a BIOS dele é bem simples não há nenhuma opção que se relacione a esse problema.

Expandir  

Esse comportamento do seu notebook pode estar relacionado a algumas configurações de hardware ou limitações no sistema de inicialização. Aqui estão algumas soluções que você pode tentar:

1. Configuração de Inicialização sem Monitor na BIOS

Embora você tenha mencionado que a BIOS é simples e não encontrou uma opção relevante, algumas placas-mãe oferecem a configuração chamada "Headless Mode" ou algo semelhante, que permite que o sistema inicialize sem um monitor conectado. Certifique-se de procurar por qualquer configuração relacionada a "Display" ou "Monitor".

2. Conectar um Dummy Plug HDMI/VGA

Um "dummy plug" é um adaptador que engana o computador fazendo-o pensar que um monitor está conectado. Você pode adquirir um adaptador HDMI ou VGA dummy, que custa pouco, e conectá-lo à porta de vídeo do notebook. Isso pode resolver o problema de inicialização sem um monitor real.

3. Inicializar com um Monitor Temporariamente

Inicialize o notebook com a TV conectada e, depois que o sistema estiver em funcionamento, desconecte a TV. Isso permitirá que você acesse o sistema sem precisar de um monitor conectado após a inicialização inicial.

4. Modificar Configurações do Sistema

Uma vez que o sistema estiver inicializado, verifique se há alguma configuração no sistema operacional (Ubuntu Server) que pode ser ajustada para permitir a inicialização sem um monitor. Por exemplo, edite o arquivo de configuração do GRUB para desabilitar o framebuffer:

sudo nano /etc/default/grub

Altere a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT para incluir nomodeset, assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="nomodeset"

Salve o arquivo e atualize o GRUB:

sudo update-grub

5. Utilizar o SSH

Caso o notebook tenha inicializado corretamente e esteja na rede, mesmo sem um monitor, você pode acessá-lo via SSH a partir de outro dispositivo. Certifique-se de que o SSH está configurado e habilitado no Ubuntu Server.

Essas soluções devem ajudar você a fazer com que o seu Positivo H14BT58 inicialize.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...