Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HD Western Digital Caviar Blue WD5000AAKX / Duvida sobre componente na placa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Prezados possuo um HD da marca Western Digital modelo Caviar Blue WD5000AAKX o qual um componente da placa queimou e o HD parou de funcionar e de ser reconhecido pelo PC.

Esse componente está visualmente queimado mas não sei qual é com certeza esse componente para que possa iniciar a busca para substituí-lo.

Sei que se trata de um diodo SMB, TVS ou Schottky, mas queria saber a numeração.

Envio a imagem, da placa em questão com o componente em destaque na esperança que alguém possa me ajudar me fornecendo a numeração ou algum equivalente.

Desde já agradeço!!!

D_NQ_NP_2X_738208-MLB76905279140_062024-F.png

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Rods alterou o título para HD Western Digital Caviar Blue WD5000AAKX / Duvida sobre componente na placa

@marmotacju

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

É um diodo amigo, é comum queimar quando protege por algum problema na alimentação de energia. Pode tirar de qualquer outra placa de HD que tenha um do mesmo tamanho e trocar.

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa noite.

E vocês sabem que foi o primeiro que tentei, troquei seguindo a direção da polaridade do diodo mas o motor do HD não ligou.

Sei que o motor não está queimado porque já teste o mesmo e está OK.

A placa também não apresenta mais nenhum sinal de ter outro componente queimado.

Não sei o que pode ser.

Se não estivesse com muitos arquivos pessoais do meu filho nem estaria me importando em arrumar, mas no caso preciso colocar para funcionar para que ele possa recuperar o que precisa.

Editado: por marmotacju
Link para o comentário

@marmotacju ~e um diodo TVS. Ele faz a proteção na entrada do sistema de transientes.
Atenta que tem um especifico para cada tensao: um para linha de 12v e outro para a linha de 5v.
Verifica em que linha ele está. Estes diodos tem no Aliexpress.
Aqui eu nao achei. Voce pode pegar uma placa sucata de um HD de 3,5"(nao precisa nem ser o mesmo modelo) e testar o diodo da linha que voce precisa e ai substituir.
Atenta que se for o da linha de 12v so vais achar em placas de hd 3,5". O de 2,5"tem somente o de 5v, mas acho que ele é mais fraco que o usado no hd de 3,5".

Proximo a cada TVS tem um jumper smd. Eles muitas vezes morrem junto com o diodo, entao vale a pena olhar eles tambem.

Abraço.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...