Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony VGN com placa MBX 223, não carrega, só liga se jumpear p pq2.

Avalie este tópico:

tarcisoamaral

Posts em destaque

Olá pessoal, acho que chegou a hora de encontrar uma solução para esse problema. me parece ser de série e não consigo resolver de forma alguma.

Na maior parte desses sonys, quando está morto é porque o VIN está em curto e os fets P do ACDRV não chaveam...

Nesse caso não há curto, se eu faço um jump no Q2 (foto é do datasheet do componente.. identico ao esquema da palca.. somente serigrafia diferente) ná assimetrica não apresenta nenhum curto.. e o consumo é normal com a máquina ligada.

- Ainda não tive a oportunidade de trocar o charger.. um BQ24753a , primeiro quero a opinião de voces... na foto abaixo o Q1 e o Q2 tem o gate em comun.. de forma que chaveam juntos... ambos são do tipo P.. que no meu entender deveriam ligar com carga negativa... (me corrija se estiver equivocado)... o problema é que no chega + 19 conforme a foto... os fets estão bons (testados fora da placa).. o q1 chavea e deixa passar 19v .. e para no q2 (ambos tem 19v no gate).. não entendo porque 1 chavea e o outro não.. já que ambos tem o gate comum..

No meu caso tambem a máquina não liga na bateria... não carrega... e se injetar tensão depois do Q1 e Q2 o windows detecta a bateria mas diz tempo restante indeterminado e ao desconectar a fonte a máquina desliga...

Me parece algo bobo.. alguém pra acender uma velinha e dar uma luz na solução do problema...???

Grato!

bq24753.jpg.bacf996efcafe085033fb438ae292e13.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, você está se guiando pelo diagrama do BQ ou da placa MBX-223?

Nesta situação temos 3 opções.

1° ACDET está abaixo de 2,4V Provavelmente causado pelo divisor resistivo formado por PR13 e PR14;

2? ACOFF está em LOW PD19 faz a comunicação com o IO e a tensão de katodo de PD19 estiver baixar vai derrubar a linha ACOFF.

3° Problemas em PQ6 e PQ8 que fazem o chaveamento da etapa de charge.

Dificilmente seria problema no BQ, mas pode ser que ele esteja derrubando ACDET.

Quanto ao PQ1 chavear, se você reparar ele está polarizado diretamente então na realidade chaveando ele não está , mas como o seu diodo interno está polarizado diretamente ele vai conduzir. Note que ele é ligado de ao contrario de PQ2.

Valeu.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...