Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Nitro 5 AN517 / LA-K861P / Não carrega bateria

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Bom dia pessoal, estou com esta bucha na bancada que não sei mais o que fazer para resolver este BO. Máquina chegou ligando somente com a bateria e não reconhecia a fonte quando plugada. Analisando a placa notei que o PQB3 não chaveava e tinha tensão somente no drain. Removi a bateria e "forcei o chaveamento" e a máquina não ligou e o pwm do charge aqueceu, procurei por curtos e não achei nada, comprei o pwm novo e coloquei em cima e ao plugar a fonte e ligar, funcionou perfeitamente. Mas ai que vem o BO, ao plugar a fonte ela carrega por alguns segundos e para, as vezes volta carregar por alguns segundos e para de novo, algumas vezes removendo a fonte e plugando novamente ela carrega mas maioria das vezes para, o mosfet PQB3 abre, não fica chaveado. Troquei o PQB3, PQB4, PQB1, PQB2, PQB5, PQB6 pensando que poderia ser um defeito neles e nada. Nada resolve, troquei o pwm por de uma outra placa e nada, regravei bios (ja peguei alguns casos em que era bios) e não resolveu. PQB11 tem tensão de 2.67v no ACDET e no pino 6 do PWM. Não sei mais o que fazer para resolver este problema. Se alguém puder dar uma luz, agradeço muito! Se ficar um pouco difícil de entender eu tento explicar novamente.

Grato!charge.thumb.png.8d77e0c565d87d86b3004b00a41888b8.png

Editado: por Israel Lorandi
Postado
On 3/20/2025 at 11:58 AM, Israel Lorandi said:

Bom dia pessoal, estou com esta bucha na bancada que não sei mais o que fazer para resolver este BO. Máquina chegou ligando somente com a bateria e não reconhecia a fonte quando plugada. Analisando a placa notei que o PQB3 não chaveava e tinha tensão somente no drain. Removi a bateria e "forcei o chaveamento" e a máquina não ligou e o pwm do charge aqueceu, procurei por curtos e não achei nada, comprei o pwm novo e coloquei em cima e ao plugar a fonte e ligar, funcionou perfeitamente. Mas ai que vem o BO, ao plugar a fonte ela carrega por alguns segundos e para, as vezes volta carregar por alguns segundos e para de novo, algumas vezes removendo a fonte e plugando novamente ela carrega mas maioria das vezes para, o mosfet PQB3 abre, não fica chaveado. Troquei o PQB3, PQB4, PQB1, PQB2, PQB5, PQB6 pensando que poderia ser um defeito neles e nada. Nada resolve, troquei o pwm por de uma outra placa e nada, regravei bios (ja peguei alguns casos em que era bios) e não resolveu. PQB11 tem tensão de 2.67v no ACDET e no pino 6 do PWM. Não sei mais o que fazer para resolver este problema. Se alguém puder dar uma luz, agradeço muito! Se ficar um pouco difícil de entender eu tento explicar novamente.

Grato!charge.thumb.png.8d77e0c565d87d86b3004b00a41888b8.png

O ACDET nesse valor é em função do divisor de tensão ali presente. De acordo com o datasheet do BQ24781, para que o ACOK esteja presente, o valor do ACDT tem que ser maior que 2.4v e o VCC (carregador ou tensão da bateria) estiver acima do SRN e abaixo do ACOV (overvoltage 24v)

image.png.1a7fb8037d3602a58362e71dc561104a.png

image.png.7053d69a6faad93328ec02516c172626.png

Eu imagino o seguinte: se o problema agora é só não carregar a bateria (liga pelo carregador, liga pela bateria), confere o SMBus para ver se está havendo comunicação com a SIO. De cara, já confira se tem 3.3v nos terminais de BUS da bateria. Se não tiver, comece investigando por aí.

Postado (editado)
Em 20/03/2025 às 11:58, Israel Lorandi disse:

Troquei o PQB3, PQB4, PQB1, PQB2, PQB5, PQB6 pensando que poderia ser um defeito neles e nada. Nada resolve, troquei o pwm por de uma outra placa e nada,

Faltou testar com outra bateria confiável, se a bateria consome muita corrente de carga, o Charger desativa o carregamento.

Além disso, deves verificar os resistores de Shunt PRB3 e PRB19 e os resistores PRB8, PRB9, PRB24 e PRB26, alterações nesses resistores faz o Charger interpretar erroneamente o consumo e/ou a carga e entrando em proteção.

Alguns modelos de Acer Nitro usam carregador de 7 Amperes; esse usa de quantos Amperes, o que diz a etiqueta do note?

Editado: por py2eb
  • Joinha 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Desculpa a demora para retorno @Julius Rock e @py2eb.

Pois é, o que acontece, ele liga somente com fonte (sem bateria) e liga só com bateria. Plugar a fonte com bateria ele carrega e para ou nem começa carregar, ja fiz o teste assim: quando está com bateria e pluga a fonte, se ele reconhece a fonte eu tiro a bateria e dai a máquina desliga, que seria no momento que para de reconhecer a fonte. Eu não tenho osciloscópio ainda para conferir sinais SMBUS, será minha próxima aquisição. 

Fiz as medições nos pinos 3,4,5,6 do conector da bateria com ela plugada:

3- 3.28v
4- 3.28v

5- 0.15v

6- 0v

Sobre a fonte, indicação do notebook é fonte de 6.92A e a fonte é também de 6.92A (135W). Fico na dúvida sobre a bateria, o chaveamento do mosfet PQB3 fica oscilando com a fonte plugada. Até onde testei o desempenho da bateria em questão de duração, pelo hardware dela parece estar OK, agora se ela pode ter uma duração boa e um "consumo para carga" elevado fazendo desativar o carregamento, não consigo confirmar, vou ver se consigo uma para testes e farei também a verificação dos resistores Shunt.

image.thumb.png.7aae1f47a46f4af788f9a3eab8bbd776.png

• Joinha 1
Postado
37 minutes ago, Israel Lorandi said:

Desculpa a demora para retorno @Julius Rock e @py2eb.

Pois é, o que acontece, ele liga somente com fonte (sem bateria) e liga só com bateria. Plugar a fonte com bateria ele carrega e para ou nem começa carregar, ja fiz o teste assim: quando está com bateria e pluga a fonte, se ele reconhece a fonte eu tiro a bateria e dai a máquina desliga, que seria no momento que para de reconhecer a fonte. Eu não tenho osciloscópio ainda para conferir sinais SMBUS, será minha próxima aquisição. 

Fiz as medições nos pinos 3,4,5,6 do conector da bateria com ela plugada:

3- 3.28v
4- 3.28v

5- 0.15v

6- 0v

Sobre a fonte, indicação do notebook é fonte de 6.92A e a fonte é também de 6.92A (135W). Fico na dúvida sobre a bateria, o chaveamento do mosfet PQB3 fica oscilando com a fonte plugada. Até onde testei o desempenho da bateria em questão de duração, pelo hardware dela parece estar OK, agora se ela pode ter uma duração boa e um "consumo para carga" elevado fazendo desativar o carregamento, não consigo confirmar, vou ver se consigo uma para testes e farei também a verificação dos resistores Shunt.

image.thumb.png.7aae1f47a46f4af788f9a3eab8bbd776.png

Só para esclarecer:

1) Ele liga com a fonte plugada (sem bateria);

2) Ele liga na bateria (sem a fonte);

3) Não liga se a bateria e a fonte estivererem plugados

Procede?

Postado
20 minutos atrás, Julius Rock disse:

Só para esclarecer:

1) Ele liga com a fonte plugada (sem bateria);

2) Ele liga na bateria (sem a fonte);

3) Não liga se a bateria e a fonte estivererem plugados

Procede?

1 e 2 corretos o terceiro que altera.

3) Liga com bateria plugada e fonte plugada, porém utiliza somente a carga da bateria pois PQB3 fica oscilando entre chaveado e não chaveado (no caso fica oscilando entre 0v e 19v no source). Vou subir um vídeo para ficar melhor, neste caso do vídeo não chaveou mais...

• Joinha 1
Postado
2 hours ago, Israel Lorandi said:

1 e 2 corretos o terceiro que altera.

3) Liga com bateria plugada e fonte plugada, porém utiliza somente a carga da bateria pois PQB3 fica oscilando entre chaveado e não chaveado (no caso fica oscilando entre 0v e 19v no source). Vou subir um vídeo para ficar melhor, neste caso do vídeo não chaveou mais...

Eu lembro de ter visto num Dell ou HP (faz tempo isso) um comportamento parecido e que era por conta do "Smart Charging". Esse mecanismo fazia com que a bateria fosse carregada até uns 80% e, depois disso, ficava alternando entre a bateria e a fonte.

Entra na BIOS e confere se tem algo do tipo. Se tiver, habilita o modo de carregamento full.

Postado
2 horas atrás, Israel Lorandi disse:

Confere o diodo duplo PDB1

Postado (editado)
4 horas atrás, Israel Lorandi disse:

Sobre a fonte, indicação do notebook é fonte de 6.92A e a fonte é também de 6.92A (135W).

Testou com a fonte de bancada de 10A?

OU

Testou o carregador original com uma carga para ver se esta fornecendo os 6.92A devidos?

Em 23/03/2025 às 11:05, py2eb disse:

Além disso, deves verificar os resistores de Shunt PRB3 e PRB19 e os resistores PRB8, PRB9, PRB24 e PRB26, alterações nesses resistores faz o Charger interpretar erroneamente o consumo e/ou a carga e entrando em proteção.

Editado: por py2eb
Postado
7 horas atrás, Julius Rock disse:

Eu lembro de ter visto num Dell ou HP (faz tempo isso) um comportamento parecido e que era por conta do "Smart Charging". Esse mecanismo fazia com que a bateria fosse carregada até uns 80% e, depois disso, ficava alternando entre a bateria e a fonte.

Entra na BIOS e confere se tem algo do tipo. Se tiver, habilita o modo de carregamento full.

Irei dar uma conferida

6 horas atrás, py2eb disse:

Testou com a fonte de bancada de 10A?

OU

Testou o carregador original com uma carga para ver se esta fornecendo os 6.92A devidos?

Diodo PDB1 Já foi substituído, posso verificar novamente, não custa.
Referente a fonte, fonte de bancada a minha vai até 5.1A e fazendo o teste com ela, ele não tem sinal de ADAPDET e não liga com fonte. Mas para descargo fui em um colega que possui outros Nitros e testei a bateria e outra fonte de uma máquina 100% funcional (mesma bateria e fonte) e o problema foi exatamente o mesmo, ainda não consegui testar os resistores Shunt, mas logo farei a verificação.

Postado
8 horas atrás, Israel Lorandi disse:

Referente a fonte, fonte de bancada a minha vai até 5.1A e fazendo o teste com ela, ele não tem sinal de ADAPDET e não liga com fonte

E só aterrar o pino 4 (ADAPDET) do PJP101

• Joinha 1
Postado

@py2eb @jpb.2013

Vamos lá, estou fazendo aos poucos esta máquina, mas logo terei que devolver se não der certo.

Segue as medições dos resistores (não removi eles do circuito)
PRB3 -> 0 Ohms

PRB8 -> 0 Ohms

PRB9 -> 0 Ohms

PRB19 -> 0 Ohms

PRB24 -> 10 Ohms

PRB26 -> 10 Ohms

Sobre o S I/O, para não ter nenhum tipo de problema, gravei a firmware em outro ENE e coloquei em cima e exatamente mesmo problema.

@AMDRÔMEDA Medições do sinal ACDET do PQB11, dreno sempre 2.59v já o gate, quando pluga a fonte da um pico de 5.89v e depois zera, mesmo quando fica oscilando como no vídeo, fica sempre zerado o gate, só da aquele pico de 5.89v 1x.

Postado

ACDRV: Saída da bomba de carga para acionar o MOSFET de canal N de entrada do adaptador (ACFET) e o MOSFET de canal N de bloqueio reverso (RBFET). A tensão do ACDRV é 6 V acima do CMSRC quando o ACOK está ALTO.

Como este pino ACDRV deve estar oscilando, para que o mosfet de entrada  PQB3 desligue e ligue, precisa verificar se o ACOK está sempre em nível alto ou oscila também. 

• Joinha 1
Postado
5 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

ACDRV: Saída da bomba de carga para acionar o MOSFET de canal N de entrada do adaptador (ACFET) e o MOSFET de canal N de bloqueio reverso (RBFET). A tensão do ACDRV é 6 V acima do CMSRC quando o ACOK está ALTO.

Como este pino ACDRV deve estar oscilando, para que o mosfet de entrada  PQB3 desligue e ligue, precisa verificar se o ACOK está sempre em nível alto ou oscila também. 

ACOK Fica em 3.30v quando PQB3 desliga ele baixa para 3.29v é única oscilada que aparece

• Joinha 1
Postado
34 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Ok. E as tensões em PRB19? Pode medir e passar aí?

PRB19 14.80v mesmo quando reconhece a fonte e quando o PQB3 desliga, mesma tensão sempre. Uma coisa que a máquina está fazendo que não mostrou no vídeo, é que quando ela para de reconhecer a fonte ela fica piscando o led laranja e azul, como se estivesse com a máquina ligada e acabando a bateria.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...