Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo / Motion gray q4128c-s / Não é possível formatar

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom feriado! 

Estou com o notebook mencionado para formatar, tentei fazer uma formatação "limpa" visto que é o que normalmente faço e da menos problema que a normal, porém dessa vez veio um aprendizado (hahaha). Tentando excluir, limpar ou criar novas partições na unidade 0 simplesmente não funciona de forma nenhuma. Tentei realizar todos os comandos básicos de diskpart e a criptografia bitlocker barrava; abri utilizando ubuntu e consegui remover o bitlocker (pelo menos a mensagem dele) e limpar a partição (antes ela estava cheia, agora ela tem 100% espaço livre) e mesmo assim não funcionou. Nesse momento o diskpart até limpava mas tentando realizar qualquer coisa as partições retornavam.

Descobri que o armazenamento nesse notebook era realizado por algo parecido com um cartão de memória soldado na placa (emmc) o que impossibilita qualquer troca pra mim. Acessando a BIOS e pesquisando descobri que faltavam algumas opções como "chipset", que seria onde eu poderia desativar a "emmc write protection" para então prosseguir com a formatação. Minha ideia atual era conseguir o arquivo de Bios com a opção "chipset" para atualizar (torcendo pra não brickar) e poder finalmente proceder.

No site da positivo não há o firmware e entrando em contato com o suporte eles dizem não ter para enviar também.

Postado
Em 01/05/2025 às 10:32, nuneseck disse:

Bom feriado! 

Estou com o notebook mencionado para formatar, tentei fazer uma formatação "limpa" visto que é o que normalmente faço e da menos problema que a normal, porém dessa vez veio um aprendizado (hahaha). Tentando excluir, limpar ou criar novas partições na unidade 0 simplesmente não funciona de forma nenhuma. Tentei realizar todos os comandos básicos de diskpart e a criptografia bitlocker barrava; abri utilizando ubuntu e consegui remover o bitlocker (pelo menos a mensagem dele) e limpar a partição (antes ela estava cheia, agora ela tem 100% espaço livre) e mesmo assim não funcionou. Nesse momento o diskpart até limpava mas tentando realizar qualquer coisa as partições retornavam.

Descobri que o armazenamento nesse notebook era realizado por algo parecido com um cartão de memória soldado na placa (emmc) o que impossibilita qualquer troca pra mim. Acessando a BIOS e pesquisando descobri que faltavam algumas opções como "chipset", que seria onde eu poderia desativar a "emmc write protection" para então prosseguir com a formatação. Minha ideia atual era conseguir o arquivo de Bios com a opção "chipset" para atualizar (torcendo pra não brickar) e poder finalmente proceder.

No site da positivo não há o firmware e entrando em contato com o suporte eles dizem não ter para enviar também.

tentou fazer uso do ERD commander ou pelo WinPE??? já tivemos este problema aqui e só conseguimos resolver pelo WinPE, mas tem que remover a bateria de Backup da placa senão não resolve nada ok.

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Postado
Em 03/05/2025 às 08:52, Maru disse:

tentou fazer uso do ERD commander ou pelo WinPE??? já tivemos este problema aqui e só conseguimos resolver pelo WinPE, mas tem que remover a bateria de Backup da placa senão não resolve nada ok.

Boa Sorte    :)

Achei que tinha respondido mas conferindo agora vi que não postei haha xD

Sim, tentei usar HDDLLF pelo WinPE e mexer direto no gerenciamento de disco mas não resolveu. O procedimento pra remoção da bateria seria muito complicado? É remover e tentar novamente, isso? 

2 horas atrás, mail.ademir disse:

@nuneseck 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Eu não consigo baixar o arquivo 🥲 segui os passos de criar um tópico por isso também

• Joinha 1
Postado
Em 06/05/2025 às 21:36, mail.ademir disse:

@nuneseck Te ajudei com um joinha amigo. Agora é só seguir o passo a passo para adquirir acesso ao download.
Qualquer dúvida, leia as informações disponíveis deste link:

Obrigado! Vou atrás de tentar utilizar alguma das bios disponibilizadas aqui e depois volto pra contar se deu certo.

Postado

Foi difícil achar uma maneira de formatar esse notebook, até que seguindo esses procedimentos eu consegui.

1)Crie um pendrive de boot com o Rufus para formatar em modo UEFI e usando partição GPT (ele só sobe windows 10 ou 11 assim).

2)entra no menu da bios, vá em Advanced > Trusted Computing > Security Device Support (altere para disable).

3)ainda no menu da bios, vá em Chipset > South Bridge > LPSS & SCC Configuration > eMMC Write Protect (altera para disable).

4)ainda no menu da bios, vá em security > secure boot (altera para disable) e Secure Boot Mode (mude para custom). 

Salve as configurações e reinicie o notebook.

Após isso, você deve conseguir deletar as partições e fazer a instalação do Windows normalmente, sem precisar de regravar bios. 

Ps: esse procedimento serve para qualquer notebook da Positivo que usa placa de tablet (Q232, Q464, Q4128, etc)

• Legal 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...