Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida C3tech- dsa-500ve = queimando mosfet

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá a todos, quem puder me ajudar, agradeço. Estou com a fonte, já fiz de tudo e não consigo achar o problema,  ela tem os 5vsb mas quando vou tentar ligar ela, um dos mosfets queima na lâmpada série. Sempre o que fica próximo ao diodo, o outro está top. Tentei 6r165p e scef20n60 mas queimam sempre o que fica próximo ao diodo.

Alguém tem uma ideia? Pelo que entendi, são acionados juntos por um único pulso, tudo certo com eles, mas esse que queima, uma das pernas do transistor driver vai para o photoacoplador, conferi e está bom.

Postado

Bom dia amigo, vc está com um problema semelhante ao meu, já peguei casos assim que foi preciso substituir resistores que ficam ligados ao mosfet, no meu caso já fiz isso e não deu certo. Não sei se vc fez essa medição, geralmente um resistor aberto. Caso já tenha feito, o próximo passo deve ser igual que vou tentar realizar que é substituir o CI gerenciador PWM.

Postado
Agora, caira_apo2212 disse:

Bom dia amigo, vc está com um problema semelhante ao meu, já peguei casos assim que foi preciso substituir resistores que ficam ligados ao mosfet, no meu caso já fiz isso e não deu certo. Não sei se vc fez essa medição, geralmente um resistor aberto. Caso já tenha feito, o próximo passo deve ser igual que vou tentar realizar que é substituir o CI gerenciador PWM.

Só para deixar mais claro a repostas, as vezes que substitui o resistor, e era ele, o reparo deu certo e a fonte voltou a funcionar. Hoje estou com duas fontes na bancada de modelos diferentes que estão fazendo a mesma coisa, só que uma delas o caso é parecido como seu, o mosfet proximo ao diodo está queimando, como estou sem mosfets no momento para testar deixei ela um pouco parada, mas se tiver como, tenta substituir o CI após realizar medições nos componentes passivos proximo aos mosfets.

Postado
31 minutos atrás, caira_apo2212 disse:

Só para deixar mais claro a repostas, as vezes que substitui o resistor, e era ele, o reparo deu certo e a fonte voltou a funcionar. Hoje estou com duas fontes na bancada de modelos diferentes que estão fazendo a mesma coisa, só que uma delas o caso é parecido como seu, o mosfet proximo ao diodo está queimando, como estou sem mosfets no momento para testar deixei ela um pouco parada, mas se tiver como, tenta substituir o CI após realizar medições nos componentes passivos proximo aos mosfets.

Sim, pensei nisso... No começo dos testes fiz com mosfets 6r165p com terminais pequenos, fiz uma adequação para prender no dissipador e funcionou. Mas quando chegou os novos mosfets, percebi que o resistor de 10r desse mosfet(que sempre queima) estava solto, ressoldei e aí começou os problemas...

Troquei os resistores e conferi os drivers e estava tudo normal e sem fuga. Já tinha ressoldado a placa do CI oscilador antes do primeiro teste. É muito estranho só este mosfet queimar e em poucos segundos, também não parti a fonte neste teste.

Tenta fazer no seu retirando esse resistor de 10r pra ver se parti. Eu só comprei os mosfets pois no primeiro teste ela funcionou, mas com apenas um deles pois não tinha visto que o outro está sem pulso no gate(resistor solto).

Postado
53 minutos atrás, lauroms1379 disse:

Sim, pensei nisso... No começo dos testes fiz com mosfets 6r165p com terminais pequenos, fiz uma adequação para prender no dissipador e funcionou. Mas quando chegou os novos mosfets, percebi que o resistor de 10r desse mosfet(que sempre queima) estava solto, ressoldei e aí começou os problemas...

Troquei os resistores e conferi os drivers e estava tudo normal e sem fuga. Já tinha ressoldado a placa do CI oscilador antes do primeiro teste. É muito estranho só este mosfet queimar e em poucos segundos, também não parti a fonte neste teste.

Tenta fazer no seu retirando esse resistor de 10r pra ver se parti. Eu só comprei os mosfets pois no primeiro teste ela funcionou, mas com apenas um deles pois não tinha visto que o outro está sem pulso no gate(resistor solto).

Se estas a queimar o que esta ao lado do diodo, verifique se o mesmo não esta em curto ou aberto levando a queima deste Mosfet ou algo nesta linha que alimenta esta Mosfet ok. Sempre trocamos os óbvios e esquecemos dos adjacentes, e acho que este é o seu caso. remova o Mosfet e teste tudo nesta linha e só depois remonte tudo e teste.

Boa sorte    :)

Postado
2 horas atrás, Maru disse:

Se estas a queimar o que esta ao lado do diodo, verifique se o mesmo não esta em curto ou aberto levando a queima deste Mosfet ou algo nesta linha que alimenta esta Mosfet ok. Sempre trocamos os óbvios e esquecemos dos adjacentes, e acho que este é o seu caso. remova o Mosfet e teste tudo nesta linha e só depois remonte tudo e teste.

Boa sorte    :)

Tu tem razão, eu só coloquei o outro pois no primeiro teste funcionou mas o bendito resistor tava solto, por isso não manifestou o defeito de primeira. Já foi dois mosfets desde então. Estou as escuras pois estou sem esquema e tenho que retirar a placa do oscilador pra entender o que está ruim. Vou analisar tudo e retorno com os resultados.

Postado
9 minutos atrás, lauroms1379 disse:

Tu tem razão, eu só coloquei o outro pois no primeiro teste funcionou mas o bendito resistor tava solto, por isso não manifestou o defeito de primeira. Já foi dois mosfets desde então. Estou as escuras pois estou sem esquema e tenho que retirar a placa do oscilador pra entender o que está ruim. Vou analisar tudo e retorno com os resultados.

estamos no aguardo.

Postado
24 minutos atrás, lauroms1379 disse:

Bem, o problema é o esquema, pois na maioria dos caso e modelos de fontes eles não existem, é a tentativa e erro para que se possa chegar ao ponte de equilíbrio e as coisas funcionarem como é devido Paciência e se vai ao longe meu nobre, precisando grita ai e veremos se conseguimos lhe ajudar ok.

Boa Sorte    :)

• Legal 1
Postado
4 horas atrás, Maru disse:

Bem, o problema é o esquema, pois na maioria dos caso e modelos de fontes eles não existem, é a tentativa e erro para que se possa chegar ao ponte de equilíbrio e as coisas funcionarem como é devido Paciência e se vai ao longe meu nobre, precisando grita ai e veremos se conseguimos lhe ajudar ok.

Repassando, eu conferi os transistores e ficaram alterados mas agora que vi me orientando por outro esquema que era pra ser q7 npn e q8 pnp, só que os dois eram npn... Trocados, agora tenho tensão de 8vdc no coletor do q7.

Estou me orientando pelo esquema abaixo, bem parecido com essa fonte. Mas será que está certo isso? Alguém pegou essa fonte com dois transistores npn?

20161017075539_usp12_20161017_FSP350-60APN.png

Postado

Depende muito de fabricante para fabricante, de montadoras para montadores e de técnico para técnico reparador, não se tem bem uma regra, mas o que rege é o projeto em sim. Quanto a esquema é raro achar um que realmente tenha sido construído para o modelo em questão, pois geralmente é segredo industrial, e o que de vez em quando achamos pela Net é em decorrência de algum colega que tenha feito a engenharia reversa de um modelo e disponibilizou. Quanto a ideia de tentar seguir é uma solução pois lhe ajuda a entender como ela funciona e como a energia que por ela passa sofre as interferências do circuito ok, Mas não se pode seguir rigorosamente a risca é um paliativo que poderá lhe dar um norte a seguir tá

Postado (editado)

Nobre, retornando com a minha ultima descoberta e adivinha, trocamos o TL494 e nada, só depois de trocar o PS223 é que a fonte voltou a partir, agora bora lá para fazer testes de durabilidade utilizando uma carga eletrônica e avaliar seu desempenho no geral.

Mas ainda com falha no  volts SB, esta com 9,5V muito acima, agora o problema é outro. kkkk

Editado: por Maru
Postado
1 hora atrás, Maru disse:

Nobre, retornando com a minha ultima descoberta e adivinha, trocamos o TL494 e nada, só depois de trocar o PS223 é que a fonte voltou a partir, agora bora lá para fazer testes de durabilidade utilizando uma carga eletrônica e avaliar seu desempenho no geral.

Mas ainda com falha no  volts SB, esta com 9,5V muito acima, agora o problema é outro. kkkk

Nada como uns resistores trocados não resolva...

Postado
7 minutos atrás, lauroms1379 disse:

Nada como uns resistores trocados não resolva...

esta fonte é muito chata de lidar, tudo muito amontoado e ruim de mexer, terei de tirar os transistores junto com o dissipador para poder ter acesso aos resistores do 5SB. No final o que se recebe por esta manutenção será irrisório , pois a dor de cabeça que dá é pra acabar.

• Joinha 1
Postado

Depois de colocar os mosfets, com uma lâmpada começou a piscar a lâmpada, desliguei e coloquei a segunda lâmpada e agora quando habilita o clock, fica a lâmpada acesa. Não é normal isso... Mas tenho 5vsb estabilizado agora.

20250602_105151.jpg

Postado
3 minutos atrás, Maru disse:

esta fonte é muito chata de lidar, tudo muito amontoado e ruim de mexer, terei de tirar os transistores junto com o dissipador para poder ter acesso aos resistores do 5SB. No final o que se recebe por esta manutenção será irrisório , pois a dor de cabeça que dá é pra acabar.

Sim, realmente... Mas aqui na região, não tem pra onde correr, tudo caro e as fontes porcarias, mas porcarias estão... Está é uma das meia-bocas mais resistentes que já vi.

Postado
3 horas atrás, lauroms1379 disse:

Sim, realmente... Mas aqui na região, não tem pra onde correr, tudo caro e as fontes porcarias, mas porcarias estão... Está é uma das meia-bocas mais resistentes que já vi.

Pois é, isto é uma verdade, a que estou mexendo removi muitas coisas e ainda não achei o responsável por gerar os 5VSB ainda.

Soqueteie o TL494 para facilitar futura troca, e removi alguns resistores que estavam um pouco escuros e outros para ver se achava o problema e nada ainda.

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_32.33_5a07d6cc.thumb.jpg.17c03f25f485add909ddca5a7f97488a.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_32.56_81edae2f.thumb.jpg.ddef151cb876de493d4beebf7634944f.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_33.37_68ea2b3d.thumb.jpg.e19044298b1a9a3664d02194eb1ac74c.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_33.56_e4e170ba.thumb.jpg.52942174b541f2e20bf68234e6315214.jpg

Até os SMD's verifiquei todos e os capacitores e diodos do lado cobreado e nada ainda de aparecer os 5VSB.

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_34.29_b3bac8c2.thumb.jpg.7e9453c80b8fc04b75463dc4aed89473.jpg

Tá difícil. kkkk já cansei com ela .kkkk

Postado

Pois é, isto é uma verdade, a que estou mexendo removi muitas coisas e ainda não achei o responsável por gerar os 5VSB ainda.

Soqueteie o TL494 para facilitar futura troca, e removi alguns resistores que estavam um pouco escuros e outros para ver se achava o problema e nada ainda.

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_32.33_5a07d6cc.thumb.jpg.17c03f25f485add909ddca5a7f97488a.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_32.56_81edae2f.thumb.jpg.ddef151cb876de493d4beebf7634944f.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_33.37_68ea2b3d.thumb.jpg.e19044298b1a9a3664d02194eb1ac74c.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_33.56_e4e170ba.thumb.jpg.52942174b541f2e20bf68234e6315214.jpg

Até os SMD's verifiquei todos e os capacitores e diodos do lado cobreado e nada ainda de aparecer os 5VSB.

ImagemdoWhatsAppde2025-06-02(s)14_34.29_b3bac8c2.thumb.jpg.7e9453c80b8fc04b75463dc4aed89473.jpg

Que isso, o 5vsb é bem simples, ou é originado pelo ci(tl494 não faz isso), diodo zener é resistores, tl431 e foto acoplador.

No meu caso o 5vsb vem da parte primária, vindo do trafo pequeno, tensão regulada pelo U5 que é um photoacoplador.

Postado

Estou com outro sintoma...

Achei o diodo do PFC em curto onde não estava. Trocado e agora com a lâmpada teste fica piscando como se tivesse disparando com alta carga, com três lâmpadas e mesmo assim acende elas e piscando, mas dá um pulso no secundário e cai, fora um barulho estranho de ruído de alta frequencia.

Alguém tem alguma ideia do que seja?

Postado

Pelo que vi aqui, o 5vsb vem direto do trafo, certo que tem um photoacoplador. Confere ele, se tiver um tl431, suspeite dele, se possível, troque direto da sucata.

Postado
11 horas atrás, lauroms1379 disse:

Que isso, o 5vsb é bem simples, ou é originado pelo ci(tl494 não faz isso), diodo zener é resistores, tl431 e foto acoplador.

No meu caso o 5vsb vem da parte primária, vindo do trafo pequeno, tensão regulada pelo U5 que é um photoacoplador.

O que mais esta me intrigando é que fiz a troca do TL494 e ela funcionou sem os 5VSB, desliguei e fui a procura de um possível componente com fuga ou queimado, pois em vez de ter os 5VSB eu tinha 9,86VSB, troquei mais dois resistores e agora ela voltou a não ligar mais, e novamente fiz a troca do TL494 e ligou acho que ainda tem mais coisas erradas nesta fonte.

Postado (editado)
11 horas atrás, lauroms1379 disse:

Pelo que vi aqui, o 5vsb vem direto do trafo, certo que tem um photoacoplador. Confere ele, se tiver um tl431, suspeite dele, se possível, troque direto da sucata.

Fiz a troca do TL431 e mesmo assim nada, não tenho curto em nada nesta placa, testei tudo, removi tudo o que eu podia e não achei curto algum em lugar nenhum, ou os TL494 são falsificados, ai complica tudo, e não mexi ainda no photoacoplador, este foi o único que não mexi ou troquei para os testes na bancada, estranho que ela liga, não gera os 5VSB, mas funciona, se interferir em qualquer parte do circuito ela não liga mais nada, tô perdidão com esta fonte.

Editado: por Maru
Postado
Em 03/06/2025 às 07:03, Maru disse:

Fiz a troca do TL431 e mesmo assim nada, não tenho curto em nada nesta placa, testei tudo, removi tudo o que eu podia e não achei curto algum em lugar nenhum, ou os TL494 são falsificados, ai complica tudo, e não mexi ainda no photoacoplador, este foi o único que não mexi ou troquei para os testes na bancada, estranho que ela liga, não gera os 5VSB, mas funciona, se interferir em qualquer parte do circuito ela não liga mais nada, tô perdidão com esta fonte.

Uai, não pode... sem o 5vsb não funfa... Não era 9vdc que tu achou antes? Se for, é um problema de regular a tensão, se trocou o tl431, tem que ver se o photoacoplador está bom ou outro ponto depois dele.

8 horas atrás, caira_apo2212 disse:

Se vc tiver osciloscópio, tenta verificar como estão os pulsos nos gates do mosfets, dependendo de como estiver vc já pode dar mais atenção ao PWM gerenciador.

Estranho que ele dá pulso e para...

Postado
2 horas atrás, lauroms1379 disse:

Uai, não pode... sem o 5vsb não funfa... Não era 9vdc que tu achou antes? Se for, é um problema de regular a tensão, se trocou o tl431, tem que ver se o photoacoplador está bom ou outro ponto depois dele.

Estranho que ele dá pulso e para...

Não estou com elas na bancada agora, pois entrou três desfibriladores e um cardio versor para manutenção e estes tem prioridade na reparação, ainda não terminei com as fontes, mas assim que eu puder volta nelas para dar continuidade ok Mas só para lembrar que o unico que não foi removida da placa foi o fotoacoplador das duas ok

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...