Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ACER NITRO 5 - GH51M LA-K861P rev. 1B - Não Liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Estou com um notebook Acer Nitro 5 AN515-55 que apresenta o seguinte problema: o LED azul acende e há tentativa de inicialização, mas o equipamento não liga completamente. Já verifiquei as tensões +19VB e VCC, que estão presentes.

Observei que o CI PWM (PUZ1) aquece um pouco, embora não a ponto de causar queimaduras ao toque — infelizmente, meu termômetro está inoperante, então não consigo medir a temperatura exata.

Diante disso, gostaria de saber: o ideal seria substituir o CI PWM (ainda não tenho um disponível para testes), ou existe a possibilidade de algum outro componente estar provocando esse aquecimento anormal na PWM?

Postado
Em 26/08/2025 às 21:26, Alexandre fonseca Brito disse:

Estou com um notebook Acer Nitro 5 AN515-55 que apresenta o seguinte problema: o LED azul acende e há tentativa de inicialização, mas o equipamento não liga completamente. Já verifiquei as tensões +19VB e VCC, que estão presentes.

Observei que o CI PWM (PUZ1) aquece um pouco, embora não a ponto de causar queimaduras ao toque — infelizmente, meu termômetro está inoperante, então não consigo medir a temperatura exata.

Diante disso, gostaria de saber: o ideal seria substituir o CI PWM (ainda não tenho um disponível para testes), ou existe a possibilidade de algum outro componente estar provocando esse aquecimento anormal na PWM?

Tem que fazer uma analise minuciosa antes de fazer qualquer intervenção na placa:

1- ligar o note na fonte de bancada e começar com uma tensão baixa e ir subindo devagar(não ultrapassar os 19v) para ver se não tem consumo excessivo

2- ir desconectando os periféricos um a um e testando se o note muda o sintoma

3- retirar a placa mãe e verificar visualmente para encontrar possíveis defeitos, oxidação, componente torrado, componente com cor alterada, manchas de liquido na placa, componente quebrado 

4- verificar com multímetro possíveis curto, começando nos indutores maiores depois capacitores(esse note é campeão em curto no chip gráfico e ou no processador)

5- alimentar a placa e verificar quais indutores tem tensão  

a partir desses testes tomar a decisão correta.

• Joinha 1
Postado
11 horas atrás, Donini II disse:

Tem que fazer uma analise minuciosa antes de fazer qualquer intervenção na placa:

1- ligar o note na fonte de bancada e começar com uma tensão baixa e ir subindo devagar(não ultrapassar os 19v) para ver se não tem consumo excessivo

2- ir desconectando os periféricos um a um e testando se o note muda o sintoma

3- retirar a placa mãe e verificar visualmente para encontrar possíveis defeitos, oxidação, componente torrado, componente com cor alterada, manchas de liquido na placa, componente quebrado 

4- verificar com multímetro possíveis curto, começando nos indutores maiores depois capacitores(esse note é campeão em curto no chip gráfico e ou no processador)

5- alimentar a placa e verificar quais indutores tem tensão  

a partir desses testes tomar a decisão correta.

Perfeita mensagem. Não tenho consumo excessivo, fiz vários testes sem periféricos conectados, visualmente não tem componentes com defeitos.
Um ponto que me chamou atenção é que ele as vezes liga, mas não tenho tensões para a CPU, mosfets não estão em curto (tenho os 19v no drain, mas nada no UGATE e LGATE).

Postado

ola amigo como diz o ditado vc esta colocando carroça na frente dos bois, vc tem que seguir a sequencia de funcionamento da placa pra diagnosticar o defeito e assim q vc encontrar a falha ai vc analiza o ci responsavel ( mais nen sempre a falha e no proprio ci pode ser um passo atras ou a frente).

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.