Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Valores mais usados em Bobinas e Capacitores SMD

Avalie este tópico:

rbmoreira

Posts em destaque

Pessoal,  tenho visto alguns esquemas onde não informa os valores de bobinas,  qual seria os valores mais usados em capacitores e bobinas smd 0402/0603/0805 para fazer aquisição e deixar de reserva ?

Bobina pode usar qualquer uma desde que o tamanho seja compativel? ou precisa ser o valor certinho?

isso segue no mesmo padrão dos capacitores ceramicos smd ?

vlw

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SE forem indutores de pwm (bobinas grandes das fontes chaveadas), coloque igual.

para as SMD, geralmente nao são tao criticas.Coloco qualquer uma e sempre obtive bons resultados.É interessante a  interpretacao do circuito eletrico, para que se possa ter saber se pode trocar por qualquer uma ou nao.(

Link para o comentário

Amigo Vap, me desculpe, mas você esta errado!

Todas as bobinas do notebook, são do tipo SMD, e para qualquer caso, principalmente para as que formam parte de uma fonte chaveada, seu valor é critico sim!!

Este valor esta calculado para cada caso, e se observar os datasheets de alguns steep-dawn poderá ver como e porque se chaga a um determinado valor para cada indutor!!

Com certeza absoluta não pode ser colocada qualquer uma, e a interpretação do circuito nada tem haver com isto, o que vale neste caso é conhecer os parametros de tensão, corrente, riplle, etc para os quais a fonte foi projetada!! (fonte da qual esta bobina faz parte)

Link para o comentário

Nem todas as b

Amigo Vap, me desculpe, mas você esta errado!

Todas as bobinas do notebook, são do tipo SMD, e para qualquer caso, principalmente para as que formam parte de uma fonte chaveada, seu valor é critico sim!!

Este valor esta calculado para cada caso, e se observar os datasheets de alguns steep-dawn poderá ver como e porque se chaga a um determinado valor para cada indutor!!

Com certeza absoluta não pode ser colocada qualquer uma, e a interpretação do circuito nada tem haver com isto, o que vale neste caso é conhecer os parametros de tensão, corrente, riplle, etc para os quais a fonte foi projetada!! (fonte da qual esta bobina faz parte)

Nem todas as bobinas usadas em notebooks são smd. Concordo com o vap que as mais críticas são os filtros dos PWMś. Procuro trocar por bobinas de circuitos semelhantes. Quem trabalha com recuperação de placas tem que ter MUITA sucata.
Link para o comentário

SMD (surface-mount device) dispositivo de montagem superficial..

Qual a bobina do tipo convencional no notebook moderno?

para min, todas são soldadas superficialmente? e por isso.. SMD

Há modelos mais antigos com bobinas convencionais.. mas para o assunto do tópico o tipo de componente não faz a menor diferença..

Quanto a questão criticas ou não.. se sua inductância não fosse importante, para que há valores diferentes? o projetista colocaria qualquer uma, verdade?

Concordo com você.. quem trabalha com manutenção, tem que ter muita sucata.. justamente para poder nela procurar os valores de indutores que correspondam com o original antes de substituir por qualquer coisa (isto vale tanto para indutores quanto para capacitores, transistores, diodos, e qualquer componente..)

Link para o comentário

• 5 anos depois...
  • 3 meses depois...

Galera, só pra esclarecer um pouco, cada bobina tem um calculo e especificação (nao sou nem engenheiro nemk formado em eletronica, conclui isso depois de ver o link que vou deixar aqui). Eu nao sei se vc conseguindo medir bobinas num medidor algumas semlhantes podem ser encontradas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

6 minutos atrás, adriano.tech disse:

veja na sucata se tem bobinas de circuitos semelhantes 

Adriano, por falar nisso, eu me deparei com uma bobina q preciso substituir aqui e nao tenho sucata. Sera q vc teria ai? a referencia dela é r10 335 22p (serigrafado em cima dela) e no esquema eletrico IND-D1UH-26. Vc teria ai? estou disposto a comprar. Obrigado!

Link para o comentário

2 minutos atrás, Sergio Salvador disse:

Adriano, por falar nisso, eu me deparei com uma bobina q preciso substituir aqui e nao tenho sucata. Sera q vc teria ai? a referencia dela é r10 335 22p (serigrafado em cima dela) e no esquema eletrico IND-D1UH-26. Vc teria ai? estou disposto a comprar. Obrigado!

vou verificar aqui pera.

Link para o comentário

• 8 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...