Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido TV TCL 55P755 / 40-TC80T6-MAB2HG / Liga e sai som mas sem imagem (transistor queimado)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Como descrito a TV está ligando e saindo som, porém não sai imagem. Tem um transistor que torrou e não dá nem pra saber o que era olhando ele. Por sorte achei o manual, temos aqui no fórum também, e nele encontrei o componente

Se trata do QDX1, vou deixar imagens da placa anexada.

Este transistor em si é o 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 do tipo NPN.

Tenho várias placas aqui porém está difícil achar um transistor para substituir. O mais perto que encontrei (acredito eu) foi o  que também é NPN.

Posso substituir por ele sem medo ou não seria o recomendável?

Uma coisa que notei é que essa placa tem uma variação, esse circuito é o da parte da TCON, porem em algumas placas é diferente dessa minha. Por exemplo, o chip UDX1 da minha é um de 72 pinos, já no esquema ou tem mais ou tem menos, mas aparentemente o dessa placa seria o primeiro modelo deste esquema. 
Tem mais um detalhe, o QDX2 () está apresentando continuidade com o GND, o que acredito eu que não deveria ocorrer...essa parte estou analisando, primeiro queria saber sobre o transistor do QDX1.

a1.jpg

a2.jpg

Editado: por MJVFC
Postado

Sobre o QDX2 o S dele apresenta continuidade, tirei os dois resistores que estão ligados a ele e sumiu a continuidade.

Tirei ele da placa e acredito estar chaveando corretamente. Quando coloco a ponta preta no D e encosto a ponta vermelha no G ele aciona o S. Se faço o contrário com o D e G ele desarma o S, então acho que está chaveando corretamente.

Ambos resistores estão OK também. Acredito que quando ligar a placa o G do mosfet vai ser acionado e vai liberar tensão no S, assim some a continuidade nesse momento pois a linha foi alimentada, então por hora vou considerar que esse transistor não tem defeito...

OBS.: eu tinha suspeita nele pois ele "conversa" com o transistor que queimou. O coletor do que queimou vai no D dele.

Postado
16 minutos atrás, MJVFC disse:

Alguém consegue dar um help sobre esse transistor? Posso fazer essa troca ou seria melhor achar um igual?

Oi. Pelo que vi aqui dos datasheets não dá pra substituir. o original é de 2A e esse outro aí é para 200mA

• Joinha 1
Postado

@AMDRÔMEDA @elias.girardi Em ambos datasheet tem a informação que o "Marking" vai ser "ZE", neste caso seria a informação que vou encontrar no encapsulamento, correto? Será que dá pra confiar 100% e procurar apenas visualmente nas placas por transistor com esse código?

Postado (editado)

Eu cheguei a verificar ai nesse site também pra ver se iria aparecer ele lá, dai até fiquei na dúvida se teria essa marcação mesmo. Vou olhar com mais calma e tentar achar esquema das placas que tenho aqui.

Um outro site que achei foi esse aqui, tem como filtrar as especificações pra ver os transistor equivalentes. Na pesquisa que fiz até apareceu vários com esse início PBSS só não lembro se foi exatamente esse que recomendou.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por MJVFC
Postado

Não vai mais ser necessário, temos a suspeita de que o processador entrou em curto. Tem dois setores interligados diretamente ao processador que estão em curto. Essa placa virou experimento agora kkkkkkk

Consegui remover o processador dela sem estressar a placa, depois medi novamente os pontos e o curto sumiu. Não tenho stencil aqui e nem as esferas, então não tem nem como fazer a limpeza correta para ver se era somente problema na parte da solda.

Já compramos outra placa para a TV e está resolvido o caso dela, já essa placa já era mesmo... 

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...