Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido GIGABYTE GA-945GCM-S2L liga, gira cooler, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Reballing nela!

consertei uma semana passada.. cobrei o preço justo pela placa e pra ganhar o cliente.. deixei ele ciente que era um serviço caro por causa da mão de obra que dá..

mas iria fazer em conta por ser uma MB PC só pra ganhar o cliente.. valeu a pena o cliente já trouce outro serviço e diz ele que ta indicando!! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro faz um ME' date=' que no caso é aquecer o outro lado da placa a 350° por 30 segundos com a estação de ar! se subir video ai vc pode fazer o reflow, por acaso vc teria ai um multimetro com termometro, pois se tiver te explico uma boa maneira de fazer um bom teflow![/quote']Olá colega Alexpro2,

Sim, eu tenho multímetro com sensor de temperatura. Agradeço sua explicação e fico aqui aguardando.

LisandroCB

Link para o comentário

Olá meus colegas,

Agora danou-se de vez... risos

Fiz a lavagem da placa-mãe com água e detergente neutro. Retirei primeiro o excesso de água deixando escorrer sobre um pano. Depois utilizei um secador de cabelos no frio para retirar toda a água da placa, mais ou menos 20 minutos. Em seguida deixei a placa pendurada num varal, pegando sol por duas tardes.

Porém, ao levar a placa-mãe para a bancada e tentar ligá-la, simplesmente não aparecem mais as tensões. Somente os 12v nos mosfets de entrada.

O que pode ter acontecido? Já estou com vontade de utilizar essa placa-mãe para tiro ao alvo...

LisandroCB

Link para o comentário

1° de tudo nunca deve secar placa ao ar livre, luz solar carrega com sigo energia estática, o secador só retirou um pouco do excesso, o que deve ser observado e se realmente a placa desumidificou, preste atenção secar e diferente de desumidificar, o que recomendo e colocar em uma estufa por 24h,sucesso. 

Link para o comentário

O secador não chega em certas partes da placa, fica agua debaixo dos chipsets e alguns CI's, a chance de algum ter queimado ou até mesmo um dos Chipsets é bem grande, quando eu lavo uma placa que realmente precisa, eu deixo ela secando por 24h e mesmo assim após esse tempo ainda passo um jato de ar quente nela por uns 10 minutos no máximo.

Link para o comentário

Olha eu sempre uso secador para secar minhas placas depois que lavo, e nunca tive problema, mas uso secador proficional, deixo no maximo, e levo no minimo 10 minutos secando todos os componetes da placa, nos BGA eu deixo o boacal bem perto, sempre foi tranquilo, seco, deixo esfriar e já uso na mesma hora!

Link para o comentário

Utilizo o método de lavagem com água e detergente.. E depois com alcool isopropílico, e seco na estufa a 70° por 30 minutos. Desumidificação no minimo um dia a 35°~45° dependendo da temperatura ambiente...

Já usei secador mas e muito inseguro. Nem sempre a placa esta como parece!!!.

Agua contem minerais que por sua vez podem se oxidar entre os componentes causando danos ou intermitência.. Por sorte isso pode Nao acontecer.. Isso varia da agua utilizada para lavagem.. Agua de sisterna e agua de rua tem muita diferença de minerais...

Se quizer lavar a placa mae sem danos compre um filtro de osmose reversa, que por sua vez retira todos os minerais da agua.. Tonando-a própria para isso...

Exatamente por isso lavo a placa com álcool isopropílico apos lavar a placa com qualquer aguá.....

Link para o comentário

outra coisa o placa e cheia de furos, ou seja as trilhas apenas 10 minutos de calor não consegue desumidificar a placa secar sim mas com certeza ela vai continuar úmida, simplesmente veja o você mesmo falou "agora danou-se de vez" pesquise aqui mesmo no fórum sobre estufas,sucesso.

Link para o comentário

Olá caros colegas,

Como diz o ditado: "Vivendo e aprendendo!"

Após a lavagem da placa, como não fiz o processo de desumidificação, acredito que o chip de PWM ou algum outro componente associado ao circuito de VCORE tenha pifado quando eu apressadamente liguei a mesma...

Só me restou lamentar... risos

Mas escrevi isso aqui no tópico para deixar de alerta aos outros colegas incautos como eu, que acham que sair lavando a placa e ligando após alguns minutinhos de calor do secador de cabelos ou do sol, não terá consequências desastrosas e fatais para a placa...

Muito obrigado a todos que tentaram me ajudar nesse conserto.

LisandroCB

Link para o comentário

recentemente peguei um computador pra fazer manutenção com o mesmo problema e acabei descobrindo na..... na troca troca de pecas tinha horas q dava vídeo tinha horas que não. depois percebi que o cooler tava com defeito. acho q a plaquinha dele deveria estar em curto, é só uma dica mas sabe né quem vai testar cooler eu só troquei o meu pq desmontei meu pc pra testar o processador na placa do cliente e na troca acabei invertendo o cooler :) cada coisa né? outra dica que eu sempre esquecia e ja vi muita gente fazer o mesmo, olha as especificações da placa mãe. algumas placas mãe por serem mais baratas não aceitam memoria mais q 2 gigas ou processadores mais antigos por causa daqueles.. 95N alguma coisa

ja peguei placa q so deu vídeo com o processador dual core dos mais novos,

espero ter ajudado :)

Link para o comentário

Vou te passar como faço meus reflow, vc vai precisar de fluxo pastoso, eu uso da soldatec ou armitech, não use aquelas xing ling, só serve para fazer sujeira,  fluxo liquido, alcool isopropilico, multimetro com termomentro, e base pre aquecedora, au uso uma grelha daquelas redondas que tem um termostato para controlar a temperatura!, tudo anotado vamos ao procedimento!

1° etapa- Coloque o pré aquecedor(grelha) para aquecer até 180º,  coloque a placa em cima, use alguma coisa para deixar a placa bem perto da grelha, mas não encostar, aqui uso dois toquinhos de madeira, kkkkkkk, e deixe a placa aquecer por 2 minutos, depois que aquecer aproveite para colocar fluxo em baixo do BGA que vai fazer o reflow!, como a placa vai ta quente ele vai escorrer para baixo dele, incline um pouco a placa se precisar!, depois de aplicar deixe mais 30 segundos, Obs. não deixe fuxo em cima do BGA, para que os capacitores não se solte, agora pegue a ponta do termopar do multimetro, e deixe em cima do bga, e ligue a estação de ar em 320° e ar no máximo!, e começe a fazer movimentos circulares em cima do bga, a 2 cm de distância do mesmo, agora uma regra, não deixe o bga passar de 250° no maximo 260°, mas o ideal é tentar manter a 250°, para controlar se tiver muito quente basta subir um pouco o bocal da estação, e também fique fazendo os movimentos por exatos 2min30, após passar os 2min30, desligue a estação e a grelha, e deixe a placa esfriar por 10 min,

2° Etapa, vc vai fazer tudo de novo, mas desta vez não vai colocar fluxo pastoso no bga, e ao passar os 2mine30, vc vai desligar tudo e deixar a placa esfriar até chegar a 60°, dai então vc pega 1 ou 2 ml de fluxo liquido com um seringa, incline a placa e jogue  debaixo do bga, empurre o gatilho da seruinga com firmeza, para jogar um jato continuo.

3° etapa, vai fazer tudo de novo na segunda etapa, mas agora quando a placa chegar aos 60°, jogue a mesma quantidade de alcool isopropilico com a seringa, e pronto, deixe esfriar por completo e ta feito um bom reflow .

Agora observações importantes!

1° Não deixe o bga passar de 260°, e não passe de 2min30 segundos, pois pode causar bridge nos nas esferas, ou seja, ira juntar uma na outra e entrar em curto!

Então é isso ai, eu faço desse jeito aqui e tenho bons resultados!

Link para o comentário

@alexpro2, seu processo está muito bem explicado só gostaria de ressaltar uma parte o tempo, não existe tempo iguais para tomar como padrão, a estação dele pode ter uma temperatura maior ou menor, depende umidade tempera,etc etc etc, mas por outro lado entregou chave ou seja o ideal e manter 250, pode levar 30 segundos ou 5 minutos mas que chegue a temperatura correta(200 se for chumbo), e só para terminar , muitos usuários feras e macacos velhos em eletrônica condenam o reflow, pois é um processo que não muito eficaz ou seja volta muito, sempre a recomendação e um reball mesmo, mas o processo está corretíssimo, peço desculpas por entrometer em sua resposta, sucesso e todos. 

Link para o comentário

Sem problemas, opiniões criticas construtivas, etc, são bem vindas, agora o reball realmente é o ideal, mas a maioria não tem como fazer,. E um reflow bem feito, já dá para resolver alguns problemas, e da para durar até um bom tento, tem reflow que eu fiz aqui deste jeito, e já tem mais de ano, e ainda funciona até hoje!. Agora em relação ao tempo, realmente a temperatura da estação muda de uma para outra, mas como eu falo para deixar em media de 250°, o tempo ideal quando tá nesta temperatura seria os 2,30 min, ai ficaria sim um padrão, pois mesmo que a estação possa ter temperatura diferente, mas quando o chip tá em 250°, não importa se elas são diferentes, mas o que importa é ficar em 250° por no máximo 2,30min!, para não acontecer de dar bridge ou queimar o chip!, fuiiiiiiiii!

Link para o comentário

Sem problemas, opiniões criticas construtivas, etc, são bem vindas, agora o reball realmente é o ideal, mas a maioria não tem como fazer,. E um reflow bem feito, já dá para resolver alguns problemas, e da para durar até um bom tento, tem reflow que eu fiz aqui deste jeito, e já tem mais de ano, e ainda funciona até hoje!. Agora em relação ao tempo, realmente a temperatura da estação muda de uma para outra, mas como eu falo para deixar em media de 250°, o tempo ideal quando tá nesta temperatura seria os 2,30 min, ai ficaria sim um padrão, pois mesmo que a estação possa ter temperatura diferente, mas quando o chip tá em 250°, não importa se elas são diferentes, mas o que importa é ficar em 250° por no máximo 2,30min!, para não acontecer de dar bridge ou queimar o chip!, fuiiiiiiiii!

Pessoal, quero ressaltar uma coisa muito importante que esqueci, e não pode ser deixado de lado, tem que desumidificar a placa antes de fazer o reflow, o sucesso deste processo fica muito dependente desta desumidificação, então não esqueça disso, podem até procurar aqui no forum mesmo, que tem muito topico neste assunto!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...