Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa fonte queimando fusivel

Avalie este tópico:


mateus1035

Posts em destaque

Galera tenho uma impressora Panasonic KX-MB1900 na bancada a 2 semanas, dizendo pra chamar tecnico 3, o cliente colocou no 220v entao tirei a placa fonte, troquei o capacitor e fusivel,quando ligo, outro fusivel queimado e assim ate hoje.

Esta é a placa, o componente mosfet circulado em vermelho ja troquei por um igual e mais forte.

DSC_7571dmLkh.jpg

Tenho meu testes

- quando tiro ele nao queima fusivel (se eu coloco o fisuvel queima)

- quando tiro o transformador nao queima fusivel. (se eu coloco o fusivel queima)

- ja tirei todos os componentes do secundario,ligando o tranformador e o mosfet e queima fusivel.

- coloquei outro mais fraco e nao queimou, porém a impressora nao liga.

- se eu deixo só o mosfet ou só transformador o fusivel nao queima.

Esta placa é muito simples, poucos componentes mas estou apanhando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

Voce deve organizar melhor esse topico, está meio confuso perceber isso.

Seu problema nao devera estar nesse mosfet, até porque ele deve ser controlado por desses trafos, nao será dos primeiros componentes a receber a tensão de entrada. Veja esses transistores grandes agarrados a esses dissipadores.

Coloca uma foto do outro lado das placa, lado das pistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! Liga uma lâmpada incandescente em série com uma fase do cabo de energia, assim você não fica queimando fusível toda hora. Se ligar e a lâmpada acender bem forte, quer dizer que ainda há curto e a lâmpada consome a energia e evita a queima do fusível e as vezes de outros componentes. Se ligar e a lâmpada não acender, que irá consumir a energia é a placa e a lâmpada serve apenas como condução de energia. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Tentei simplificar o mais possivel o funcionamento dessa placa.

Fusivel 1 -proteção da placa

Fusível 2-proteção do sistema de controle da resistencia da fusora(6)

Mosfet 3-chaveador do trafo(portanto se voce retirar ele e o curto para, esqueça a ponte retificadora.Troque ele de novo,pois aconteçe muito de dar defeito de fábrica.

Diodo retificador 4- Responsável pela retificação dos 24v da saída da fonte(meça o terminal do meio com os demais. Não pode estar em curto, no meu ver o defeito pode estar nele.

Capacitor 5- Filtragem principal do primeiro estágio (se retirar o fet e parar o curto , esqueça dele).

Controle da fusora 6- dificilmente é nele, pois só tem um triac e um relê.

 

CONCLUSÃO- Curto no fet 3, ou curto no retificador 4

Placa_fonte.jpg.d50b85cafc66fe4842eb62c43d96a0ea.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...