Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 14R 5437 Mobo DOE40-HSW GDDR5 MB 12307-2 Não liga...

Avalie este tópico:

tectex

Posts em destaque

Prezados, depois de um tempo afastado, por um bom motivo é claro, cuidando do meu filho recém nascido, agora de volta a ativa.

Estou com esse equipamento na bancada, ele não liga, nada de leds, tinha um som em um componente que não consegui identificar, o som era um tipo de zunido.

Bem enquanto fazia as medições de tensão nos indutores o PU4806 simplesmente queimou, não tive tempo de descobrir quem estava provocando esse problema.

Tentei localizar o esquema aqui no fórum, já deixei mensagem solicitando o esquema, para tentar rastrear quem está conectado a esse CI.

Mesmo depois de queimado, eu observo ao conectar o carregador que ele continua a esquentar bastante, mesmo que eu tivesse outro componente igual, jamais o colocaria, porque alguém no circuito está mandando muita corrente pra ele, tenho que saber quem é esse componente.

Não localizei os 3v3 nem os 5v, nada, quando fui trabalhar e analisar melhor pronto foi o CI.

Peço a ajuda de vocês para tentar conseguir o esquema ou então ajuda para solucionar esse problema.

No aguardo.

Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @brunoal, obrigado pela contribuição, será que não corro o risco que criar um problema mais na placa?

Antes de ocorrer isso (queimar esse componente), escutava-se um zunido na região da primeira foto, depois o componente que veio a queimar (foto seguinte).

A terceira foto trata-se da visão geral da placa, visto que não consegui o esquema em lugar algum, aqui no fórum, nada.

@CJ, Prezado o que acha da sugestão do amigo @brunoal, fiquei um pouco em dúvida sobre possíveis danos no restante da placa, uma vez removi um componente, injetei tensão na mobo e queimei um outro componente.

Prefiro ter a opinião de vcs dois sobre esse caso.

Muito obrigado pela atenção.

Abraço!

Area_do_zunido.jpg.2a4409a1fa9acd043d0e0845a49c17ad.jpg

PU4806.jpg.ac37b21875536100bab2e063d9e6ce79.jpg

5957a9d1c9f5a_viso_geral.jpg.f11685f4a1cc08cc7944cd82796ab09b.jpg

Link para o comentário

Prezados @brunoal, @CJ, o colega @m90mine me ajudou em outro tópico a descobrir qual era esse componente que queimou o PU4806.

Se eu remover esse componente da placa e injetar um tensão de segurança na placa, provavelmente o componente que enviava tensão para o pino 9 desse PU4806 aquecerá ou danificará outro componente?

CI_queimado.jpg.1235ee579f896ac90e9be1e98a91dd91.jpg

Link para o comentário

Prezado @Darth bighead, esse PU4806 é um RT8237C, descobri com a ajuda de outro colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
no pino 9 dele estou medindo 17,33v essa mesma tensão eu obtenho do BQ24717 que é o PU4404, não consegui o datasheet desse cara, mas no pino 20 tenho os 19v e no pino 19 tenho os 17,33v. Acho que deveria ter 19v nesse pino 19, meço todos os outros componentes próximos, não todos mas os que fazem parte do mesmo circuito e encontro os mesmos 17,33v, agora se tem que ser esses 17,33v (errados) ou 19v certos eu já não sei, porque foi pelo pino 9 do PU4408 (17,33v) que entrou essa tensão, claro não sei a corrente que passou por ali também.

Tenho os 3v3v, tenho 5v, o botão de power ok com os 3v e quando pressionado 0v.

Enfim, estamos num mato sem cachorro sem esse esquema.

Que coisa.

Link para o comentário

Amigo, não sei se ajuda viu mas eu também tinha medo de injetar tensão mas aprendi com outros colegas e pesquisando dicas q se começa injetando tensão de 1v depois 1,5v depois 2v depois 2,5v essas voltagens são uma forma segura claro se for na linha de B+ já nas tensões secundárias já tem tensão ai q não né!

Link para o comentário

Amigo, desculpa a demora pra te responder, mais vc inicia injetando tensões baixas que com certeza são suportadas pelos componentes da placa, principalmente  se o curto for no primário, comece sempre com 1v e va aumentando aos poucos, e se atente na amperagem pra não subir demais. Se ajudei nao esquece do joinha !!!!! :)

Link para o comentário

Prezado @brunoal, não há o que se desculpar, as vezes temos outras urgências na frente, faz parte.

Lendo o que você e o colega @FLAVIOTECH, partiram de um mesmo ponto, concordo com vocês, tenho fonte assimétrica na bancada, já utilizei ela algumas vezes, e encontrei capacitores em curto, graças a ela.

Nesse caso, não tenho o esquema e isso gerou esse cuidado adicional.

O detalhe é que tenho quase todas as tensões e esse componente que descrevi como sendo um BQ24717 é que não está me dando os 19v apenas 17,33v no pino 19, mas acredito que essa tensão não seria o motivo de queimar um componente (PU4408), a não ser que no pino 19 desse BQ24717 não deva sair um tensão "alta" e sim uma tensão mais baixa.

Sem esquema e datasheet é complicado.

Link para o comentário

Prezados @brunoal, @FLAVIOTECH, @Darth bighead, @CJ, essa placa começou do nada a funcionar, mas o funcionamento limita-se a ligar quando conecto o carregador, o led de power fica aceso, ativa o cooler (fan) ela fica ligada, depois de alguns segundos o cooler começa a aumentar a rotação e fica nisso.

Se eu utilizo a bateria sem o carregador, ocorre o mesmo.

Tenho 3v3 e 5v, tenho tensão na BIOS.

Pelo que vi e medi, não tenho tensão de Vcore, mas será que esse sintoma faria ativar o cooler?

Porque se o processador aquece, a SIO manda aumentar a rotação do cooler para resfriar o processador, se isso ocorre é porque o processador está sendo alimento, certo?

Errado, porque no meu caso, tudo ao redor do processador está sem tensão, então o funcionamento da cooler independe se o processador está bom ou não.

Nem aquecendo ele está.

O que mais posso fazer?

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • 9 meses depois...
, estou com um problema idêntico ao seu, porém o CI não queimou rs', estou desconfiando do PL4401, o barulho parece vir dele, a tensão nele ocila muito, entra quase 5v e sai 0,14 conferi em outros componentes essa tensão e igual vc disse sem o esquema é complicado ter certeza...
Link para o comentário

• 3 semanas depois...

estou com o mesmo problema consegui o esquema espero que ajude e que me ajudem tambem

(

) obrigado.

Editado - Remoção de Link Externo

Link para o comentário

• Moderador Global

, evite postar em tópicos antigos e já finalizados (Devolvido).  Para que possa receber a ajuda dos colegas, abra um novo tópico, sempre seguindo as orientações para a formatação do título e informe os procedimentos já realizados.

Links externos para arquivos de esquemas e bios são proibidos no Fórum, evite esse tipo de postagem.

Use a para encontrar o arquivo desejado e informe o link interno.

Caso não esteja disponível no gerenciador, por favor, faça o .

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...