Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Amigos tenho estragado bastante pads de Sios e PWM, pre aquecimento?

Avalie este tópico:

nchagas86

Posts em destaque

Amigos tenho estragado muitos pada de SIO e PWM na minha assistência, se eu precisar colocar e remover um PWM mais de 2x ja começa a dor de cabeça sem contar que é uma luga para conseguir por no lugar, agora vem a duvida estava pensando em um pre heater para que pudesse me facilitar esse trabalho e estressar menos a placa, vejo muito falando em pre heater para soldar SIO por exemplo porem não encontro um desses e gostaria da dica de quem usa.

Qual Usar? Comprar ou fazer um ? Como fazer? Qual comprar?

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para I/O vc pode tentar fazer uma resolda total dele usando fluxo até se quiser pra deixar bem limpo e não pinos juntos.

Qual a logica disso?

Bem, a solda que vem de fabrica é leadfree ou seja é uma solda livre de chumbo que a deixa com um ponto de fusão alto que beira os 215 graus se me falha a memória. Se vc fizer a resolda antes a sua solda em geral tem a adição de chumbo na composição, que fará o ponto de fusão cair para 187 graus aproximadamente.

Vale lembrar a importância de um bom fluxo pode te ajudar a tirar com facilidade os CI smds em geral. Depois disso é só praticar

j+

Link para o comentário

@nchagas86,

Oi, será que você não está aplicando ar muito quente?

Pois pode variar de uma estação para outra, outra coisa é a forma de aquecer o chip, nunca ficar muito tempo num único ponto, e sim ficar fazendo voltas e assoprando sempre diretamente para os pinos, nunca para o meio do chip, e o bocal ideal é o de 6mm de diâmetro, no meu caso eu uso uma estação yaxum analógica e o volume do ar fica no mínimo e a temperatura em 300 graus, claro fica de referência, mas vai testando para ver o ideal na sua estação.

Da uma olhada nesse meu tópico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sobre a pré heater, você pode fazer uma com qualquer chapa quente, por exemplo, eu uso aqui uma chapa de torradeira com 750W, só tem que controlar a temperatura, eu recomento na faixa de 100 à 150 graus no máximo, conforme o caso, acima disso começa a derreter as partes plásticas e começa a alterar a cor da placa, ficando marrom opaco.

Eu coloquei uma faixa grande, pois a temperatura ideal da pré heater depende muito do ambiente, aqui no RS no inverno, tenho que usar no máximo, mas dias quentes é bom baixar, também tem que observar a corrente de ar, qualquer brisa já afeta todo o serviço.

Outra forma bem rápida de preaquecer o chip, não é o meu caso atualmente, é colocar um soprador térmico, desses grandes embaixo da placa, claro, vai medindo a temperatura ideal, esse processo é até mais rápido do que o sitado anteriormente.

Se a ajuda foi útil, não exite no joinha!

Atte. Mamtrix.

Link para o comentário

Caro colega, pra retirar SIO sempre uso estação sem ¨bico¨ a 390 graus , á uma distância + ou - de 2cm circulando em volta do chip  , sempre em volta somente 1 ou 2 X passo a estação por cima do chip , há muito tempo não uso mais fluxo para este procedimento, e pra recolocar o SIO , limpo os pads com estação de solda usando ponteira tipo faca , fluxo e malha  e resoldo com a estação de solda soldando todos os terminais de cada lado de uma so vez, depois é só tirar o excesso de solda separando os terminais com auxilio da malha e fluxo, sucesso pra voce.

Link para o comentário

• 10 meses depois...

No começo também tinha dezenas de problemas que surgia na hora de soldar um super io ou pwm.

REsolvi isto com a pratica, pratiquei muito, usei fluxo ideal(amtech 559).

Pratique bastante e use o  fluxo amtech, que vai dar certo e não vai arrancar nenhum, no caso do super io qdo for tirar o resto de solda, use uma malha dessoldadora de qualidade e não pressione a malha dessoldadora nos pads do super io, soh percorra a malha sobre os pad levemente, compre uma malha dessoldadora de cor cobre claro, tem umas de cobre cor escuro que não vale nada.

obrigado.

Link para o comentário

Olá amigo, como pode ver sou novo na área e venho aqui buscar conhecimento, eu também tenho bastante diculdade em resolda pwm, já o i/o tenho mais prática. Pra tira ele da placa eu uso solda de baixa fusão junto com solda comum e o ferro de solda, tira fácil mais da mais trabalho pra limpa o componente, essa foi a maneira que achei mais simples pra remover esse tipo de ci. Mais antes de remover protejo toda área do componente pra solda não correr para os outros componentes. Pra resolda uso as técnicas citadas pelos amigos acima, colocabdo bastante solda nos pinos e depois tirando o excesso de solda.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...