Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fujitsu Siemens Pro V3515- MB LM10W REV. 0.8- Não liga

Avalie este tópico:

FHS

Posts em destaque

Olá pessoal

Tenho este portátil para tentar reparar pois não liga, após algumas medições vi que não tenho tensões nas partes mais importantes.

No entanto quando é colocada a bateria e conectado o carregador acende a luz da bateria.

- Não tenho qualquer tensão no PW Switch

- Não tenho qualquer tensão no Vcore

- Não tenho qualquer tensão nas bobines L74 e L39.

Como os meus conhecimentos são muito básicos custa um pouco mais a entender e encontrar a solução.

Após medir alguns componentes achei os valores um poucos estranhos em alguns e aqui deixo para deixarem o vosso parecer.

- D17 - 19.41v de um dos lados e 7.34v no oposto.

- D31 - 2.95v de um dos lados e 0v no oposto.

- D18 - 3.3v de um dos lados e 0v no oposto.

- D36 - 2.95v de um dos lados e 0v no oposto.

Do pouco que entendo é que os diodos deveriam ter tensão em ambos os lados correto?!

Aproveito também para perguntar se o D17 onde tem 7.34v não deveria estar com um valor um pouco mais alto.

Desde já agradeço qualquer possível ajuda.

Cumprimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
nem sempre os Diodos tem tensão em ambos os lados pq um dos lado pode estar ligado ou terra GND ok. Também não terá q se basear com a pouca tensão em um dos lados pq vai depender da sua função no projeto da placa ok. Aconselho a vc fazer um estudo mais aprofundado aqui mesmo no Forum tem muito material q te ajudará bastante a entender o funcionamento desse componente pq ficará difícil fazer consertos sem saber o simples funcionamento do Diodo. j+

Link para o comentário

Olá FLAVIOTECH

Desde já agradeço a sua resposta

Os diodos não estão ligados ao GND dai ter perguntado.

Como tenho uma pequena noção do funcionamento dos componentes sei que em circuito por vezes alteram o seu comportamento dai ter ficado na duvida e pedi ajuda.

Eu tenho perfeita noção que muitas vezes deveria pesquisar um pouco mais mas a verdade é que o tempo não permite e por vezes queremos o trabalho feito o quanto antes :).

E depois tem o fator que penso que seja um pouco mais facil aprender um pouco com a pratica, é claro que para isso terei que pedir a ajuda aqui do pessoal para tentar ajudar e avançar mais rapidamente :).

Abraço

Link para o comentário

Olá O_Aprendiz

Desde já agradeço a sua resposta

Em alguns pontos da placa eu tenho os 3v e 5v mas não tenho nas bobines.

Entretanto estive a ver e no C1516 tem 0.18v e este é um condensador de 25V.

Vou tentar verificar o circuito da bateria para ver se encontro algum problema e posto para tirar duvidas.

Abraço

Link para o comentário

Verifica se esse esquema e compatível com sua placa.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Verifica se esse BOARDVIEW e compatível com sua placa.

Posta resultado.

Link para o comentário

Olá tecgess

Eu estou a seguir com o esquema v 0.7 pois não encontrei a v 0.8 mas ao que parece é igual.

Ontem estava a medir alguns componentes e o Q10 não estava estável...

G- 19.07V

S- 19.24V

D- 2.26V, mas no drenop chegou a estar a 0v, 1.54v, 0.8v

Vou remover para testar fora da placa.

Vou testar fora da placa também o U7 pois enquanto media ele fazia um  pequeno zumbido. Após algum tempo deixou de carregar a bateria também o que antes fazia independentemente de não ligar.

Se tiverem alguma sugestão é bem vinda.

Obrigado

Abraços

Link para o comentário

Olá pessoal

Então é assim estive agora a remover o Q10 para testar.

Colocando a ponteira de prova vermelha no dreno e preta no source os valores estão a variar. Uma vezes oferece resistencia de cerca de 170 outras vezes cerca de 440/450. Ao inverter as ponteiras de prova vai ao infinito.

Uma vez que não esta constante vou comprar este mosfet para substituir e depois coloco resultado.

Cumprimentos

Link para o comentário

Boas pessoal

Estive a procurar e encontrei numa board de sucata um IC igual ao Q10.

Testei antes de colocar na placa e estava bom, no entanto coloquei e não mudou nada na situação inicial.

Estive entretanto a testar o U7 na placa e só tenho tensão de 19v no vcc, nos restantes pontos do IC não tenho qualquer valor.

Uma vez mais estive a procurar e encontrei um igual, mas agora tenho uma questão para quem poder ajudar... Como posso testar este IC fora da placa? para quando fizer a substituição ter certeza que esta bom e poder começar a pensar e analisar outro componente caso o diagnostico se mantenha.

Cumprimentos

Link para o comentário

Olá tudo bem...., caso queira seguir a sequência de start do equipamento e os teste ser feito somente com o carregador deixo a sequencia de start do equipamento.

Perceba que antes de termos as tensões nas L74 e L39 que são nossa tensões de 5VDDA e 3VDDA temos que ter as tensões de PMV5V e PMV3V, mas para ter essa tensões temos que ter os sinais DCIN+,ADPIN, DCIN e ADPOUT1.

tecgessfhs.jpg.03c5caf1397c627157b0b55faf4624e3.jpg

Link para o comentário

Olá tecgess

Comigo tudo bem, espero que também esteja tudo bem contigo.

Aproveito para agradecer a ajuda uma vez mais.

Quanto a sequência do start estive a fazer testes e deixo aqui os resultados:

DCIN+ - Estive a medir no D8 e tem 19v em ambos lados dos diodo.

ADPIN - Medi na resistencia R25 e tem 19v em ambos os lados.

DCIN - Medi no D34 e tem 19.3v, 19.27v e 0.11v

ADPOUT1 - Medi na resistencia R1162 e tem 19.20v

Aqui entra a parte que tenho que aprender que é entender os resultados e conseguir diagnosticar o que esta errado.

Abraço

Link para o comentário

Olá tecgess

Estive a reunir alguma informação para tentar ajudar ao diagnostico...

Q3: B-0V, E-0V, C-19.09V

VBE - 723, VCE - infinito, VCB - infinito

Q4: B-19.09V, E-19V, C-19.19V

VBE - infinito, VCE - 749, VCB - 747

R19: 19V testei a resistencia e da infinito e ao trocar as polaridades 761.

R20: 19V testei a resistencia e da infinito e ao trocar as polaridades 755.

R36: 19V testei a resistencia e da infinito e ao trocar as polaridades 756.

D11 com bateria:

D-19.19V

S-11.93V

G-11.93V

D11 sem bateria:

D-19.19V

S-8.60V

G-8.60V

Se precisar de mais alguma informação por favor diga.

Muito obrigado

Abraço

Link para o comentário

Olá tecgess

Tudo bem contigo?

Estive a testar o U15 e o pino 10 (PRO), deu curto com GND.

Então estive a testar condensadores e resistencias na mesma linha até que cheguei ao OUT5 e OUT3 e não tenho qualquer tensão.

C281 - 1.98V

R284 - 1.87V em ambos os lados

R283 - 1.87V e do outro lado 0V

Sera o U15 que queimou ou algum outro componente esta a criar esta falta de tensão?

Quanto ao teste do Q3, repeti e o resultado é o mesmo...0V na base e 19.11V no coletor.

Muito obrigado

Abraço

Link para o comentário

Olá tecgess

Só hoje voltei a pegar na board para fazer as medições pedidas, no entanto algo de estranho esta a ocorrer.

Assim que coloco o carregador do portatil o U15 esquenta de imediato.

Acho que pode ser o U15 danificado ou algum outro componente pifou e esta a sobrecarregar o U15.

Esta board vai de mal a pior :).

O que devo fazer?

Muito obrigado

Abraço

Link para o comentário

Estranho... Sem o carregador plugado no DCjack, verifica se a curto  para GND os pinos do U15 novamente e na L74 e L39.

Caso não encontre curto na U15  e nas L74 e L39, vou te aconselhar a troca da mesmo,mas antes de colocar a nova , verifica se a curto Q29 Q32 Q33 Q94 entre Dreno e Source,D44 D45 verifica se a curto no catodo para GND.

Caso queira também pode  retirar o Q29 Q32 Q33 Q94 as PLs L74 e L39 e verifica se a U15 aquece quando pluga o carregador ou também você pode somente levantar um lado da PLs L74 e L39 e verificar se a U15 aquece demasiadamente.

Posta resultado.

Link para o comentário

Olá...  somente sobre a Resposta #21 sim ele pode estar danificada o mas correto agora e retirar a U15 da Placa, como ela vai estar fora do circuito verifique se o curto permaneceu no pino18 do U15

Não plugue o carregador e nem pressione btpower com a U15 fora do circuito, nesse momento não aconselho fazer isso.

Posta resultado .

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...