Postado 10 de Dezembro de 2015 10 anos Olá pessoal espero estar colocando este tópico corretamente sendo que é meu primeiro. Estou com uma placa Dell inspirion 3421 Dne40-CR MB ela não liga e ao conectar o carregador ele desarma sou amador e tenho muita dificuldades em achar curtos como a placa nao alimenta não sei que medições fazer. Tenho uma fonte assimétrica mas ela só vai a 15v. Gostaria de ajuda para descobrir este curto.
Postado 10 de Dezembro de 2015 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., seu tópico foi movido para a área correta. >
Postado 10 de Dezembro de 2015 10 anos Injeta os 15v na entrada do DC jack, a uns 0,5A, a fonte provavelmente vai desarmar, verific daí se algum componente esquentou. Não esqueca, se ajudou de um joinha
Postado 10 de Dezembro de 2015 10 anos @Rafael Black, amigo, pelo fato da sua fonte ser somente ate 15v, não a problema de acha o curto. é só injetar os 15v no jack, e verificar a placa, pois o componente em curto vai esquentar. Geralmente é capacitor ceramico em curto. Faça isso e poste os resultados
Postado 10 de Dezembro de 2015 10 anos Autor Vou fazer estes testes e assim que fizer coloco aqui. muito obrigado pelas dicas.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Autor Bom dia pessoal só voltei hoje a mexer na placa da dell fiz os procedimentos mas não achei o curto. Injetei os 15v mas a fonte não desarmou e não percebi nenhum componente esquentando. O dc jack tem 7 fios 3 pretos 3 vermelhos e um amarelo nos vermelhos não encontro nenhuma voltagem mas no amarelo encontro os 15v que estão sendo injetados. Quando ligo o carregador no dc jack fora da placa ele tem todas voltegens normais os 19v. Pergunto aos amigos que procedimento posso adotar apartir de agora ? Enquanto não ligar esta placa não desistirei.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos veja se lhe ajuda: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., amigo no meu caso foi esse capacitor com problema,
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Autor Estes fios são do dc jack amigo ele é engatado na placa .
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos com a fonte original, ele desarma a fonte, e com a assimétrica não desarma é isso?
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Esse é o link do esquema Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Te dei um joinha pra ti poder baixar. Veja se não está em curto o Ec3801, Ec3802, pd3801, pu3801,
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Autor Sim amigo com a fonte original 19v ele desarma com a fonte assimétrica a 15v que é o limite que a minha fonte vai ela não desarma. Obrigado pelo joinha Lekiam. Vou continuar a procurar o curto.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos ja testou com outro carregador? Se não desarma com a assimétrica, então nao deve ter curto. Com a assimétrica, as tensões fica aparentemente normais? Claro que vai fica com 15v, mas pelo menos da pra ter uma base se esta passando tensão nos lugares certos ou não.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Autor Amigo assim fiz como você falou testei outra fonte desrmou então testei outra não desarmou mas ficou piscando e esquentou os componentes PR4002 PU4002 e um capacitor que eu tirei com o capacitor fora ainda esta em curto o que devo fazer retirar os outros dois componentes que estão esquentando ?
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos o bom é ter o esquema da placa e verificar qual função desses componentes na placa. Pode ser eles os culpados, mas tambem pode ser outra coisa fazendo eles entrarem em curto.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Amigo assim fiz como você falou testei outra fonte desrmou então testei outra não desarmou mas ficou piscando e esquentou os componentes PR4002 PU4002 e um capacitor que eu tirei com o capacitor fora ainda esta em curto o que devo fazer retirar os outros dois componentes que estão esquentando ? Verifique se o PQ4002 não está em curto.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos amigo aconselho você retirar esse jack e solda um fio no terminal no qual o fio vermelho chega (foto em anexo) injeta tensão gradualmente de zero e vai aumentando,e fica de olho no consumo normalmente se você injetar entorno de 3 v já da um consumo de 1,5A e o suficiente para você detectar o curto. uma dica sabe aquelas bulbinas térmicas de cartão de credito tipo cielo elas ficam pretas em alta temperatura essas maquinas não possuem tintas e sim uma cabeça térmica que queima o papel pega um pedaço e passa em cima dos componentes oque tiver em curto vai deixar o papel preto intendeu a logica? as vezes pode ser um componente pequeno que você acaba demorando a detectar e o papel queima na hora. 90 % das maquinas que peguei desarmando a fonte original da fabricante era curto e nao necessariamente vai torrar algo perto do jack pode ser em qualquer lugar da placa , a dica o amigo a cima e muito valida normalmente um capacitor cerâmico. Boa Sorte e não desista !
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Amigo, dá uma verificada no BGA, peguei um mes passado, fiz todas as medições e o BGA estava em curto, só trocando. Dá uma conferida nele, e nos mosfet proximo do processador também....
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Tu deu uma olhada nos capacitores pc3805.pc3804,pc3806,pc3803 ? O que tu pode fazer também é tirar a pr4002 e ver se o para de esquentar o pu4002, tu testou também ele e o pq4002?
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Autor esse componente que acredito ser pu4200 estava em curto retirei ele a fonte parou de desarmar mas estou com dificuldades para achar o componente no esquema e ver para que ele serve . Agora da para medir as voltagens da placa e reparei que no botao power não tem voltagem. Acho que este componente que retirei pode ser parte do cirquito que manda energia para o botão power?Vou mandar uma foto em anexo para ver se me ajudam. Já foi dado um grande passo descobrir em qual componente estava o curto.
Postado 11 de Dezembro de 2015 10 anos Sem este componente na placa, o restante das tensões não irá aparecer mesmo. Para localizar em qual linha está o curto, retire o PR4002 e verifique a resistência nos dois terminais dele (na placa) em relação ao terra. A menor leitura de resistência indicará onde está o curto.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.