Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes Assimetrica o de Bancada: com trafo ou chaveada?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Postado

Bom domingo,

 

Tenho notado que as novas fontes de bancada ou variável está vindo agora sem trafo. Elas são mais leves. Pesam em torno de 1,3 kg contra os 6 kg de uma fonte com trafo. Gostaria de saber a opinião dos amigos mais experientes. Estas novas fontes chaveadas aguentam o tranco? Todos os fabricantes estão lançando estas fontes no mercado: Minipa, Icel, AFR, etc.[/img]

Fonte_ICEL.jpg.4f792867d69d4bc5c67aa0884d525add.jpg

Postado

A tendencia que se observa eh o abandono dos transformadores de 50/60Hz em aparelhos eletro-eletronicos de baixa potencia e o uso de transformadores com nucleo de ferrite que trabalham com frequencias de 50KHz ate 300KHz cada vez mais.

 

Ou seja maior eficiencia com peso menor e maior compactação.

Postado

Eu sinceramente ainda confio no bom e velho trafo linear!

Fontes chaveadas são mais sensíveis a surtos na rede elétrica e são mais dependentes dos tão amados e odiados capacitores!

Postado

Nem todas essas fontes com 3 bornes são simétricas. A maioria tem o terra e o negativo separados, por isso os 3 bornes. A minha é assim!

Verdade, esqueci desse detalhe.  Fique então atento aos sinais  + 0 -

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, embora já tenha feito sua escolha, vou deixar meu comentário... Ambas são boas, independente da tecnologia aplicada a cada uma. Eu particularmente, acho que a fonte com transformador está menos suscetível a ruídos provenientes da rede (assim como a maioria dos amantes de radio-amadorismo acham), mas, em contrapartida, as fontes chaveadas de hoje são bem elaboradas, o que reduz muito as chances de se ter ruídos presentes nelas.

 

Já as fontes chaveadas, tem lá seus benefícios: economizam energia e tem um ajuste de voltagem indiscutivelmente mais eficaz que as fontes com trafo convencional. Eu Abri minha pra matar a curiosidade sobre seu funcionamento e reparei uma coisa interessante: Ao ajustar a tensão desejada para a saída dos bornes, a "fonte chaveada" em si também tem sua frequencia de trabalho alterada, por exemplo, se eu preciso de 3v na saida, a fonte interna irá trabalhar com 5v. Já se eu precisar de 24v na saída, a fonte interna trabalha a 28v...

Não sei se é só essas fontes digitais como a minha que faz isso ou se as que são ajustadas por potenciometros também, mas achei esse detalhe muito importante, pois assim é dispensável o uso de refrigeração forçada por cooler (que é o caso da minha), já que o transistor (2n3055) de estabilização sempre irá trabalhar folgado...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...