Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Gravador de bios com menos de R$10,00

Featured Replies

Postado

Josafar,

na primeira mensagem desse tópico estão os links para download, inclusive da página do autor.

Amigo mais os links estão bloqueados para agente :(

Ate estou terminando o meu aqui e nem vou poder testar de imediato

• Respostas 558
  • Visualizações 178,8k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Em complemento ao post:   O endereço base de referência é este Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. No primeiro esquema tira o LED (com ele algumas Micronix dã

• Pode utilizar... spipgm /i (retorna a informação do chip: tipo, tamanho... etc) spipgm /d NOMEDOARQUIVO (faz um backup do conteúdo do chip) spipgm /u (habilita gravação) spipgm /e (apaga o chi

• Olá Eu estou precisando muito de joinha para baixar o arquivo DOS para recuperar uma placa-mãe, e po9starei fotos do meu gravador de bios montado em 24 horas  eu tmbm postarei minhas gambiaras  . 

Imagens Postadas

Postado

NinjaInfo, os links relativos aos programas (inclusive para criar no pendrive) não são os do fórum - a maioria deles vai direto para o site do desenvolvedor.

Eu em outro post, coloquei os programas num arquivo só (dentro do arquivo estão os links dos sites): Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

me perdoem se vou fazer a pergunta que alguem ja fez mas nao to encontroando de como fazer o preparo  do programa pra bootar pra gravar a bios

Postado

Josafar, está no primeiro post, ele utiliza o HP USB Disk Storage Format Tool 2.2.3, basta procurar ele no Google.

No geral, basta criar um disco bootável (pode ser pendrive, cartão SD... etc) com o DOS(ou FREEDOS), após isto, basta colocar os programas.

Se quiser, basta baixar os programas e testar em seu próprio pc - tanto o flashrom quanto o spipgm tem pra Windows e Linux. Depois de testado, pode fazer o disco bootável.

Eu particularmente utilizo o Hiren's Boot CD onde eu já coloquei os programas lá(entre vários outros). Eu até fiz um pequeno tutorial para personalizá-lo (Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.).

Postado

joinha pra vc me ajudou bastante mas a respeito da bios agente joga dentro do pen driver tambem junto com o flashrom e quais seriam as extensoes que o programa suporta tenho duas aki que queria testar .fe e .f2

Postado

Josafar, depois que tiver o pendrive bootável, basta criar um diretório e colocar a bios(pra não ficar perdida). Agora dependendo de como irá executar o sistema hospedeiro, ou terá os comandos disponíveis na linha de comando ou terá que colocá-los em um diretório e executá-los de lá.

Ficará algo como 'flashrom --programmer rayer_spi --write c:\xxxx\xxxx\xxxx\arquivo_da_bios'. Quanto à extensão eu não sei lhe informar, mas já gravei algumas com extensão .bin, .rom, .290... etc e não tive nenhum problema(qualquer problema renomeia ela para uma extensão qualquer e testa).

De já boa sorte e um bom domingo! :)

Postado

310200962715PM.jpg

"Device" -> confira se o pendrive selecionado é o correto

"File system" -> selecione FAT ou FAT32; para pendrives maiores que 2GB, selecione FAT32

"Volume label" -> nome do volume (partição), pode ficar em branco

Marque as caixas:

"Quick Format" -> faz uma formatação rápida; pendrives em boas condições não precisam de formtação lenta

"Create a DOS startup disk using system files located at:" -> e aponte para a pasta com os arquivos do DOS Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. anteriormente descompactados

Clique em "Start", confirme e aguarde.

pendrive bootável com DOS feito!

Programa do gravador: com o pendrive já prondo para boot descompacte esses arquivos[/b] para  o pendrive e copie os arquivo da bios tambem.

Amigos não encontro esse tal arquivo que tem que apontar na opção Create a DOS startup disk using system files located

dai me deparo com esse erro

spiv6g.png

Postado

NinjaInfo, use a opção 'using internal MS-DOS system files' -  creio que ele utilizará alguma versão do FREEDOS.

Postado

Olá amigos, alguém poderia tirar uma duvida quanto ao valor e quantidade de capacitor do projeto que usa a bateria.

Na imagem do forum o projeto não usa nenhum capacitor.

No projeto com bateria este capacito de 10uF é eletrolítico ou cerâmico no esquema cerâmico mas em algumas imagens no forum estam usando eletrolítico.

Postado

Se está na casa de 10µF é eletrolítico - até que tem capacitores de poliéster com valores grandes, mas é aplicação específica.

Postado

Olá amigo BEN, me informe quantos e quais capacitores devo usar no projeto com alimentação por bateria e com alimentação pelo usb pois no forum a muita divergência nas imagens e esquemas.

Postado

Não há valor fixo para os capacitores.

Por bateria, se for bateria mesmo e não uma fonte de alimentação chaveada(como carregador) pode usar de 10µF até 100µF que já é o suficiente.

Por usb é bom um capacitor de 220µF para cima (eu usei um de 1500µF na entrada da fonte e outro de 680µF depois da fonte - para filtragem).

Agora um ponto importante é colocar um de 100nF no VCC do CI(no pino que vai para ele) - isto faz o desacoplamento de algumas frequências espúrias, caso hajam.

Postado

Ola tambem nao conseguir fazer a formatação com os arquivos seleciono creat a dos startup mas da o mesmo erro do NinjaInfo

se alguem puder ajudar nois fico agradecido

Postado

Josafar, observe a imagem abaixo...

image.php?di=IKLQ

Em Format options se marcar a caixa Create a DOS startup disk terá duas opções:

using internal MS-DOS system files : nesta opção o programa utilizará uma versão interna e não precisará indicar nenhuma imagem

using DOS system files located at : nesta opção o programa irá utiliza a imagem indicada e não a interna

Então, marque a primeira opção.

Postado

Olá amigos já montei minha gravadora, mas esta aparecendo esta mensagem de erro "Load error: no DPMI - Get csdpmi*.zip" apos o comando SPIPGM.EXE -i

Postado

Olá amigo o erro citado na minha mensagem anterior, apresenta somente nos programas do dos como: fredos, rd-dos e outros já no hiren's boot o programa SPIPGM roda legal.

• 2 semanas depois...
Postado

Pode utilizar...

spipgm /i (retorna a informação do chip: tipo, tamanho... etc)

spipgm /d NOMEDOARQUIVO (faz um backup do conteúdo do chip)

spipgm /u (habilita gravação)

spipgm /e (apaga o chip)

spipgm /p ARQUIVODABIOS (programa o chip)

spipgm /v ARQUIVODABIOS (verifica a gravação - se o que tem no chip é o mesmo conteúdo do arquivo)

Ou...

flashrom --programmer rayer_spi (retorna a informação do chip)

flashrom --programmer rayer_spi --write ARQUIVODABIOS (programa o chip e depois verifica a gravação)

flashrom --programmer rayer_spi --erase (apaga o chip)

flashrom --programmer rayer_spi --read NOMEDOARQUIVO (faz um backup do conteúdo do chip)

flashrom --programmer rayer_spi --verify ARQUIVODABIOS (verifica a gravação...)

Postado

Obrigado pela informação amigo Joinha pra ti qualquer duvida te consulto vc é 10  ^-^

Postado

Mais um projeto para montar :) Valeu.

Postado

Show, tentei mais não deu muito certo, até consigo ler as informações do chip, mais na hora de gravar é como se ele perdesse a ligação com o chip. 9_9

Postado

evilrenan, está fazendo algo errado, o projeto funciona. Veja se não inverteu as conexões.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.