Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer E1 531 mb 7912p rev. 1.0 liga e desliga e não gira o cooler

Avalie este tópico:

Marcelo-sc

Posts em destaque

Boas pessoal,

Estou com essa Acer que apresenta esse defeito já revi vários tópicos no fórum porem nenhum com solução que eu tenha visto comparado ao meu então fiz todo o teste possível

Regravei a bios

Troquei o processador

Cooler

Aferi todas as tensões

Achei 3.3v, 5 v e 19 v

A bios tanto u42 como o u36 estão sem tensão

Refis uma geral procurando curto e achei pu10 e quatro capacitores ao lado da bobina pl15 em curto removi todos, mas o curto continua... preciso de uma força dos colegas para solucionar esse problema agradeço a força..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o problema aí é o esquema elétrico dessa placa.    Só tem a rev 02 e 03, mas pode ser que ajude em algo.    Por esse esquema:

a tensão que alimenta a bios é a +3VS, que se inicia no U21, verifique se tem esse componente na placa, caso encontre, meça as tensões em seus pinos.

Link para o comentário

, , Acer Aspire E1-571 Wistron Q5WVH LA_7912P seria esse modelo e essa placa ? se sim vou upar o esquema rev 1.0
Link para o comentário

• Moderador Global

, seria bom, me parece que há boas diferenças entre as revisões.

Link para o comentário

, , segue link do esquema rev 1.0

Link para o comentário

, Provavelmente se não existir curto aparente terá que analisar o funcionamento de cada fonte detalhadamente. Analise a linha das Voltagens principalmente as de estado S3 e S1. Meça pressionando o botão de power e veja se ameaçam funcionar, as que não se manifestarem provavelmente estarão com problema, mas isso não é uma regra é preciso a analise com bastante atenção do esquema.

Voltage-Rails-LA-7912P.jpg

Link para o comentário

Olá amigo , com a placa somente ligada na fonte , verifique o pino 100 PCH_RSMRST# do U20 super io , tem que ter 3v para dar sequencia entre super io e ponte sul. Caso não tenha essas tensão , tem algo errado com o super io ou fontes de 5v e 3v. Se tudo certo , faça um ME no chipset , bom seria mesmo é troca-lo , visto que ele causa esses defeitos.  Se ajudei , um Joinha para mim . Abraços.

Link para o comentário

Bom dia, Obrigado

por disponibilizar o esquema e a todos que estão ajudando...

Referente à região da bobina pl15 ao lado esta tudo em curto tanto no pu10 como nos capacitores ao lado já removi eles, mas continua o curto agora com esquema correto podemos investigar melhor... essa anormalidade..

Obs:   esse esquema não esta batendo com a placa tem certesa que postasse o correto?

Link para o comentário

Bom dia, Obrigado

por disponibilizar o esquema e a todos que estão ajudando...

Referente à região da bobina pl15 ao lado esta tudo em curto tanto no pu10 como nos capacitores ao lado já removi eles, mas continua o curto agora com esquema correto podemos investigar melhor... essa anormalidade..

Obs:   esse esquema não esta batendo com a placa tem certesa que postasse o correto?

amigo peguei de outro grupo que participo e la está descrito como rev 1.0 desse modelo da acer, mas vou confirmar.

Link para o comentário

, marcelo, peguei outro esquema é do acer V3-571g-mb-compal Q5WVH (LA-7912P Rev: 1.0), bate com sua placa esta descrição ? se sim daqui a pouco vou upar ele. Me passa a informação de alguns componentes da sua placa para eu comparar antes de upar. Tais como tipo do ci de bios pn,ps.
Link para o comentário

, marcelo, peguei outro esquema é do acer V3-571g-mb-compal Q5WVH (LA-7912P Rev: 1.0), bate com sua placa esta descrição ? se sim daqui a pouco vou upar ele. Me passa a informação de alguns componentes da sua placa para eu comparar antes de upar. Tais como tipo do ci de bios pn,ps.

opa pela descrição sim bate bom se quiser dar uma olhada conferir..  ve ae  pl15 , pu10  , pq18  , u20 ,  pq9 e  pq10

Link para o comentário

, estou baixando para poder conferir e upar.

obs: Não são as versões corretas, encontrei da rev2 até rev 4, somente. Vou continuar a busca, caso encontre posto o link.

Link para o comentário

Olá amigo , com a placa somente ligada na fonte , verifique o pino 100 PCH_RSMRST# do U20 super io , tem que ter 3v para dar sequencia entre super io e ponte sul. Caso não tenha essas tensão , tem algo errado com o super io ou fontes de 5v e 3v. Se tudo certo , faça um ME no chipset , bom seria mesmo é troca-lo , visto que ele causa esses defeitos.  Se ajudei , um Joinha para mim . Abraços.

tem essa tensão u20 pino 100 e de 3.3v  chipset  ja fis um me mas esse chips da intel não adianta muito faser mé

Link para o comentário

, o problema aí é o esquema elétrico dessa placa.    Só tem a rev 02 e 03, mas pode ser que ajude em algo.    Por esse esquema:

a tensão que alimenta a bios é a +3VS, que se inicia no U21, verifique se tem esse componente na placa, caso encontre, meça as tensões em seus pinos.

u21 , sem tensão no gate, e com os 3,3V no dreno. 

na sequencia  o U20 no pino 100 tem 3.3v

o pj1 sem tensão

pj11 sem tensão

porem achei curto no pu10 e 4 capacitores  removi todos mas o curto não saiu

queria isolar e talves ate injetar tensão pra ver quem grita rsrs e possivel ?

obs : ao acionar start a placa liga não gira o Cooler mas logo desliga e não sobe video eo power zera ao ser acionado..

Link para o comentário

• Moderador Global

, removeu a PL15?    Se não, remova e verifique q lado fica o curto, aí sim pode injetar a tensão.

Link para o comentário

, removeu a PL15?    Se não, remova e verifique q lado fica o curto, aí sim pode injetar a tensão.

no caso removi o curto fica somente na regiao do pj11 juntamente com o pu10 injeto tensão  no lado que da curto na pl15 ?

Link para o comentário

• Moderador Global

, sim, mas atenção ao injetar, note q a tensão dessa linha é de 1V. 

Link para o comentário

• Moderador Global

, coloque a PL15 no lugar e abra o PJ11 (pág 45) e verifique de q lado está o curto (+VCCSAP ou +VCCSA).

Link para o comentário

• Moderador Global

, ô loco!!  Mas vc não tinha retirado os capacitores do lado da bobina?

Link para o comentário

• Moderador Global

, então, deve ter algum componente aí provocando esse curto né...  remova a PL15 (de novo, rsrs) e veja se o curto desse lado ainda ocorre, se continuar, aí vc retira eles, se sumir, recoloque a bobina e teste novamente, até achar.    Pode ser algum capacitor, bem como o PU10.    Assim que achar o causador desse lado, aí sim ver do outro lado.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...