Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido sti 1422 - ecs R42II1 - Não liga

Avalie este tópico:


bisuca

Posts em destaque

Então pessoal, meu primeiro note que pego pra consertar e ja não consigo achar componente pra ele.

Estou precisando de um resistor SMD R010 de 0,01 ohm, ja vasculhei a internet e não encontro em lugar nenhum.

Se eu substituí-lo por um de maior valor, de 1 ohm por exemplo, provavelmente irei queimar o resto do circuito certo?

Se alguém puder me informar em qual tipo de aparelho eletrônico sem ser notebook, eu poderia encontrar esse resistor agradeço.

Valeu...

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não vai queimar, pode ocorrer da voltagem se inferior ao necessário da trilha, isso ta parecendo ser uma fusistor, que nada mais e um resistor substituindo em fusível, olha a voltagem que esta chegando e verifica qual voltagem deveria estar passando.

 

Então amigo, é que não expliquei bem a situação.

Esse resistor está na entrada da fonte e em ambas as extremidades está dando 19v o que o identifica como queimado certo?

Ele está em uma placa mãe ECS R42II1, de um note sti 1422.

Acredito que seja necessário a substituição do mesmo, só não sei se posso por um de maior valor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma placa mãe ECS R42II1, na entrada da fonte tem um mosfet com 8 pinos.

 

Até onde sei os pinos 2 e 3 são terra, os outros tem corrente.

 

Só que este mosfet está assim - pino 1=19v, pino 2=19v e os outros pinos estão zerados.

 

Dúvida. Ele esta pifado ou não?

 

Logo na sequencia da placa tem um capacitor que está sem corrente, e o pino 1 do carregador da bateria também está sem corrente, só tem a linha de 3v (3.24) nos pinos 3,4 e 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bisuca,

image.php?di=B7DT

O resistor está OK. Se você encontra 19V dos dois lados de PR148 é sinal de que ele está bom.

PR148 é o resistor shunt que monitora a corrente fluindo da fonte para o circuito.

U=R x I, temos R= 0.01ohms e I= 3.5A (exemplo)

U= 0.01 x 3.5

U= 0.035V (35mV)

Significa que ao fluir 3.5A por PR148, teremos 35mV sobre o resistor, e essa tensão vai para os terminais 4/5 do OZ8618. Eles têm a função de monitorar a corrente consumida, e se houver sobrecorrentes, o transistor PQ1 será bloqueado.

 

Adicionando, PR155 faz a mesma função, mas para monitorar a corrente de carga da bateria.

 

 

PS: corrigido identificação de PU1 (OZ8618).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo essas apostilas, tudo começa com a eletrônica básica.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo essas apostilas, tudo começa com a eletrônica básica.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado Vlad, já vi que tenho muita estrada ainda pra rodar....

 

Aproveitando, você conhece algum desses cursos on line que realmente se aprende alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bisuca: Por favor dê uma lida no item 3.4 do link abaixo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

essa ECS R42II1 é de notebook STI 1422.

 

bisuca,

Essa placa é a mesma desse post?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Continue com o mesmo post quando for a mesma placa, se necessário altere o título, mas não fique criando novos tópicos para o mesmo equipamento, mesmo que o defeito mude. Informe o que foi feito e o que está ocorrendo.

Quanto a sua pergunta, sempre identifique o componente analisado (verifique na serigrafia), auxilia para quem quer lhe ajudar.

 

Quanto a placa R42II1 e o outro posto, verifique se têm 19V nos terminais 5/6/7/8 dos FET PQ1/PQ2. Se essa tensão não estiver ali, têm que analizar o circuito do charger PU1 (OZ8618).

Em outros modelos de notes esse chip costuma queimar, ele e uns resistores SMD de 10 ou 0 ohms.

 

PS: corrigido identificação de PU1 (OZ8618).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

essa ECS R42II1 é de notebook STI 1422.

 

bisuca,

Essa placa é a mesma desse post?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Continue com o mesmo post quando for a mesma placa, se necessário altere o título, mas não fique criando novos tópicos para o mesmo equipamento, mesmo que o defeito mude. Informe o que foi feito e o que está ocorrendo.

Quanto a sua pergunta, sempre identifique o componente analisado (verifique na serigrafia), auxilia para quem quer lhe ajudar.

 

Quanto a placa R42II1 e o outro posto, verifique se têm 19V nos terminais 5/6/7/8 dos FET PQ1/PQ2. Se essa tensão não estiver ali, têm que analizar o circuito do charger PU1 (OZ8618).

Em outros modelos de notes esse chip costuma queimar, ele e uns resistores SMD de 10 ou 0 ohms.

 

Então vlad, sim é a mesma placa. Não repetirei o erro de criar dois posts.

 

No Fet PQ1 e PQ2 a tensão de 19v está em todos os pinos, do 1 ao 8.

 

O fet que mencionei, que esta com 19v só no pino 1 e 2 é o PQ38, e o resistor que eu falei no outro post é o PR148.

 

Procurei o datasheet do mosfet mas nã o achei, é esse - bv0p1e

 

 

PS: corrigido identificação de PU1 (OZ8618).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

irmão pega o datasheet do componente mais o basico e o seguinte o mosfet e um componente com tres partes "source" "dreno" e "Gatilho" podem ser de canal N ou canal P seu funcionamento ocorre da seguinte forma. Ele é alimentado pelo source mais so passa a conduzir com um pulso no gatilho esse pulso e (-) no caso do canal N e (+)  no caso de canal P , esse que vc achou pelo q falou e um Fet duplo , vc deve ter achado dois negativos por que ele deve ser de canal N ai ele tem dois gatilhos N, no mais este componente n tem positvo nem negativo ele funciona como um transistor so q com disparo diferente. E vc pode substituir por um compativel atençao no VCC e no e Na corrente suportada de sorce pra dreno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bisuca.

 

Fets N

PQ1:  AO4435 -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

PQ2: A04436AL - 

 

Fet  dual N

PQ32: AO4932 -

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, to quase desistindo dessa placa aqui.

 

Ontem dei mais uma pegada nela mas não to conseguindo evoluir, ainda to achando que o culpado disso tudo é o PQ38, que esta com tensão de 19v só nos pinos 1 e 2, só que ja pesquisei o datasheet dele mas não to conseguino encontrar o correto.

A marcação do código no chip esta meio apagada e não tenho certeza se estou usando o código certo.

Gostaria de pedir a quem tiver uma placa mãe igual, que olhasse e se puder me informar qual o código que esta impresso nesse componente ficaria agradecido.

 

A placa é a ECS R42II1, do TOSHIBA STI 1422.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se têm 19V nos pinos 1/2 do PQ38 significa que a tensão VIN (19V) está disponível; VIN é a identificação dos 19V que vêm da fonte de alimentação ou 11V que vêm da bateria e que alimenta o circuito do notebook - veja página 3 Power Block Diagram.

 

O FET PQ38 (AO4932) é responsável pela carga da bateria, ele não é necessário para o note ligar e inicializar utilizando a fonte de alimentação.

 

Veja qual o nivel de tensão no pino 22 do PU1 (OZ8618), essa tensão é o sinal AC_IN, que informa ao EC (IT8502) que a fonte está conectada e a tensão de 19V (VIN) está disponível. Se o OZ8618 estiver danificado ou essa tensão estiver alterada, o note não vai ligar mesmo tendo os 19V disponíveis.

 

Veja qual o nivel de tensão no pino 16 do PU10 (OZ815), essa tensão é +V5_LDO.

 

 

PS: corrigido identificação de PU1 (OZ8618).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se têm 19V nos pinos 1/2 do PQ38 significa que a tensão VIN (19V) está disponível; VIN é a identificação dos 19V que vêm da fonte de alimentação ou 11V que vêm da bateria e que alimenta o circuito do notebook - veja página 3 Power Block Diagram.

 

O FET PQ38 (AO4932) é responsável pela carga da bateria, ele não é necessário para o note ligar e inicializar utilizando a fonte de alimentação.

 

Veja qual o nivel de tensão no pino 22 do PU1 (OZ8618), essa tensão é o sinal AC_IN, que informa ao EC (IT8502) que a fonte está conectada e a tensão de 19V (VIN) está disponível. Se o OZ8618 estiver danificado ou essa tensão estiver alterada, o note não vai ligar mesmo tendo os 19V disponíveis.

 

Veja qual o nivel de tensão no pino 16 do PU10 (OZ815), essa tensão é +V5_LDO.

 

Então amigo, obrigado pela força.

 

PU1 não achei nada no pino 22 (é o I/O?)

 

Pino 16 do PU10 - 4.94v

 

Sò uma observação, não sei se é o certo, estou fazendo as medições sem memória, sem processador.

 

PS: corrigido identificação de PU1 (OZ8618).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falta de atenção identifiquei o PU1 como OZ8602 mas na verdade ele é o OZ8618, corrigi então as mensagens para não ter confusão para quem estiver seguindo o post.

 

Ela vai ter que ligar sem processador/memória.

Pino 16 está OK.

Quanto ao pino 22 ele deveria ter 3V, pois o sinal AC_IN é ativo no nível alto. Ele que avisa ao EC que a fonte está conectada e OK.

Informe as tensões nos terminais de PU1 e também veja se há fuga ou curto na linha do pino 22.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...