Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5551 - COMPAL LA-5912P r1.0 - Não liga com a fonte

Avalie este tópico:

shemux

Posts em destaque

Não tenho muita experiência com eletrônica...

Estou com um notebook na bancada que está com o seguinte defeito:

*Quando ligado na fonte ele não liga de maneira alguma, não tenho tensão em nenhuma bobina (5V e 3.3V);

*Quando coloco somente a bateria ele funciona as vezes, não é sempre que liga, quando liga funciona normalmente, inicia o S.O. e tudo, e se depois de ligar eu coloco a fonte, ele acende o led de carregando... mas se tirar a bateria ele desliga;

*As vezes na fonte tenho tensões nas bobinas de 5V 3.3V e 1.1V sem a bateria, mas ele não liga de forma alguma.

Resumindo se tiver na fonte ele não liga, se tiver na bateria ele liga as vezes e se colocar a fonte depois que ele ligou na bateria, aparentemente ele carrega a bateria.

Quando está sem as tensões na bobina eu tenho uns 16-18V no botão de power. Mas quando tenho as tensões nas bobinas 3 e 5Volts, no botão fica com 3V, mas como eu disse, não liga.

Estou com duvida quanto algumas medições, que semelhante ao botão de power as vezes tem 3V e as vezes tem 18-19V.

Está anexado algumas medidas que achei estranho, que assim como disse, as vezes tem 3V no PQ3 e as vezes 18-19V.

Esquema com algumas medições que eu fiz: [Editado - Remoção Link Externo]

O esquema do notebook:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

PQ3_18V.jpg.d85e9e82d435ce924b0cdaa59f4c8fa2.jpg

PQ3_3V.jpg.fd842eeda80b71767a94f0116fbd4ec4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Eu estou acompanhando com o esquema, inclusive tenho feito as medidas e anotado no esquema alguns comentários com as medições que achei, tem o link pra baixar na primeira mensagem do post caso queria analisar e dar um retorno se achou alguma tensão que está anormal pq as partes que medi eu anotei as tensões que para eu está certo, mas pode ser que eu deixei passar alguma coisa (as medidas que eu fiz e estão anotadas foram feitas sem a bateria). No circuito do pwm vou tentar amanhã pegar as medidas todas em volta dele. Quais tensões obrigatoriamente devo ter nele para saber se ele que é o defeito?

Link para o comentário

Eu consegui fazer o power ter 3V! mas é assim, tem que colocar na fonte assimetrica, e zerar a voltagem, quando eu vou aumentando ate chegar em 19V tem os 3V no power. se eu ja ligo direto os 19V na fonte ele vai ficar com os 19V no power. As medidas que consegui fazer no PWM quando está com 3V foi as seguintes:

Ah, tem um pino ai que marquei como desliga é pq sempre que triscava com o multimetro nele, os 19V voltava para o botão power e o resto das medidas ficavam tudo iguais as anteriores (em vermelho). o que coloquei como pisca é que o multimetro fica aumentando e diminuindo a voltagem, deve ser algum sinal.

onde não tem as medidas em verde é porque são iguais as medidas quando tenho 19V no power

Voltagens_PWM_3V_no_power.jpg.224e9e1f7d68c5e0be876dffc5f6148e.jpg

Link para o comentário

, Caro boa tarde. A principio ficou meio confuso. Vamos verificar primeiro a linha de 19v 3v e 5v sem bateria. Verifique os pq14 e pq15 e veja a tensão em pr61.

Link para o comentário

amigo vou te dar uma explicação do provável defeito baseado em seu relato ok. O Pino 127 do EC(I/O) é o ACIN este pino informa ao mesmo q existe um carregador conectado a corrente elétrica certo. Também existe o pino 27 o ACOFF que informa ao EC(I/O) que não existe um carregador conectado a corrente elétrica e sim a carga da bateria de 11V ou 12V certo. Vamos lá entender: quando estão conectados carregador e bateria o pino 27 ACOFF é para ter tensão 0V, pois o carregador sempre prevalece sua tensão já o pino 127 ACIN tem que ter tensão de 3V se ao conferir ai na sua placa e estiver ao contrario o defeito está na tensão ACIN ou seja a placa não está sendo informada de um carregador plugado ai ela não starta ok! Acho q fui bem didático.  :)
Link para o comentário

Em 14/05/2016 às 19:52, notebookgr disse:

, Caro boa tarde. A principio ficou meio confuso. Vamos verificar primeiro a linha de 19v 3v e 5v sem bateria. Verifique os pq14 e pq15 e veja a tensão em pr61.

Tanto PQ14 quanto PQ15 tem 18V no Dreno e no Source e 8V no gate.

PR61 tem os 18 de ambos os lados.

Link para o comentário

, Caro, verifique o procedimento que o colega acima informou. Veja as tensões correspondentes e informe.

Link para o comentário

Em 14/05/2016 às 20:50, FLAVIOTECH disse:

amigo vou te dar uma explicação do provável defeito baseado em seu relato ok. O Pino 127 do EC(I/O) é o ACIN este pino informa ao mesmo q existe um carregador conectado a corrente elétrica certo. Também existe o pino 27 o ACOFF que informa ao EC(I/O) que não existe um carregador conectado a corrente elétrica e sim a carga da bateria de 11V ou 12V certo. Vamos lá entender: quando estão conectados carregador e bateria o pino 27 ACOFF é para ter tensão 0V, pois o carregador sempre prevalece sua tensão já o pino 127 ACIN tem que ter tensão de 3V se ao conferir ai na sua placa e estiver ao contrario o defeito está na tensão ACIN ou seja a placa não está sendo informada de um carregador plugado ai ela não starta ok! Acho q fui bem didático.  :)

Certo, entendi, e sim foi bem didático, obrigado.

------------------------------

Quanto as medidas:

*Com a fonte e sem bateria:

Pino 127(ACIN):3,2V

Pino 27(ACOFF):0V

*Com a fonte e com bateria:

Pino 127(ACIN):3,2V

*Sem fonte e com a bateria

Pino 127(ACIN): 0V

-------------------------------------

O interesante é o seguinte: se eu ligar a fonte assimetrica direto com 19V e por ex 3A e conectar na placa ele não carrega, não liga não faz nada pode estar com ou sem bateria, nesse momento tenho 18V no botão de ligar e nenhuma tensão em nenhuma bobina.

Mas se eu desligar tudo, inclusive remover a bateria e for na fonte assimétrica zerar a tensão e ir aumentando ate chegar em 19V ele começa a carregar a bateria, (o led acende que está carregando não sei se realmente está) e tenho as tensões de 1,1V,  3V e 5V nas bobinas e os 3V no botão do power aparece. Mas se eu desligar e ligar a fonte assimétrica já que ela volta nos 19V vai fazer como eu disse sumir tensão das bobinas e 18V no power aparece.

Mas em momento algum ele da Start

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá pessoal até hoje estou lutando com essa placa nas horas vagas, eletrônica na teoria é muito simples mas a prática tá complicada. Eu consegui uma placa igual que também não funciona (essa o problema é não dar vídeo) estou medindo as tensões desde o Jack para ver se acho o problema e de cara o componente PQ1 me deixou intrigado. Por que ele as vezes tem no gate 3V e as vezes tem de 16 ate 19V. Como eu disse antes não tenho muita experiência com a prática, alguém mais experiente será que poderia me ajudar entender de onde pode estar vindo essa tensão?

O esquema da placa está na primeira mensagem desse caso.

Gate_PQ1.jpg.0d91caa37e5eb3f5105fe26238d5641d.jpg

Link para o comentário

• Moderador Global

, é proibido a divulgação de links externos para arquivos de bios e esquemas.    Temos esse arquivo em nosso gerenciador interno:

Link para o comentário

As tensões no PQ3 estão iguais na "mensagem 1" do tópico, as medidas foram feitas somente com a fonte ligada, sem a bateria. De qualquer forma para ajudar vou colocar também a imagem do esquema elétrico dessa parte da placa.

Como eu havia dito, tem hora que tenho 3V e as vezes tenho de 16 ate 19V. Isso acontece em vários componentes mas não acho de onde pode está vindo tal tensão.

Se eu ligar a fonte assimétrica em 19V eu não tenho os 3V no gate do PQ3, PQ1, assim como também não tenho no botão power. Mas se eu zerar a tensão e for aumentando de 0 até 19V todos esses ficam com 3V. E ai tenho as tensões nas bobinas de 3V, 5V e 1.1V, Mas não starta a placa, de todo jeito ela não liga com a fonte.

PQ3.jpg.765242ffb92906f6b7187c641e941eb9.jpg

Link para o comentário

Já que está seguindo por essa linha de testes me surgiu uma dúvida, por acaso se colocar a assimétrica na mesma tensão da bateria a tensão dos gates baixa pra 3.3v?

Ou só quando atinge realmente 19v é que baixa pra 3.3v?

Pode haver curto no mosfet comutador entre bateria e fonte, ou podes estar enganando o sio ou charger defeituoso simulando a bateria quando passa a assimétrica pela mesma tensão que a bateria fornece.

Da uma olhada nisso por gentileza. ;D

Abraço.

Link para o comentário

Colega, veja esse vídeo.

Link para o comentário

As questões levantadas por você são bastantes coerentes, e de fato precisam serem verificadas.
Link para o comentário

mas seguindo oque o

disse na sobre o acin e o acoff, o que o nosso amigo mediu esta errado.(eu acho), pois com a bateria e sem carregador o acoff não deveria apresentar tençao?

Link para o comentário

Em 27/05/2016 às 06:10, neofln disse:

Já que está seguindo por essa linha de testes me surgiu uma dúvida, por acaso se colocar a assimétrica na mesma tensão da bateria a tensão dos gates baixa pra 3.3v?

Ou só quando atinge realmente 19v é que baixa pra 3.3v?

Pode haver curto no mosfet comutador entre bateria e fonte, ou podes estar enganando o sio ou charger defeituoso simulando a bateria quando passa a assimétrica pela mesma tensão que a bateria fornece.

Da uma olhada nisso por gentileza. ;D

Abraço.

Olhá só as medições que fiz:

5957ad4e80c71_teste_com_12_e_19V_na_assimtrica.jpg.0c998b11b06f04a1584c8a9265a9e483.jpg

Link para o comentário

Em 27/05/2016 às 07:46, Gilson Macedo disse:

Colega, veja esse vídeo.

Muito interessante, muito mesmo, me esclareceu muita coisa, vou fazer os testes e qualquer coisa troco esse PWM caso seja ele que não está mandando o sinal para o PQ4. Ate mais tarde posto os resultados

Link para o comentário

Ia lhe dizer pra re-soldar o pwm primeiro, as vezes é só mal contato.

Quanto aos testes que fez, tirou minha dúvida, fico agradecido.

Aparentemente o problema vai estar mesmo onde o meu caro amigo

explicou com extrema riqueza de detalhes. ;D

Link para o comentário

Em 27/05/2016 às 15:47, neofln disse:

Ia lhe dizer pra re-soldar o pwm primeiro, as vezes é só mal contato.

Quanto aos testes que fez, tirou minha dúvida, fico agradecido.

Aparentemente o problema vai estar mesmo onde o meu caro amigo

explicou com extrema riqueza de detalhes. ;D

Olá eu tenho uma outra placa igual que liga e não da vídeo, e como estava ok, eu preferi trocar, e para tirar duvidas também eu já até tinha postado as medidas no PWM na Resposta #4. Blz fiz a troca e para minha surpresa ficou igual, se vou aumentando a tensão de vagar tenho a voltagem nas bobinas, mas não liga.

Peguei o PWM que tirei e coloquei na placa velha que não da video, e ficou do mesmo jeito, quer dizer que não é o PWM. a tensão não está saindo do PWM para o PQ4, mas não por problema nele.

A dica do , me ajudou muito eu não sabia de onde aparecia aqueles 3V. Pelo que vi então pode ser algo que está fazendo com que o PWM não mande a tensão para o PQ4. Como alguns colegas citaram, o   e   vou refazer as medidas que chega no SIO (acoff). Vou refazer e posto os resultados, se alguém tiver alguma sugestão post, qualquer ajuda é bem vinda.

Link para o comentário

Apesar do defeito parecer mais relacionado ao charger, este SIO é campeão em queimar por nada...

Verifique realmente se PQ4 está ok, teste fora da placa com multímetro.

Se quiser pode forçar a tensão a descer para 3.3v no gate dele fazendo jumper entre dreno e source do PQ4, mas deixe isso pra fazer mais adiante.

Verifique o que os colegas pediram, e verifique na página 38 do esquema os mosfets pq14,pq15,pq16,pq22, e pq56, e os bipolares pq53, pq19, pq21, para tanto entre com a fonte já em 19v. Anote pra gente as tensões nos pinos destes componentes.

Abraço.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...