Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CCE - M300S - Placa CT 42 Ver B - Bateria 100% Desliga ao Desplugar Fonte.

Avalie este tópico:


SmartTec Tobias Barreto

Posts em destaque

Bom Dia!

Galera estou com esse Notebook na Bancada cujo diagrama da placa já vi que é uma raridade.

Porém adoraria saber se vocês poderiam me ajudar.

Ele está ligando perfeitamente iniciando sistema de boa.

mas a bateria dele estava sem carregar, daí coloquei uma nova ela carregou quando chegou em 100% despluguei a fonte daí ele desligou como se não tivesse bateria.

Testei a bateria dele em outro notebook do mesmo não carregou testei a nova em outro notebook e apresentou o mesmo defeito.

daí fique na duvida se o outro notebook não está com o mesmo problema deste, pois o outro notebook estava parado faz muito tempo e eu não lembro o estado dele em relação a bateria e tal.

Fui checar as tensões no conector da bateria e são as seguintes:

 

Bateria Conectada:

Pin 1 - 0V

Pin 2 - 0V

Pin 3 - 2,2V

Pin 4 - 0V

Pin 5 - 3,3V

Pin 6 - 3,3V

Pin 7 - 1V

 

Bateria Desconectada

Pin 1 - 0V

Pin 2 - 0V

Pin 3 - 0V

Pin 4 - 0V

Pin 5 - 3,3V

Pin 6 - 3,3V

Pin 7 - 1V

 

Observei que o Pin 3 perde a tensão de 2,2V com ela conectada, o Led Vermelho de carga acende quando tem bateria  e apaga quando removo ela.

 

Detalhe, o pino 7 fica ao lado daquele pino falso. ( apenas para orientação quanto de onde se começa a contar os pinos)

 

alguem pode me ajudar se tem alguem errado nessa leitura aí ou se ta tudo ok e se eu deveria procurar em outros pontos da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com essa pulga atrás da orelha mesmo, sabe me dizer algum método de testar essas baterias? tipo leitura simples com multímetro mesmo.

ahhhh acabei esquecendo de comentar é que eu testei a bateria do outro notebook neste e deu o mesmo defeito. daí eu suspeito de que os dois notebooks estão com o mesmo defeito na placa.

uma pena eu não encontrar um terceiro notebook desse mesmo modelo pra tirar a prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

Galera estou com esse Notebook na Bancada cujo diagrama da placa já vi que é uma raridade.

Porém adoraria saber se vocês poderiam me ajudar.

Ele está ligando perfeitamente iniciando sistema de boa.

mas a bateria dele estava sem carregar, daí coloquei uma nova ela carregou quando chegou em 100% despluguei a fonte daí ele desligou como se não tivesse bateria.

Testei a bateria dele em outro notebook do mesmo não carregou testei a nova em outro notebook e apresentou o mesmo defeito.

daí fique na duvida se o outro notebook não está com o mesmo problema deste, pois o outro notebook estava parado faz muito tempo e eu não lembro o estado dele em relação a bateria e tal.

Fui checar as tensões no conector da bateria e são as seguintes:

 

Bateria Conectada:

Pin 1 - 0V

Pin 2 - 0V

Pin 3 - 2,2V

Pin 4 - 0V

Pin 5 - 3,3V

Pin 6 - 3,3V

Pin 7 - 1V

 

Bateria Desconectada

Pin 1 - 0V

Pin 2 - 0V

Pin 3 - 0V

Pin 4 - 0V

Pin 5 - 3,3V

Pin 6 - 3,3V

Pin 7 - 1V

 

Observei que o Pin 3 perde a tensão de 2,2V com ela conectada, o Led Vermelho de carga acende quando tem bateria  e apaga quando removo ela.

 

Detalhe, o pino 7 fica ao lado daquele pino falso. ( apenas para orientação quanto de onde se começa a contar os pinos)

 

alguem pode me ajudar se tem alguem errado nessa leitura aí ou se ta tudo ok e se eu deveria procurar em outros pontos da placa.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo você tem o esquema da placa? Se tiver faça uma analise baseado no esquema do mosfet comutador e do CI de Charger. Faça com bateria e carregador plugados e faça só bateria conectada ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca o multímetro nessa bateria e mede a tensão dela. O positivo é de um lado e o negativo é no outro extremo. Pelo que descreveu de tensão essa bateria não está boa. Faz essa leitura com outra bateria que esteja boa e verá a carga dela. Se a ponta do multímetro não couber, então usa uma ponta estilete ou outro objeto condutor que seja bem fino e que caiba entre os polos da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca o multímetro nessa bateria e mede a tensão dela. O positivo é de um lado e o negativo é no outro extremo. Pelo que descreveu de tensão essa bateria não está boa. Faz essa leitura com outra bateria que esteja boa e verá a carga dela. Se a ponta do multímetro não couber, então usa uma ponta estilete ou outro objeto condutor que seja bem fino e que caiba entre os polos da bateria.

 

Bateria nova: 0V

Bateria velha: 0V

Bateria do Outro notebook: 0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver fonte assimétrica verifique qual tensão de carga da sua bateria e ligue na fonte.

 

:'( :'(

Não tenho a fonte a assimétrica ainda.

mas vou improvisar com uma conte atx aqui.

só que na bateria marca o seguinte:

Rating: 11.1V 2200mAh 24Wh

significa que ela precisa de 11V para carregar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Significa que a tensão de trabalho dela é de 11.v, mas para receber recarga ela precisa de uma tensão um pouco maior. 13v no máximo. Alguns preferem limitar a corrente a algo em torno de 10%. Eu colocaria 300 mA e deixaria por pouco tempo, apenas para que ela pegasse um pouco de carga. Se após um tempo ela não recarregar em nada, significa que a bateria tem defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Significa que a tensão de trabalho dela é de 11.v, mas para receber recarga ela precisa de uma tensão um pouco maior. 13v no máximo. Alguns preferem limitar a corrente a algo em torno de 10%. Eu colocaria 300 mA e deixaria por pouco tempo, apenas para que ela pegasse um pouco de carga. Se após um tempo ela não recarregar em nada, significa que a bateria tem defeito.

 

Muito boa a explicação. mas só me resta uma ultima duvida, quais os pinos eu posso ta injetando essas tensões?

pode ser tipo, pino 1 e qual quer outro?

Pin 1 é o negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas duas extremidades encontramos o positivo e o negativo. Se encontrou o negativo, do outro lado estará o positivo.

 

Muito bem então. vou fazer esses teste, mas como falei,  :) vou usar uma fonte ATX, se der algo errado infelizmente terei que correr o risco já que é o único recurso que tenho, :'(

Mas mesmo assim seus comentários vem sendo de grande ajuda.

assim que eu concluir esses teste posto aqui o resultado.

Detalhe, vou usar a tensão de 12V pra dar um empurrãozinho na bateria pra ver se ela da algum sinal de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...