Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire / Es1-512 / EA53-BM/EG52-BM / Sem led nem vídeo

Avalie este tópico:

Carapixo

Posts em destaque

Olá,

Esse acer está somente com led, não sobe vídeo...

Na entrada, aparentemente onde deveria ter os 19v está tendo.

Porém não possui 3.3v nem 5v nas bobinas, no PU4503, onde as bobinas estão ligadas, o pino 12 recebe 19.5v, mas os pinos 8 e 18 estão com 0v.

A bios também não está recebendo nenhuma tensão, creio que deveria ter 1.8v no pino 8.

Além disso não sei mais onde prosseguir....

Aguardo ajuda dos colegas.

Esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Esse acer está somente com led, não sobe vídeo...

Na entrada, aparentemente onde deveria ter os 19v está tendo.

Porém não possui 3.3v nem 5v nas bobinas, no PU4503, onde as bobinas estão ligadas, o pino 12 recebe 19.5v, mas os pinos 8 e 18 estão com 0v.

A bios também não está recebendo nenhuma tensão, creio que deveria ter 1.8v no pino 8.

Além disso não sei mais onde prosseguir....

Aguardo ajuda dos colegas.

Esquema:

amigo dei uma olhada no esquema e verifiquei, faça uma analise da linha conforme a pg 44 no esquema e segue a linha lá vc vai encontrar as tensões.

na Pg 45 temos o pino 12 que recebe VIN, mas tem que ter a presença de EN1, EN2, ai vai habilitar os DRVH1, DRVH2 ,DRVL1, DRVL2, que vão habilitar os Gates DAS FONTES OK,

verifica e ´posta os resultados

Link para o comentário

, exatamente, é esses EN1 e EN2 que estão faltando, não consegui identificar quem gera eles, é o próprio PU4503? ou eles vem de outro lugar?

Um pouco acima na mesma página 45, tem uma referencia que mostra eles recebendo do 3V_5V_EN, ai já não consegui mais identificar e entender....

, não é questão de memória pois a placa está sem as tensões primárias.

Link para o comentário

Amigo, verifica os pino deste regulador PU4503, P12/Vin, P14 V01, este tem que ter as tensões da linha DC e 5V no P14, este regulador qdo esta funcionando ok, ele habilita as fontes 3d3v, 5v, e alimenta outros circuitos, como Pgood, e um circuito dual chanel.ok verifica as tensões e posta os resultados, possa ser que ele esteja com defeito, mas antes de trocar temos que saber se funciona.

Link para o comentário

, então, segue todas as tensões:

P1 = 1.0V

P5 = 0.7V

P9 = 4.7V

P12 = 19.5v

P13 = 1.8V

P17 = 2.2V

P20 = 2.9V

O restante tudo com 0v. Pelo que percebi tá muito estranho esses valores ai, parece realmente que ele é o defeituoso da vez.....

Link para o comentário

verifica se o PU4504 3v, PU4507 5v entra no DRENO dcbatout com o DC power conectado, a função deve chegar 19v deles e receber este sinal, envia para o Ci regulador, se o Ci estiver ok, ele libera as tensão no Gate do 4504,4507,DRIVERH mas para que o CI esteja habilitado tem que ter as tensões no EN1, EN2 tem que ter 3v e 5v, nos pino 14 5v, veja as tensões 3.3v e 5v presente.

Faz assim verificas essa tensões, caso tenha troque o Ci regulador, mas antes faça um teste nos mosfets de alta e baixa, para ver se esta bom. lembrando que não remova os mosfetes de alta e ligue a placa, assim pode causar curto em todo circuito.

Link para o comentário

.. como a placa não tem as tensões primarias se no titulo diz "liga os led mais não sobe video" que magica é essa? afinal essa placa liga os led ou esta morta ?
Link para o comentário

.. como a placa não tem as tensões primarias se no titulo diz "liga os led mais não sobe video" que magica é essa? afinal essa placa liga os led ou esta morta ?

Amigo, no momento não estou com o esquema desse Acer, mas se não falha a minha memoria ele, tem um CI TPS 51225, e um regulador responsável e importante para que a placa tenha tensão e sinal de power ok, e bom sempre darmos uma analisada nestes Ci's ok qualquer duvida estamos pra ajudar.Lembrando que ao identificarmos uma placa morta e sem sinal algum.

Link para o comentário

Depois de uns dias voltamos a essa placa.... alterei o título, pois agora não está mais com led.

verifica se o PU4504 3v, PU4507 5v entra no DRENO dcbatout com o DC power conectado, a função deve chegar 19v deles e receber este sinal, envia para o Ci regulador, se o Ci estiver ok, ele libera as tensão no Gate do 4504,4507,DRIVERH mas para que o CI esteja habilitado tem que ter as tensões no EN1, EN2 tem que ter 3v e 5v, nos pino 14 5v, veja as tensões 3.3v e 5v presente.

Faz assim verificas essa tensões, caso tenha troque o Ci regulador, mas antes faça um teste nos mosfets de alta e baixa, para ver se esta bom. lembrando que não remova os mosfetes de alta e ligue a placa, assim pode causar curto em todo circuito.

Sim, recebe 19v no dreno do PU4504 E PU4507, porém é só isso. O gate deles está zerado, assim como EN1 e EN2 do PU4503.

Percebi agora que esse regulador PU4503 está esquentando, anteriormente não percebi isso, realmente não sei se já estava esquentando ou não havia percebido.

Estou pensando seriamente em trocar esse cara pra ver, não tenho disponível, vou comprar no ML e quando chegar trocar pra ver no que dá.... concorda comigo

?

Link para o comentário

Depois de uns dias voltamos a essa placa.... alterei o título, pois agora não está mais com led.

Sim, recebe 19v no dreno do PU4504 E PU4507, porém é só isso. O gate deles está zerado, assim como EN1 e EN2 do PU4503.

Percebi agora que esse regulador PU4503 está esquentando, anteriormente não percebi isso, realmente não sei se já estava esquentando ou não havia percebido.

Estou pensando seriamente em trocar esse cara pra ver, não tenho disponível, vou comprar no ML e quando chegar trocar pra ver no que dá.... concorda comigo

?

Amigo, se esta esquentando fora do normal, e possível, mas antes de trocar verifica os componentes a volta, só pra ter certeza. posta os resultados ok

Link para o comentário

, num teste rápido, coloquei o multimetro em continuidade e comecei a testar os capacitores em volta, quase todos dão um bipe curto e quando inverte as pontas não faz nada, mas teve o PC4526 que bipa continuamente nos dois lados, será que esse cara está com defeito também ou só ele??

, lvds?

Link para o comentário

,  Se os teste no componentes foi ok, faca a troca do Ci. e poste os resultados. ok

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Salve salve, depois de muito tempo vou devolver essa maquina sem conserto, percebi que o SIO não está enviando o sinal para o PWM ativar as tensões primárias. Não encontrei outro SIO para troca nem nas sucatas nem novo, somente na china e não posso mais esperar por esse componente.

Se futuramente voltar a mexer na maquina e tiver sucesso aviso aqui.

Abraço a todos.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...