Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testador de Mosfets para Qualquer Encapsulamento

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Senhores,

Trago aqui um projeto idealizado pelo Prof. Paulo Brites em

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, que propõe a criação de um testador de Mosfets. Quem já possui experiência com este tipo de componente até deve estar pensando: "Qual é a vantagem de se montar um testador de Mosfets?". A resposta é simples: "Agilidade!". Em reparos de placas-mãe de Desktops, por exemplo, não é raro encontrar 20 ou 30 mosfets que eventualmente precisam ser testados. Já em placas-mãe de notebooks, além da grande quantidade, o encapsulamento não ajuda. Terminais muito justapostos e pequenos dificultam o teste e o técnico acaba ficando na dúvida.

Aproveitei a deixa para adaptar o projeto original e colocar na placa pontos de teste para SMD´s com praticamente todos os encapsulamentos de mosfets. O teste é simples: o técnico simplesmente pressiona o mosfet com a pinça na área da placa onde se encontram as ilhas do respectivo encapsulamento e, caso esteja bom, o led vermelho para canal N ou o verde para canal P começa a piscar indicando o tipo do componente. Para testar basta pressionar a chave de teste e ambos os leds piscam alternadamente em caso de componente ok. Caso isto não aconteça o componente estará obviamente avariado. Abaixo segue o projeto da placa e os passos que segui para construí-la. Forte abraço e sucesso!

FullSizeRender_1.jpg.39e0cfbe812dbae22d9eec144c4adec1.jpg

FullSizeRender.jpg.080702235cc1ec1296a9eb959ec38708.jpg

IMG_1157.jpg.b3e50a00813b3329bd73d46854a16f05.jpg

FullSizeRender_2.jpg.3dc0134f200cc9e3e842b1fdc1ce4cb3.jpg

IMG_1190.jpg.32a9c62a49b0fb6649b6247293422879.jpg

IMG_1191.jpg.b7738246b942d3bac6b90414c5c53a41.jpg

• Joinha 5
  • Legal 1
Postado

, excelente projeto! Já levou meu joinha! Tem como postar o arquivo da pcb e o esquema?

Eu não costumo tirar mosfet de placa para testar mas um projeto destes é uma mão na roda para testar os fets que a gente compra e os que a gente retira das sucatas para estocar. :)

Postado

Seguem imagens da placa e o esquema. Essa foi a primeira placa que fiz usando processo UV. Não tá grande coisa mas da pra ter uma noção da qualidade que se pode obter, inclusive com a inclusão de máscaras de solda.

Forte abraço e obrigado pelos joinhas... kkkk.

Testador_de_Mosfets.jpg.7b0d09fd2f2d61c542cb92c01df24f30.jpg

placa_1.jpg.f501a557f4febc5ddee16d677ea3e53a.jpg

placa_2.jpg.3530546961602d81806c751d11542361.jpg

Postado

Observem que eu coloquei um borne para conectar um cabo de alimentação de drives antigos de disquete cujo conector serve perfeitamente para testar mosfets THT. Como a placa usa componentes THT e SMD eu resolvi soldar tudo de um lado só pra simplificar o projeto.

Abraço.

IMG_1197.jpg.01cd4b0f45028ec626e4ec6e7133fb9d.jpg

• Joinha 2
Postado

@Barcelos32 ola meu caro, estava mesmo pensando estes dias em fazer uma plaquinha pra facilitar o teste dos mosfets no meu testador, comprei já a um bom tempo um destes:

Como ele já tem um soquete seria muito interessante para mim e para todos que tem um destes ter uma plaquinha como essa sua com os vários encapsulamentos disponíveis para teste mas com um adaptador de seis pinos( três para o teste e três abaixo sem ligação só para dar firmeza) para encaixar nele. Seu projeto me parece muito bom, teria como disponibilizar ele pra gente pra podermos alterar o que precisa?

Postado

Boa Tarde! Claro que tem como disponibilizar os arquivos. Infelizmente o EletronicaBR não me permite enviar anexos com as extensões do DIPTrace. Se quiser mandar seu email eu posso enviar por lá. Só espero que nenhum moderador venha me acusar de tentar trocar o projeto por joinhas.... kkkk.

Forte Abraço.

Postado

Caro colega @Neofln,

note que coloquei um soquete de 3 terminais na placa. Você pode simplesmente ligar fios neste soquete e inseri-los no soquete do seu testador. Vai funcionar tranquilamente. Percebi que pequenas fugas não são identificadas por este projeto. Só mesmo com um bom analógico pra saber com 100% de certeza se o mosfet está ok. To usando bastante mas quando tenho uma dúvida confiro no analógico. Espero sinceramente que tenha ajudado de alguma forma.

Abraço.

Postado

, como proceder para resolver está situação? Não desejamos de modo algum violar qualquer regra do fórum, bem me conheces e sabes disso, ele poderia postar um link do mega? ou coisa do gênero?

@Barcelos32, se não for muito abuso pedir isso, você poderia já fazer as modificações e disponibilizar como fez com o outro ;D ( PS: eu sei que é muito abuso uhauhae). Mas dessa maneira não teríamos que achar um outro caminho para isso, e de quebra já ficaria disponível para todos do fórum, se quiser pode até abrir um novo tópico de dica com esse conteúdo.

Postado

Rapadura é doce mas não é mole meu amigo

! O DipTrace é facinho de mexer. Existem bons tutoriais no Youtube. Só fica ligado porque ele tende a fazer tudo em dupla face e é preciso muita habilidade pra fazer uma placa artesanal em dupla face. Tem uns macetes e exige treino. Mas tem como fazer em face simples desde que você roteie na mão ou permita jumpers no autoroute.

Boa Sorte!!! kkkkk....

Postado

Rapadura é doce mas não é mole meu amigo

! O DipTrace é facinho de mexer. Existem bons tutoriais no Youtube. Só fica ligado porque ele tende a fazer tudo em dupla face e é preciso muita habilidade pra fazer uma placa artesanal em dupla face. Tem uns macetes e exige treino. Mas tem como fazer em face simples desde que você roteie na mão ou permita jumpers no autoroute.

Boa Sorte!!! kkkkk....

God dammit!!!! Isso é para me assustar? kkkkkkk

É isso que  são aquelas bolinhas de solda na sua placa? Perto dos pads dos mosfets? Tem jumper passando ali por trás?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...