Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte C3 Tech R350 WT7520 / Valor Termistor / Fonte desligando

Avalie este tópico:

Rhuan

Posts em destaque

Tenho um termistor aqui mas não sei que valor ele tem. Ele é o: msr 15d005. Alguém poderia me ajudar?

Vou colocar a solução aqui para ajudar:

"Consegui encontrar o defeito. Era o diodo FR104 ligado ao transistor pnp 2907a (Q7). Esse diodo alimenta com tensão negativa esse transistor, e essa tensão negativa estava variando muito. Ao retirar da placa toda vez que eu fazia o teste no multímetro acusava uma leitura diferente (variando) era só tirar a ponta de prova e colocar novamente que dava uma leitura diferente. Cheguei a achar que era meu multímetro, mas peguei esse diodo de uma sucata e a leitura era sempre a mesma. Substitui e está funcionando novamente."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja a ficha abaixo obtida no seguinte link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

MSR15D005.jpg.3dd278d4f445bc0bf3b9c54367e85565.jpg

Link para o comentário

O termistor está em uma fonte atx C3 Tech 350. A fonte está desligando conectada ao computador, e só liga depois de desligar a alimentação e esperar alguns segundos.

Essa fonte estava com a chave 110/220v travada, descobri depois de testar ela em rede 110v com chave na posição 110v e tinha 11.84v na saída de 12v, Quando mudei a chave para 220v, em rede de 110v, ela ficou também com 11.84v em 12v. Troquei por outra usada que tinha aqui e em posição 220v na rede 110v agora ta com 11.56v e na rede 110v e chave em 110v está com 11.84v em 12v (não sei se essa 2º chave também está com problema causando o desligamento da fonte)

Obs. depois de trocar a chave a fonte funcionou uns 3 a 4 dias sem desligar, em pouco uso ou exigindo dela.

Ja troquei os capacitores de entrada, saída, refiz ás soldas.

Voltagens conectadas ao computador:

Fio roxo: 5.11v

Fio cinza: 5.05v

Fio vermelho: 5.04v

Fio laranja: 3.30v

Fio Azul: -11.18v

Fio amarelo: 11.81v

Vou fazer novamente o teste do termistor e logo posto os resultados.

Link para o comentário

faz o seguinte, coloca dois fios nos terminais do thermistor e usa a fonte com um meter monitorando pra ver se da queda de tensão muito alta, ai quando desligar vc vai saber se perdeu muita tensão lá ou não, mas acho que é mais fulga nos diodos do secundario, acontece muito isso do jeito que vc falou mesmo...
Link para o comentário

sim esses mesmo, legal se vc tiver outro pra teste, eles costumam dar fuga e não para de uma vez ai fica nessa lenga lenga de hora parar hora funcionar +-, c tiver outros pra teste recomendo e outra coisa ele tem um valor de fuga que é normal só que não lembro qual é...  ai ve se estão os dois diodos do mesmo encapsulamento mais ou menos balanceados se não pode ser ele... olha um exemplo de como eles são

Link para o comentário

Retirei os diodos da placa. São os seguintes:

São 3 MBR3045CT

Em escala de diodo e ponta preta no meio, e a vermelha nas pontas:

1 - 171 diodo 3.3v

2 - 156 diodo 5.0v

3 - 153 diodo 5.0v

Em escala 2000K entre as pontas

1 - 50 diodo 3.3v

2 - 35 diodo 5.0v

3 - 31 diodo 5.0v

E tem um maior, o STPS3045CWC

Em escala de diodo e ponta preta no meio, e a vermelha nas pontas:

4 - 186 diodo 12v

Em escala 2000K entre as pontas

4 - 119 diodo 12v

OBS::: Em escala de diodo se colocar a ponta vermelha no meio e a preta nas pontas, não mede nada.

Qual deles que está ruim? Fiz as medições certas?

Link para o comentário

Isso, 3 trafos verdes e o wT7520.

Só lembrando que as leituras dos diodos foi realizada com o multímetro digital.

Essa fonte é meio nojentinha mesmo. Ela parece ter sido projetada para fornecer mais corrente na saída de 5v do que na 12, e dependendo do pc onde é colocada, acaba se desligando porque a saída de 5v sobe demais, ou a de 12 fica muito baixa. Algumas eu resolvo fazendo uma cirurgia na bobina toroidal: tirando uma espira do enrolamento  responsável pela saída de 12v. Isso faz os 12v subirem um pouco.

Outra coisa que acontece é ela só dar um pulso e desligar quando é acionada. Dá pra resolver aumentando o tempo do soft start. Veja no datasheet do wt7520, tem um pino nomeado "ss", onde tem um capacitor ao terra. Aumentando o capacitor aumenta o tempo do soft start.

Mais um defeito que já vi acontecer nela - mas parece que não é o caso da sua - é falha no regulador de 3v3. Os componentes principais são um tl431 e um transistor pnp.

Ah, o opto que ela tem é da fonte stand-by. Se tivesse algum problema nele não teria os 5v no fio roxo.

Link para o comentário

A possibilidade de alterar a bobina está descartada. A linha de 12v sempre esteve trabalhando em torno dessa voltagem e sempre funcionou  :)

Um detalhe me chama a atenção, a fonte costuma desarmar com mais frequência assim que oscila a rede de energia.

Notei também que não troquei os capacitores que estão entre os trafos, podem ser eles?

Desculpem a quantidade de perguntas, estou tentando aprender eletrônica.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

, Caro boa tarde,

Como continua com problema em sua fonte, modifique seu prefixo para Em Análise e acrescente em seu tópico o novo defeito.

Ex:Modelo da fonte/Valor Termistor/Fonte desligando

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...