Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung NP300E5C - Scala3-15/17CRV - Algo Explodiu durante soldadura do BQ735

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola a todos,

Tenho aqui um Samsung NP300E5C - Scala3-15/17CRV e quando estava a soldar o BQ735 ouvi um barulho de algo a rebentar na placa

Após uma inspecção da placa chego a conclusão que não tenho informação nenhuma sobre o que rebentou por isso estou a pedir ajuda aqui.

Imagem antes e depois de soldar:

IMG_20160909_133839802.jpg

IMG_0511.jpg

Perto do local apenas encontrei uma Resistencia / diodo danificado mas nao me parece ter explodido

20161104165306.jpg

Tambem encontrei um Condensador que nao reage ao teste de condutibilidade do meu multimetro

20161104184013.jpg

Obrigado

Postado

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é mesmo, mesmo gravando em video não aparece nada ,em video, so tenho mesmo o som de algo a rebentar.

Estava a soldar com ar quente a 280/290 Cº.

Olá   obrigado pela dica vou encomendar, depois dou feedback  neste post.

Olá ja medi de alguns o que pareceu mais fora do normal foi o da ultima foto "C10" é o único que o meu multímetro não consegue medir  eu encosto as agulhas no condensador e o multímetro não faz o que normalmente faz com os capacitares. Dar sinal de curto por um instante e depois a resistência começa a subir

Obrigado pela rápida resposta

vou por em prova as dicas e depois posto aqui o feedback

Postado

Ola,

Esta é uma resposta de actualização deste tópico.

De acordo com o datasheet do BQ24735 (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) aquele é o pin 5  que no diagrama da placa é o R559 e se medir a resistência (sem remover da placa), mede 18.9K a 19.9K no diagrama diz 20K

20161104165306.jpg

Medi tudo a volta do BQ24735 fazendo o teste de condutibilidade e o multímetro so apita no pin 12 e 13 mas penso que é por ter a R23 de 0.01 Ohms

SemTtulo.png

Seguindo o diagrama so encontro o C607 nao sei onde se encontra o C608

No entanto revi as temperaturas de soldadura e normalmente a temperatura de soldadura é de 260Cº e eu estava a soldar a 280/290Cº ou seja por exclusão de partes o que pode ter rebentado é mesmo o BQ24735 que eu estava a soldar.

Faz sentido?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...